Substituir Pastilhas nos AVID Ultimate

castroma

New Member
Boas!

Estou em vias de mudar as pastilhas nos meus Avid Ultimate, mas não consigo descortinar qual a medida de chave a utilizar para retirar o parafuso que segura as pastilhas ao bombito....

Alguém me pode dar uma dica?

Obrigado!
Cmps

Castroma
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

se são os Avid Ultimate não existe um parafuso, basta puxar as pontas das pastilhas com um alicate. Pelo menos é que o se presumo do manual na página 9.

Jepas
 

khaostik

New Member
Correcto Jepas.
Já mudei os de um amigo meu e é exactamente assim. Aquilo não sai facilmente.. mesmo com alicate ainda é preciso fazer um pouco de força,

Cumprimentos,

Filipe Dias
 

castroma

New Member
Viva.


Devo ser mesmo muito nabo ou então não estou a entender a lógica da coisa....o parafuso a que me refiro e este que esta assinalado com a seta, e não creio que consiga tirar as pastilhas sem o remover......ou será que consigo?? :oops: :oops:

03012010567.jpg


Cumps

Castroma
 

Jepas

Super Moderador
br281z06.jpg


Ou seja, esse parafuso segura a calha por onde deslizam lateralmente as pastilhas. Não dá para tirar uma foto mais elucidativa da cabeça do parafuso (Allen, Torx).
 

castroma

New Member
Viva Jepas.

O parafuso parece-me ser de chave Allen, mas uma de 2mm fica pequena, uma de 2.5mm (que fui comprar propositadamente) já fica grande..... não consigo entender que raio de medida e aquela.....

Uma vez já me tinham dito que quando precisasse mudar as pastilhas nestes travões que iria ser um belo berbico....

Ando a evitar de ir a uma loja por uma coisa tão simples...mas já estive mais longe de o fazer....

Cmps

Castroma
 

Jepas

Super Moderador
Poderá dar-se o caso de essa chave ser "imperial" e ser função de polegadas em vez de mm.
Por exemplo: a chave de 3/32" tem +/- 2.38mm. Tenta medir com o peclisse.

Mesmo puxando com força as pastilhas não saem?

É que no manual sobre a troca de pastilhas lê-se:

"pastilhas de travão de disco (para bb7 e todos os travãoes juicy)
instruções de instalação
...
INTRODUZA NO TRAVÃO
Introduza o conjunto no travão. Empurre com firmeza até ouvir o clique de instalação correcta.
A pastilha “R” vai do lado de dentro do travão."
 

castroma

New Member
Viva Jepas.

Hoje já não tenho gás para isso, mas amanha volto a carga e aquilo há-de sair....vou tentar puxar com um pouco mais de força a ver se não parte....

Amanha "posto" aqui o resultado...obrigado pela ajuda entretanto ;)

Cumps

Castroma
 

Alv@rinho

New Member
Não tens de tirar esse parafuso!!!!!
Os meus são Juice 3 mas o processo é o mesmo, nos vídeos seguintes o gajo explica como tirar as pastilhas e como as voltar a colocar, em determinada altura ele tira a pinça do suporte mas não temos necessidade de o fazer só se quisermos mais espaço para trabalhar.

PARA TIRAR:

http://www.ehow.com/video_2260438_remove-brake-pads-mountain-bikes.html

http://www.ehow.com/video_2260439_remove-brake-pads-mountain-bikes.html

PARA COLOCAR:

http://www.ehow.com/video_2260444_replace-brake-pads-mountain-bikes.html

http://www.ehow.com/video_2260445_replace-brake-pads-mountain-bikes.html

Ou seja é fácil é só tirar a roda e puxar aquelas pontas das pastilhas (talvez com um alicate de pontas) e depois tornar a encaixar as novas até ouvirmos um "click" ATENÇÃO não esquecer a mola entre as duas pastilhas.
 

Sonic Reducer

New Member
isso de n ser necessario tirar o parafuso tem muito que se lhe diga, olhando para o manual axo que é necessario, os meus juicy 3 e os juicy 7 do meu colega, não tem essa chapa com parafuso, ou seja , são diferentes e nos juicy 7 e nos 3 não é necessario elas saem com a mão e não e preciso muita força, eu axo que esse parafuso tem de sair, para sacares as pastilhas
 

PJ

Member
Quando necessitei de mudar as pastilhas dos meus ultimate também pensei que seria necessário retirar esse parafuso, mas como não tinha uma chave na medida correcta, experimentei puxar alguma força e lá acabei por os conseguir retirar.
 

ESTIMA

New Member
Não é necessário tirar esse parafuso. Abre ligeiramente o afastamento das pastilhas com uma chave de fentas e depois é só puxar, para facilitar podes auxiliar com algo fino pela parte de cima para afastar as pastilhas dos bombitos, pois estes ultimos encaixam numa saliencia que existe na base posterior da pastilha, daí a dificuldade em sair com um simples puxar.
 

castroma

New Member
Obrigado a todos pelas ajudas, hoje finalmente la consegui tirar as pastilhas, ainda antes de vir a net ler as vossas respostas, foi uma questão de me sentar num banco 5 minutos a olhar para aquilo e tentar perceber se saia pela parte de baixo do bombito...e la saiu :)

Afinal ainda e mais simples do que os meus antigos XTR......

Obrigado + uma vez pela ajuda!

Cmps

Castroma
 
Top