SUNTOUR 011 Raidon X1 RLD 100 mm

b2lr0g

New Member
Boas ppl,

Estive a ver esta suspensão...mas fiquei aqui numa dúvida, como não percebo muito da coisa...:D

SUNTOUR 011 Raidon X1 RLD
Utilização XC/Marathon
100 mm
molas de ar
Para uma roda com um eixo de 9 mm de aperto rápido
Fixação do travão de discos do tipo PostMount e V-Brake
Pivô de 1" 1/8
Configurações : relaxamento, bloqueio no guiador e pré-carga da mola por pressão de ar
Inclui manete para o guiador
Bomba não fornecida
Cor branco


A minha dúvida é quando dizem mola de ar...o que quer isso dizer? Que a suspensão é a ar?ou é tipo um mix(mola/ar)? (deve ser uma pergunta estúpida lol) ou numa suspensão a ar, diz-se mola de ar?

Agradecia a vossa ajuda,

Obrigado:)
 

Jepas

Super Moderador
Normalmente as suspensões usam uma mola helicoidal e a pré-carga é feita a ar. Ou seja, uma mola helicoidal vai ter uma rigidez e é necessário aumentá-la ou diminuí-la através de algum mecanismo que exerça força na mola. No caso desta Suntour, existe uma mola, mas a sua regulação (pré-carga) é feita através da pressão do ar.

Existem suspensões só com ar (sem mola helicoidal), contudo as molas helicoidais são sempre mais lineares no seu funcionamento. A grande vantagem do ar é o seu baixo peso.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Ora nem mais, como disse o Jepas. A meu ver é do tipo 2 em 1 (ar+mola). já agora deixa-me dizer-te que a Raidon é uma suspensão muito porreirinha e tem uma boa relação qualidade/preço/peso, quase de fazer inveja a uma que outra suspensão superior. Tenho um amigo que tem uma montada na sua bike e está muito satizfeito.

Fica bem
 
Top