Suspa XC 30 a mola com 10k (nunca foi revisionada). E agora?

JARBAS83

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#1
Boas. A minha bike tem 10k kms e a suspa é o elo mais fraco. A bike é low-cost (custou 650€) e a suspa, uma XC30 a mola, obviamente, já não cumpre, pois nunca levou uma revisão. Liguei para a loja e dizem levam sempre 70-80€ para fazer uma revisão e se precisar dos casquilhos são + 20 paus, ou seja, 100€. Uma nova, falaram em 150 ou 180€, já não sei, por uma 30 tk ou sr suntour, penso que da mesma gama.

O que sugerem? Tentar arranjar alguma coisa usada? Será que se arranjará alguma coisa de Recon para cima com as minhas specs (29´, 1-1/8, 9mm) que valha a pena? É que no paralelo levo cada coça! Aquilo já só amortece pancadas fortes, e mal. Aquelas vibrações mais leves, eu apanho com aquilo tudo...numa prova então...ui ui.

Já vi que uma Recon nova fica À volta de 250€ e pesa sempre 2kg. Mas não queria gastar isso numa bike de entrada de gama. Também não me queria desfazer já da bike, até porque comprei k7 e correntes para substituir em breve...
 
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JARBAS83

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#5
Sim, já vi essa Reba na RCZ. Faltava tb saber se a montagem do disco seria compativel. O meu é centerlock e não sei o que quer dizer postmount...deduzo que seja a fixação do suporte de travão na jarra da suspa, para a frente ou para trás.

E na net não se arranja nada...tudo fraco e caro!!!
 

Pedro Barradas

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#6
isso não tem nada a ver... o CL/ IS é só para o tipo de rodas, não vais mudar as rodas.
postmount, é so pesquisares no google.. mas basicamente é o tipo de fixação do bombito do travão... leva um adaptador ou não consoante o diametro do disco...
 
#8
Olx.pt
Boas. A minha bike tem 10k kms e a suspa é o elo mais fraco. A bike é low-cost (custou 650€) e a suspa, uma XC30 a mola, obviamente, já não cumpre, pois nunca levou uma revisão. Liguei para a loja e dizem levam sempre 70-80€ para fazer uma revisão e se precisar dos casquilhos são + 20 paus, ou seja, 100€. Uma nova, falaram em 150 ou 180€, já não sei, por uma 30 tk ou sr suntour, penso que da mesma gama.

O que sugerem? Tentar arranjar alguma coisa usada? Será que se arranjará alguma coisa de Recon para cima com as minhas specs (29´, 1-1/8, 9mm) que valha a pena? É que no paralelo levo cada coça! Aquilo já só amortece pancadas fortes, e mal. Aquelas vibrações mais leves, eu apanho com aquilo tudo...numa prova então...ui ui.

Já vi que uma Recon nova fica À volta de 250€ e pesa sempre 2kg. Mas não queria gastar isso numa bike de entrada de gama. Também não me queria desfazer já da bike, até porque comprei k7 e correntes para substituir em breve...
Já agora qual é o uso que lhe dás??
Devias considerar fazer manutenção, mesmo que compres uma nova convém dar lhe uma olhadela e revisão por ano. No teu caso, eu antes de me desfazer dessa, aepsar do seu uso, abria e tentava perceber se dá para aguentar mais 10k km ou não.

Vai estando atento ao olx, contacta lojas de bikes da tua zona pode ser que tenhas sorte.
 

JARBAS83

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#9
Eu faço uma ou duas provas por ano do regional xcm da minha zona, na promoção, e, com a bike que tenho, o objectivo é apenas terminar (faço as meias de 45/50kms). Faço mais um ou outro passeio por ano e dou umas voltinhas quando posso, para alem de ir para o trabalho com ela, pelo monte :eek:.

O meu problema não é o guito, ou a falta dele. A questão é que a bike tem 4 anos/ 10k kms e no máximo, será para fazer outros tantos. Não queria estar a investir numa bike fraca, low-cost. A bike é esta...abri um tópico quando a comprei.

Talvez faça uma revisão à suspa, se se fizer por 50€ ou assim. Caso contrário, e tendo em conta o uso que leva, vai aguentar mais 10k kms assim e depois invisto numa bike a sério, onde aí sim, já não me vai custar gastar 100€ numa revisão de uma Fox, por exemplo. Agora revisionar uma XC30, e logo por 75€, aproximadamente...credo!!!!o_O
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#10
... pois a minha Cannondale também já está a precisar de uma revisão á lefty... deve fica por uns 100€... ainda por cima nunca levou nada... excepto alguns mimos meus, mas caramba é uma suspensão de 1500€....
Provas vai aí a umas 10x por ano... fora passeios maiores aos fim de semana e os treinos 2 a 3X durante a semana.... a caixa de direcção ainda é a original. também já anda com paliativos. tenho de substituir... os rolamentos do BB. vão -se mantendo...

Já viste se consegues fazer a revisão disso sozinho, não é nada de especial... compras os kits de retentor, o óleo e ves no youtube como é... ferramentas não me parece que necessites nada de especial.
 

JARBAS83

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#11
Pois, também já ponderei essa hipotese. Videos no youtube só vi um...em russo! Eu é que faço a manutenção À bike. Mas revisionar a suspa...up upa. Mas sim, vou ponderar isso. No meu tópico da bike, nesta página, já pedi opinioes sobre isso quase À dois anos...está lá o vídeo. A ver se me aventuro então eu a fazer isso. O meu maior medo é o óleo...como tirar mas acima de tudo como meter...
 

iMiguel

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#12
... pois a minha Cannondale também já está a precisar de uma revisão á lefty... deve fica por uns 100€... ainda por cima nunca levou nada... excepto alguns mimos meus, mas caramba é uma suspensão de 1500€....
Provas vai aí a umas 10x por ano... fora passeios maiores aos fim de semana e os treinos 2 a 3X durante a semana.... a caixa de direcção ainda é a original. também já anda com paliativos. tenho de substituir... os rolamentos do BB. vão -se mantendo...

Já viste se consegues fazer a revisão disso sozinho, não é nada de especial... compras os kits de retentor, o óleo e ves no youtube como é... ferramentas não me parece que necessites nada de especial.
Nao deixes passar muito a revisão da Lefty. A minha vai agora em Julho mas há 1 mês e pico levou com um reset.
 
#14
Pois, também já ponderei essa hipotese. Videos no youtube só vi um...em russo! Eu é que faço a manutenção À bike. Mas revisionar a suspa...up upa. Mas sim, vou ponderar isso. No meu tópico da bike, nesta página, já pedi opinioes sobre isso quase À dois anos...está lá o vídeo. A ver se me aventuro então eu a fazer isso. O meu maior medo é o óleo...como tirar mas acima de tudo como meter...
Jarbas na página da sram/rockshox tens os manuais para fazer a revisão, eu tenho uma reba bem de 2004 e fiz-lhe a revisão (limpeza, troca de óleo e lubrificação de bainhas e vedantes/orings).

O manual que encontrei não tinha uma suspensão igual à minha mas, depois de uns dias e algumas horas de pesquisa e de volta dela voltou à "estrada". Podia ter pago a revisão mas fiquei mesmo satisfeito por poder ser eu a faze-la, a abrir a mesma e perceber o que está lá dentro e como funciona mas isto também é porque gosto da parte da mecânica.

Se já fazes a manutenção da tua bike devias pensar em fazer também à suspensão até porque a suspensão é parte da bike :p
se precisares de alguma coisa diz, e caso te decidas por fazer o trabalho boa sorte
 

JARBAS83

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#15
Já vi dois vídeos tugas em que o pessoal faz a manutenção da xc30. Num vídeo, faz-se a manutenção completa. Vou procurar também esses manuais. E está decidido: pelo que vi no vídeo, limpar esponjas dos retentores e lubrificar é coisa básica. Também não me parece difícil retirar e lubrificar a mola e até mesmo limpar o compartimento do cartucho hidraulico do bloqueio. Se tiver dúvidas apito. Obg!
 
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klaser

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#16
Claro, esta suspensão a revisão não é crítica, abre limpa , muda o óleo mas das jarras , o bloqueio como disseste é por cartucho, não dá p mudar nada, ou funciona ou não, não dá p mudar óleos... Isso tá uma situação Tiririca, pior q tá não fica :D
 

JARBAS83

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#17
Claro, esta suspensão a revisão não é crítica, abre limpa , muda o óleo mas das jarras , o bloqueio como disseste é por cartucho, não dá p mudar nada, ou funciona ou não, não dá p mudar óleos... Isso tá uma situação Tiririca, pior q tá não fica :D
Qual óleo das jarras?
 

klaser

Well-Known Member
#18
Deve ter uma quantidade que óleo nas pernas ou jarras , tipo 20, 25 ml, que serve para lubrificar um bocado e maioritariamente p ir absorvendo as sujidades que passam p baixo dos retentores...O óleo fica impregnado com o tempo... Quando abrires a suspensão vai ver este óleo a escorrer...
 

JARBAS83

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#19
Pois...vi nos vídeos klk coisa a sair quando se separava/desmontava a suspa mas pensei que fosse apenas sujidade, humidade e restos de massa que lubrificam a zona dos retentores. Vou desmontar a mola do pré-load e limpar/lubrificar, bem como as pernas/jarras...mas óleo não vai levar nessa zona. Nem vi nos vídeos indicação nesse sentido.

Aqui um vídeo com uma manutenção básica, que irei fazer também:

Aqui outro vídeo que irei usar na desmontagem e limpeza da mola do pré-load:
 

JARBAS83

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#20
Feito! Fiz ontem a revisão à suspa. Foi a primeira que levou e já tem quase 10.000kms. Hoje já dei uma volta com ela e nota-se bem a diferença.
Desmontei, limpei as bainhas, removi as esponjas dos retentores e limpei-os, coloquei massa nos retentores, retirei a mola para manutenção mas voltei a recolocar pois estava tudo ok. No cartucho hidráulico do bloqueio não mexi pois quase nunca fechei o bloqueio remoto, anda sempre aberto. Quanto às jarras, dei uma limpeza superficial por dentro...

Quanto custou? Nada, a não ser uma martelada bem dada num dedo! Essa custou e bem. Dou graças ao manual da Rockshox, pois sem ele, nem com os vídeos acima lá ia. Para separar as jarras das bainhas, tem de se desapertar os parafusos 3 ou 4 voltas e depois dar umas marteladas bem dadas na cabeça dos parafusos para separar as jarras da base das pernas...algo que num dos vídeos acima nem sequer foi falado. Caso não se faça isso, não se consegue fazer nada a não ser estragar a suspa!