Suspensão integral até 2500€

#1
Olá a todos. Acabo de mergulhar num caos de milhões de modelos e a ficar desorientado.
O meu desejo parecia-me simples a partida: juntei 2500€ para fazer um upgrade à minha atual BTWIN 900 27,5''(decathlon). Mas, agora, nem sei por onde começar... é taaaaanta coisa para ver, que estou perdido.

O que eu "acho" que quero:

1. suspensão atrás (tenho um problema de costas e todos me recomendam mudar p integral) - mas a verdade é que é tudo mais caro e mais pesado :(

2. relação de caixa que dê alguma velocidade (atualmente tenho prato 32, com 11-42, roda 27,5, e ando quase sempre na mais pesada, faz-me muita falta ter mais) - (julgo que 36 x 10 num roda 29 em vez de 27,5, resolveria, mas percebi que não é assim tão fácil conseguir garantir que cabe um prato 36 à frente)

3. utilização principal é viagem em off road para Santiago ou travessias do género (off road, com muitos tipos de piso diferentes, e tb alguma estrada; tem de ser fácil levar alguma carga de viagem) - e, claro, muitos treinos na montanha e muitas idas para o escritório para preparar as pernas para essas aventuras

4. peso (a minha bici atual - uma BTwin 900 da decatlhon só pesa 11,5kg, tenho algum receio de mudar para uma muito mais pesada)

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Para já recomendaram-me um destes 3:
TREK FUEL EX 5 - https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/...-de-montanha-trail/fuel-ex/fuel-ex-5/p/29459/
SCOTT SPARK 970 - https://bikezone.pt/pt/-xc-maratona/12956-scott-spark-970-2021.html
GIANT ANTHEM 29 1 - https://www.giant-bicycles.com/pt/anthem-29-1-2021

Recomendam algum? Faltam-me modelos/marcas importantes na lista que deveria considerar?
Algum comentário adicional que me possa ajudar a decidir e começar a reduzir número de opções?
Mui
 

edununo

Well-Known Member
#2
Para já só vou falar no tamanho do prato.
32/11 numa 27.5 é curto. Mas 32/10 numa 27.5 já equivale a 35/11.
32/10 numa 29 já equivale a +- 37/11 na tua actual.
Numa 29 dificilmente precisas de mais que 34 dentes se tiveres uma cassete a começar em 10.
 
#3
Para já só vou falar no tamanho do prato.
32/11 numa 27.5 é curto. Mas 32/10 numa 27.5 já equivale a 35/11.
32/10 numa 29 já equivale a +- 37/11 na tua actual.
Numa 29 dificilmente precisas de mais que 34 dentes se tiveres uma cassete a começar em 10.
Essa já é uma ótima dica. Mesmo importante! Já valeu. Mostraram-me a SCOOT (roda 29) com 11-50 (nao começa em 10), prato 32 que pode ir até 34... fiquei desconfiado. Com o que dizes, estou mais tranquilo, mas ainda assim bem bem seria prato 34, 10-50... :rolleyes:
 
#5
Preços e pesos que consegui apurar (info não 100% fiável)
TREK FUEL EX 5 - 2300€ | 13,7 kg
SCOTT SPARK 970 - 2100€ | 14,8 kg (com câmaras ar)
GIANT ANTHEM 29 1 - 2650€ | 12,2 kg
 
#7
Parece-me que são tudo bicicletas de enduro, parece-me uma que eu gosto bastante e anda abaixo desse valor é a giant reing, mas isso é o meu gosto pessoal.
o que é uma bicicleta "enduro"? (eu julgava que estas eram modelos XC ou Trail - é a mesma coisa?! são tantas denominações... confesso que é confuso para quem não percebe nada)
para mim é importante poder fazer aventuras de 400 ou 500km, de forma confortável, com muitas horas de selim, onde ando 80-100km por dia em off road (e também às vezes em estrada), e com carga de viagem.
 
#8
Andei recentemente à procura e acabei por fazer negócio com uma Orbea Occam H20. É um modelo que também aconselho, embora talvez seja necessário subir um pouco o valor (a alternativa é a H30)
A Trek Fuel EX5 parece-me uma boa opção, mas o peso é 15,5 kg (está no site) e dependendo do tamanho, podes só conseguir para 2022. As outras não conheço.
Se não é para fazer trilhos, mas mais grandes viagens, talvez uma suspensão total de XC sirva e sempre são mais leves. Por ex.: Orbea Oiz H30 ou Trek Top Fuel 7.

Julgo que para grandes viagens e com pisos diversos (estradões, empedrado, etc.) a suspensão total é o ideal, mas já experimentei uma semirrígida com pneus largos de 2,8" (27,5 x 2,8") e era muito confortável, mesmo em terreno bastante irregular.