Nem a Axon nem a XCR, mesmo que com eixo de 15mm, são recomendadas para 4X. O que não quer dizer que não aguentem o tratamento... apenas que não é a vocação natural delas. Como disse o Tabanez:
Tabanez said:
... na perna direira está la uma cena a dizer "Use only for: cross country / all mountain".
...
Sendo o Roger um piloto relativamente leve e as pistas de 4X do WC20094X bastante parecidas com as de bmx não houve problemas. Mas há pistas de 4X que mais parecem mini pistas de DH com drops, calhaus e secções de dirt pelo meio. Nestas últimas a Axon não seria a opção mais indicada. Tal como uma suspensão de 150mm e 2Kg e tal de peso não seria a mais indicada para as pistas de 4X que se assemelham às de BMX
Basta ver que é a suspenção mais leve da Suntour para se perceber que foi pensada para XC.
Almeida7:
A xcr nova já sai um pouco do orçamento. Para além disso o maior problema dessa XCT(apesar de ser pior que a XCR) é, muito provavelmente ter molas duras demais... E molas mais brandas são caras e difíceis de arranjar. Se fosse comigo, com esse orçamento, comprava uma xcr usada (as molas de origem são relativamente brandas) barata e fazia-lhe uma revisão caseira :arrow:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,34467.0.html
Convinha era que fosse uma versão da xcr com cartucho hidráulico(DA, RL ou LO), senão mais vale ficar com a xct. É possível arranjá-las baratas(talvez menos de 40 eur em bom estado)
Se orçamento esticar :arrow: epicon, ou outra dentro desse preço com funcionamento a ar. O facto de ser a ar permite evitar a eventual chatice de a mola ser muito dura ou muito mole, baixa o peso e permite uma maior ajustabilidade. Entre gastar 100eur numa XCR ou 150 numa epicon, nem é preciso pensar duas vezes.