Suspenção total low cost

Baba

Member
Boa tarde

Já à uns tempos que andava para experimentar uma suspensão total e agora resolvi virar-me para o mercado em 2ª mão e adquiri um quadro rockrider 9.1 e uma epicon x2 em 2ª mão.
Agora, e enquanto espero pelo material que deve chegar entre a semana que vem e a outra começam-me a assombrar as dúvidas.
Ponto nº1, ajustar a epicon para 120 ou 140mm, qual será a melhor opção? Sei que aquele quadro vinha com uma suspensão de 120, mas o 9.2 vinha com uma de 130, pelo que os 140 não deverão ser problemáticos para o quadro, valerá a pena ou é melhor manter os 120?
Ponto nº2, o restante material irá migrar da minha bicicleta pelo que o 3x9 é para manter, mas estou na dúvida quanto ao guiador e avanço. Tenho neste momento um avanço de 90mm e guiador de 640 low rise, a minha dúvida prende-se com um avanço de 60 e um guiador de 640, também low rise, novamente, vantagens e desvantagens, considerando a alteração de ht para suspensão total.
Opiniões são bem vindas

Obrigado

Fernando
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Antes de mais, acho que fizeste uma boa compra.

Procura montagens com os 140, e vê o feedback.
Atenção que o curso não define a altura da frente. Tens suspensões de 140 que tem tanto comprimento como algumas de 130 ou 150.

Quanto ao avanço e guiador, é mesmo uma escolha pessoal. Experimenta e tiras as tua ilações.
Um avanço curto e guiador mais largo vão dar-te maior controlo nas descidas, enquanto que o oposto permite um melhor ataque das subidas.
Tenta encontrar o ponto que mais se ajusta às tuas voltas.
Para mim, optaria por um avanço curto (50/60/70) e guiador mais largo (690 a 740).
 

Baba

Member
Obrigado.
Eu mencionei 640 mas foi por lapso, a ideia seria, se optar pelo avanço de 60, alterar o guiador de 640 para um de 680
 

Baba

Member
Só para dar aqui uma ideia de como irá ficar a dita cuja :)
Quadro - Rockrider 9.1 XL 2009 Vermelho
Amortecedor - xfusion
Suspenção - Epicon X2
Travões - R1 RC Tune
Transmissão xt 3x9 com shifters sram Atack
Rodas RCZ Race XC
Pneus - Frente Rocket Ron 2.1, Atrás Larsen TT 2.0
Guiador - Hylix Low rise 640mm
Avanço - UNO 90mm
Selim - Essax
Espigão de selim - de origem da rockrider (para trocar)
Pedais Xpeedo.

O espigão de selim será para trocar por um carbonico chinês 27,2 mais o respectivo adaptador
Aperto das rodas e do espigão do selim, por enquanto serão usados uns que tenho para lá mas serão também posteriormente para trocar por uns mais leves também oriundos da terra do sol nascente.

Não sendo uma prioridade mas estou a apontar o peso para qualquer coisa entre os 12kg e os 12,5kg

E entretanto ontem fui dar uma voltinha a sintra e só pensava nas diferenças que vou sentir ao passar para suspensão total.
 

SeteGu

Active Member
Eu tentava arranjar um amortecedor diferente... não sei como é esse (nunca experimentei) mas julgo ser de gama bastante baixa. Um Rockshox Monarch com bloqueio talvez já fosse melhorzinho...

Esse, pelo menos, tem bloqueio?
 

Baba

Member
Boas tardes
Este acho que não tem bloqueio, e isso seria uma mais valia, mas não queria já estar a pensar em substituir sem pelo menos experimentar antes. Dos rockshock não tenho ideia de valores, mas estive a ver os epicon e arranjam-se dentro dos 100€, e considerando que este é um projeto lowcost, não queria estar a colocar material muito caro, se bem que se realmente achar que o amortecedor tem mesmo que ser substituido poderei sempre dar uma vista de olhos no mercado em 2ª mão.
 

SeteGu

Active Member
Sim... eu compreendo o conceito low-cost. Mas os componentes não vão ser comprados à parte?

Por exemplo... numa bicicleta prefiro ter forqueta rígida a ter uma suspensão muito má. Na mesma lógica prefiro ter um quadro hardtail a ter um amortecedor muito mau. É apenas nessa lógica.

E como disse nem sei se o amortecedor é mau ou não... nunca o experimentei... mas, pessoalmente, evitaria comprar um sem bloqueio.
 

Baba

Member
O amortecedor vem com o quadro, era o que equipava bicicleta, pelo review da mesma não será muito mau, e pelo menos já é a ar. Os restantes componentes vão migrar da minha bicicleta, excepção feita à suspensão que será uma epicon x2 que está com curso de 100 mas vai ser alterada para 120, isto porque a suspensão que tenho na minha, uma axon, não dá para alterar o curso para 120, apenas faz 80 ou 100. De resto apenas o espigão do selim que tenho na minha é que não vai dar para montar porque a rockrider tem uma medida esquisita de 29,8mm, e aí vai acontecer o mesmo que na fininha que tenho da decatlon, espigão 27,2 com o respectivo redutor.
Agora se não me sentir satisfeito com o amortecedor mudar será sempre uma hipotese, mas antes disso tenho que experimentar e brincar um bocado com as pressões de ar, até porque nunca tive uma suspensão total e não tenho neste momento nenhum ponto de comparação.
 

Miguel79

New Member
Amigo cuidado com o espigão do selim da terra do sol nascente como dizes,ainda hà coisa de 1 mês um amigo meu não se aleijou a sério por acaso com um espigão desses,aquilo partiu-se assim do nada e ninguém me contou,eu vi com os meus olhos e era novinha,nem uma volta ele tinha feito com ele.
Quanto à bike fico à espera do resultado final,já que é uma bike que gosto bastante! ;)
Abraço.
 

Baba

Member
Por acaso tenho espigão de selim da hylix quer na fininha quer na de BTT e até agora não tive qualquer azar, mas acredito que possa acontecer, se bem que, pelo menos na teoria esses incidentes terão menos tendência a acontecer num espigão mais fino como o 27,2. É que já não me vejo a usar espigão de alumínio e os de carbono de marca são carotes.
 

Baba

Member
Hoje já fui buscar o quadro aos correios, parece estar em bom estado, apenas algumas marcas normais de uso.
Logo ver se já coloco fotos.
Entretanto aproveitar que o quadro está desmontado para lhe dar uma limpeza completa e lubrificar o que há a lubrificar e começar a preparar tudo para o "transplante" do material da minha "Zulmira" para esta.
 

Baba

Member
Sim, a Epicon. Diga-se de passagem que muito mal tratada pela transportadora, nota-se que andou a raspar, inclusive perdeu tinta no arco superior. Também podia ter sido melhor embrulhada pelo vendedor....
Mas desde que os danos sejam apenas estéticos não é muito problemático.
A ver se no fim de semana começo a montar tudo.
Eventualmente terei de mudar o desviador frontal, o meu é top swing, e do que estive a ver este quadro usa down swing, mas primeiro vou experimentar montar a ver se dá ou não, e se não der logo mando vir um xt down swing.
 

Baba

Member
Umas primeiras imagens só do quadro e suspensão




Guiador, avanço e selim só lá estão para dar uma ideia mais completa da imagem mas não vão ser os utilizados. Foi só mesmo para ter uma noção
Uma boa surpresa, afinal a epicon já estava com 12mm, ou seja não vou ter de a abrir para alterar curso, a não ser que me dê na cabeça alterar para 140
 

Baba

Member
Ora bem
Aqui segue uma imagem da 1ª montagem

Aqui está sem o desviador frontal, pois o que eu tenho não é compatível.
Mesmo assim está com um peso de 12.150kg, e isto com um espigão de 350g e os apertos das rodas de origem.
Sem grande esforço acho que fica sub 12, o que para uma suspensão total de aluminio tamanho XL de custos controlados não é nada mau.
 

Baba

Member
Acho que bem afinado para o peso é capaz de se evitar o bombear. Pelo menos eu coloquei a pressão adequada ao meu peso e só mesmo montadado na bicicleta é que o amortecedor mexia. Mas acabei de a montar ontem à 1 da manhã, não deu para ir estrear :)
 
Top