[Sugestões] Compra Walkie Talkie

José Martins

Administrator
Cigas, desconheço por completo, embora já tenha ouvido bom feedback sobre os mesmos. Aliás, neste mesmo tópico temos já comentários positivos.
Mas a minha intervenção vem no seguimento de uma anterior e que básicamente é considerar que numa aquisição destes equipamentos devemos considerar como raio de acção anunciado uns que supostamente consigam manter a operacionalidade até aos 8 ou 10 kms.
Isto porque sabemos de antemão que entre o real e o anunciado vai sempre uma (grande) diferença.
 

TheTraveler

Active Member
numa aquisição destes equipamentos devemos considerar como raio de acção anunciado uns que supostamente consigam manter a operacionalidade até aos 8 ou 10 kms.

Atenção à potência do bicho. O máximo permitido são 500mW. 8 ou 10km já devem ser walkie talkies mais potentes que os de utilização livre.

Portaria n.º 802/99, de 20 de Setembro
Publicada no D.R. n.º 220 (Série I-B), de 20 de Setembro.

A Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, dispensa de autorização tutelar determinadas categorias de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, desde que devidamente homologados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

Atendendo à crescente utilização de equipamentos de pequena potência designados «PMR 446» como suporte de uma gama alargada de actividades, nomeadamente em locais tais como hotéis, aeroportos ou centros comerciais, torna-se conveniente proceder à inclusão desta nova categoria de equipamentos no anexo à Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, nos termos do disposto no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 147/87, de 24 de Março, que seja aditada ao anexo da Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, e que desta faz parte integrante, uma nova categoria de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, nos termos seguintes:

2.9 - Equipamentos de pequena potência PMR 446

2.9.1 - Caracterização dos equipamentos:
Estes equipamentos caracterizam-se por:

a) Destinarem-se a uso privativo;
b) Configurarem apenas estações móveis;
c) Operarem numa base de não coordenação de frequências sem direito a protecção contra interferências causadas por outros utilizadores do mesmo serviço;
d) Obedecerem ao especificado na norma ETS 300 296 do ETSI no que respeita a procedimentos de avaliação de conformidade;
e) Utilizarem antena incorporada.

2.9.2 - Faixa de frequências e valor máximo de potência aparente radiada (p. a. r.).
A faixa de frequências designada para esta categoria de equipamentos está compreendida entre 446,0 MHz e 446,1 MHz e planificada para uma separação de 12,5 kHz entre canais adjacentes.
As frequências centrais para operação desta categoria de equipamentos são as seguintes:

F1 - 446,00625 MHz;
F2 - 446,01875 MHz;
F3 - 446,03125 MHz;
F4 - 446,04375 MHz;
F5 - 446,05625 MHz;
F6 - 446,06875 MHz;
F7 - 446,08125 MHz;
F8 - 446,09375 MHz.

A p. a. r. máxima permitida é de 500 mW.


O Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, João Cardona Gomes Cravinho, em 26 de Agosto de 1999.
http://www.pmr446.org/portaria.php
 

Jorge S

Member
Não, não são. Faz parte do exagero: "em condições ideais", ou seja, na lua.
É tal como as velocidades publicitadas pelas fornecedoras de Internet: Também só em condições ideais, ou seja, despejando uma nuvem de gás paralizante pelos arredores e tendo eu a única máscara:mrgreen:
 

ferra

New Member
Boas entrando no campo dos "kitanços" podes optar pelo Midland G7 que podem vir a ser desbloqueados de 0.5W para 5W e ter acesso a frequências LPD além das PMR comuns, bastanto abrir 2 jumpers na board dos radios.
Ha na loucura digital e são bastante em conta.
 

Cigas

New Member
Após varias pesquisas optei por comprar uns Midland M48 Plus com 48 canais com alcance...diziam eles...mas isto depende dos obstaculos 1-2Km em predios ; 4-6Km arvoredo e +10KM em espaço aberto...
Mas após teste o maximo que consegui em espaço aberto foi cerca de 1KM
maiordistancia.png


e muito menos em espaço com predios
casas.png


Sendo assim alguém que utilize este tipo de equipamento pode dizer-me quais realmente funcionam bem em espaços de arvoredo...qria usn com alcance minino 5KM
 

jlc

New Member
Bem sei q já houve decisão na aquisição e dúvida q havia sobre este tópico mas para quem o posso visualizar só agora, como eu o fiz, aqui fica outra sugestão:

http://www. magicshineuk. co. uk/two-way-sports-radios/cooltalk-two-way-voice-activated-sports-radio-set.php?item=28&category=9&p=1&so=0
(tirar os espaços onde não deviam estar)

000028l1.jpg


1 abraço boas pedaladas e boa comunicação
 

Cigas

New Member
Boas jlc
Já pude reparar que estes são utilizados pela equipa profissional da Astana.
Tens alguns??
Já pudeste testa-los??
 

Jorge S

Member
Boas,

Comprei os Quechua 700 da Decathlon. Não sei se serão melhores ou piores do que os de outras marcas.
No 1º teste de alcance que fiz foi-me possível comunicar (já com algumas quebras) entre dois pontos altos a 4,76km entre ambos, em zona florestal muito desnivelada, com linhas de muito alta tensão e alguns cumes obstructivos pelo meio.
O que me agrada mais neste modelo é a utilização de pilhas convencionais (traz recarregáveis incluidas) em vez de bateria.

xz.jpg
[/IMG]
 

Jorge S

Member
Sim, foi sempre boa. Mas o máx que nos afastámos deve ter sido cerca de 1 km.

Penso que a única forma de comparar modelos eficazmente será testa-los no mesmo local e ao mesmo tempo alternadamente. Sei que não será fácil, mas se comprares numa loja física como a Decathlon, podes comparar com os que já tens, e se não forem melhores tens 15 dias para devolver contra reembolso.
Não te esqueças de guardar as embalagens e tudo o resto que lá vem.
 

Cigas

New Member
Sim eu sei...
Vou comprar esses e testar e logo se vê...
Caso não seja ainda o pretendido é devolvido e eu reembolsado do valor na totalidade.
 

Cigas

New Member
Certo, depois de os testar eu coloco aqui opinião sobre os mesmos...mas este teste só será feito talvez meio prx semana
 

Cigas

New Member
Já que ando em testes...ninguem usa este tipo de material em passeios...organizadores etc...que digam se os vossos aparelhos realmente possuem de bom alcance...
 

Cigas

New Member
Enviei um email para uma loja especializada na materia e éis a resposta

loja said:
Bom Dia,

A única forma de conseguir esse alcance, e mesmo assim condicionado ao relevo e características do terreno; é com rádios portáteis em VHF, similares ao que usam os serviços florestais e bombeiros.

No entanto, estes equipamentos não são legais na mão de particulares, excepto radio-amadores licenciados, sendo o seu uso autorizado para clubes, empresas, etc.

Na faixa de uso livre, dificilmente chegará a esses alcances, excepto em linha de vista onde há equipamentos que fazem mais de 20Km.

Ficamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Melhores Cumprimentos
 

Jorge S

Member
Sim, tem toda a lógica. Uma vez que estão limitados a 0,5W de saída não há milagres, ainda que poderão haver diferenças entre marcas.
 
Top