Suspensão demasiado rija

Tabanez

New Member
Boas.
Tive uma SR Suntour XCM e posso dizer que quando andava de bike em dias chuvosos era para esquecer o funcionamento, mas em tempo relativamente seco ela funcionava bem, mas há uns tempos para cá comprei uma SR Suntour Axon de 2008 nova, e não tenho tido razões grandes razões de queixa, só tirando um precalço que ela teve, que foi o lock out e o rebound deixaram de funcionar mas a resolução até foi nada de especial. Penso que compensa mais comprar uma Axon em vêz de uma Tora pelo facto de se ganhar em peso, poupa-se mais dinheiro, e o funcionamente é melhor(isto é só a minha opinião). A Axon com as revisões feitas nos momentos oportunos raramente dá razões para queixas.
 

Tabanez

New Member
Não é bem assim. :wink:
Se não é a muito indicada para XC, então porque é que há riders que correm com ela no campeonato do mundo de XC, e vem montada em BH's para cross country?
Também dá para 4x mas onde ela mostra mais a "essência" é no Cross Country. E mais, lá na perna direira está la uma cena a dizer "Use only for: cross country / all mountain".

:cheers:
 

Kamoes

Active Member
a axon nao é para xc? A sid tambem anda a fazer 4x e nao foi pensada para isso! a axon é a suspensao deles para xc! e éuma bela suspensao!
 

MRocha

New Member
A Axon com eixo de 15mm foi usada em provas de 4X por Roger Rinderknecht, patrocinado pela Suntour. Ficou em 4º lugar na WC4X.
É lógico que a versão de 15mm é mais resistente que a normal. Mas o atleta apenas usa a Axon porque é patrocinado e tem mecânicos que a mantêm em perfeitas condições. Caso a suspensão comece a ter o mínimo problema tem logo uma nova. Em 2010 parece que vai usar uma versão com 60mm de curso. É lógico supor que a suspensão usada por este atleta não é de série. Pode até ter baínhas reforçadas ou a parte hidráulica modificada, por exemplo.
http://www.srsuntour-cycling.com/SID=sid18b88a578ab60833f341bb356a079/index.php?screen=ne.detail&pid=460&type=news

A Axon é recomendada para XC e AM, não para 4x.
 

MRocha

New Member
Nem a Axon nem a XCR, mesmo que com eixo de 15mm, são recomendadas para 4X. O que não quer dizer que não aguentem o tratamento... apenas que não é a vocação natural delas. Como disse o Tabanez:
Tabanez said:
... na perna direira está la uma cena a dizer "Use only for: cross country / all mountain".

...
Sendo o Roger um piloto relativamente leve e as pistas de 4X do WC20094X bastante parecidas com as de bmx não houve problemas. Mas há pistas de 4X que mais parecem mini pistas de DH com drops, calhaus e secções de dirt pelo meio. Nestas últimas a Axon não seria a opção mais indicada. Tal como uma suspensão de 150mm e 2Kg e tal de peso não seria a mais indicada para as pistas de 4X que se assemelham às de BMX

Basta ver que é a suspenção mais leve da Suntour para se perceber que foi pensada para XC.

Almeida7:
A xcr nova já sai um pouco do orçamento. Para além disso o maior problema dessa XCT(apesar de ser pior que a XCR) é, muito provavelmente ter molas duras demais... E molas mais brandas são caras e difíceis de arranjar. Se fosse comigo, com esse orçamento, comprava uma xcr usada (as molas de origem são relativamente brandas) barata e fazia-lhe uma revisão caseira :arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,34467.0.html
Convinha era que fosse uma versão da xcr com cartucho hidráulico(DA, RL ou LO), senão mais vale ficar com a xct. É possível arranjá-las baratas(talvez menos de 40 eur em bom estado)

Se orçamento esticar :arrow: epicon, ou outra dentro desse preço com funcionamento a ar. O facto de ser a ar permite evitar a eventual chatice de a mola ser muito dura ou muito mole, baixa o peso e permite uma maior ajustabilidade. Entre gastar 100eur numa XCR ou 150 numa epicon, nem é preciso pensar duas vezes.
 
Top