Substituir travões de disco

#1
Olá a todos,

Sou proprietário de uma GT Zaskar 29er que possui o kit de travões Avid Elixir 1 (hidraulicos). Acontece que já por duas vezes os travões bloquearam durante os meus percursos e curiosamente só aconteceu em dias em que estava muito calor :rolleyes: As pastilhas ficaram coladas ao disco e não voltam à posição de "aberto".
Levei a bicicleta a uma oficina e o senhor deu-me uma explicação técnica em que, na parte que percebi, as "bombas" que empurram as pastilhas estão avariadas (não percebo muito disto e espero não estar a dizer nenhuma barbaridade :) ).

O senhor recomendou-me a substituição do kit completo de travões, argumentando que se tratava da gama de entrada da Avid/SRAM e não justificava estar a substituir apenas as pinças.

Acham que devo seguir o conselho e comprar o kit completo? Queria gastar à volta de 100€, acham que há algo melhor do que Shimado Deore por esse valor?

Obrigado
 

edununo

Well-Known Member
#2
Não sei se há melhor por esse dinheiro mas os Deore são um bons.
Já tive uns 596, salvo erro, e cumpriram bem.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#3
Compra SHIMANO, é muito mais simples a manutenção...
Os DEORE são bons travões, eu ctenhoi os SLX, por cerca de 130€ o par... mas são eu que instalo e purgo e etc...
 

smcarvalho

Active Member
#5
Shimano Deore, discos de 180/160 dependendo do teu peso e agressividade deve chegar.

Tenho 2 pares, os novos e os anteriores e vão muito bem.
 
#6
Tenho mais uma questão, tendo em conta que tenho o kit da Avid na bike com discos 180 + 160, será que os discos são compatíveis com os travões Shimano? Ainda estão em bom estado
 
Last edited:

JARBAS83

Active Member
#7
A mim isso também acontece...os êmbolos prendem, não recolhem e a pastilha está sempre em contacto com o disco, a travar a roda. As ultimas pastilhas que meti só duraram 700kms, quando costumam fazer 1500. Não me apercebi que a roda andava travada. Cheguei a fazer uma prova assim, com a roda de trás sempre a travar...só depois é que percebi porque me custou tanto a fazer essa maratona.

O que eu faço é desmontar a pinça da escora, retirar as pastilhas e travar ligeiramente na manete para os Êmbolos saírem mais para fora (sem exagerar porque penso que se travar muito na manete eles saem mesmo fora) Depois uso wd40 e lubrifico o êmbolo. Com uma chave de fendas grossa, empurro novamente o êmbolo para dentro da pinça e repito o processo duas ou três vezes. Resolve, mas passado 2 ou 3 mil quilometros volta a acontecer, talvez devido a sujidade. Mas nunca tive de trocar tudo por causa disso.

Mas é claro que na oficina te vão dar logo a sugestão do upgrade, pois ganham mais com isso. Também me dizem em loja que uma cassete faz 5/6 mil quilometros no máximo e a minha já vai com quase 12 mil e cheia de saúde...
 

joseruivo

Active Member
#9
O que eu faço é desmontar a pinça da escora, retirar as pastilhas e travar ligeiramente na manete para os Êmbolos saírem mais para fora (sem exagerar porque penso que se travar muito na manete eles saem mesmo fora) Depois uso wd40 e lubrifico o êmbolo. Com uma chave de fendas grossa, empurro novamente o êmbolo para dentro da pinça e repito o processo duas ou três vezes. Resolve, mas passado 2 ou 3 mil quilometros volta a acontecer, talvez devido a sujidade. Mas nunca tive de trocar tudo por causa disso.

Mas é claro que na oficina te vão dar logo a sugestão do upgrade, pois ganham mais com isso. Também me dizem em loja que uma cassete faz 5/6 mil quilometros no máximo e a minha já vai com quase 12 mil e cheia de saúde...
Também não sabemos se todos os clientes estão dispostos a fazer essa operação regularmente, ou a levar a bike à loja e pagar para lhe fazerem isso...
 
#10
Não me apercebi que a roda andava travada. Cheguei a fazer uma prova assim, com a roda de trás sempre a travar...só depois é que percebi porque me custou tanto a fazer essa maratona.
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Aconteceu-me precisamente o mesmo numa das vezes, eu a questionar-me que raio se passava com as minhas pernas para as subidas estarem a custar tanto :D