Stumpjumper Ht 650b -> Stumpjumper Elite Carbon World Cup 29er ( pag.30 )

nunokas

Member
Boas.

Andre.Lima, são aros em aluminio.
Muito bonita nessa cor. Acredito que tirando o peso, esse X1 não deve nada ao XX1 e X01.


cumps
 

PGVFerreira

New Member
Olá a todos, como sabem eu fui apenas mais um que se converteu para a roda 29. Tive como experiência andar com a roda 26 a roda 27,5 (650b) e agora recentemente adquirir uma bicicleta de roda 29. Na minha opinião é só vantagem pois gosto muito de rolar e este tipo de roda ( 29 ) é perfeito para isso, na primeira volta que fiz fiquei um pouco receoso com a transmissão pois como é um 1x11 ( 32 d na frente e 42-10d cassete ) o meu receio era facilmente ficar sem pedalada o que na realidade não acontece. Eu dos poucos kms que fiz (40kms por falta de disponibilidade) fiz um percurso misto e deu para testar isso mesmo, consegui esgotar a pedalada aos 47kms/h apenas em estrada de alcatrão. Estou fascinado com a segurança que se consegue obter com as rodas roval com os eixos 15mm na frente e 12mm na traseira, a suspensão sid brain para mim já não é de todo uma novidade pois já tinha uma na anterior bike, para mim é das melhores suspensões que já tive. Esta a nível de travões estão entregues a uns magura mts dos quais ainda estou a testar, pois tenho uns xtr parados a espera de ter outra oportunidade de novo.
 

davidream

Active Member
PGVFerreira Depois se poderes vai dando feedback sobre a suspensão(Brain)
tipo como costumas usar,as afinações e claro sensações nos trilhos!:sabichao:

Thks!!
Ah,e não sei se já tinha dito,isso não é uma Bike é um avião!!:venia:
 

PGVFerreira

New Member
Ola davidream,
eu quando adquiri a primeira futurshox para a minha antiga bike (26 ) andava sempre com brain fechado pois podia retirar mais partido da mesma, subir e a sprintar. Sentia um pouco a flexibilidade das rodas
mas nunca houve nenhum azar a esse nível. Para mim é uma excelente suspensão. Daí a mesma aposta neste modelo, uso o mesmo critério desde anterior embora tenha uma grande vantagem que é ter o eixo de 15mm.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Ok,então pelo que vejo utilizas sempre o brain activo.
Essa opção apesar de ser a mais óbvia,ou seja a ideia é utilizar a tecnologia que a suspensão tem:D no meu caso a bike fica um pouco desconfortável,pois torna a utilização da Bike muito "racy" mas estranha na utilização normal,e mesmo em singles mais "Downhilleiros" a suspa estar rigida e abrir apenas nas pancadas...não me adaptei muito á coisa.
Estou é a ver a utilização a meio termo,ou seja o dial a meio,mas tb não acho muito "utilizavél"(esta palavra existe!!?:rolleyes: ) acabo por a maior parte das vezes utilizar completamente aberto... qual é a tua ideia sobre isto?
Thks!!!
Abraço
 

nunokas

Member
Boas.

davidream, tens aqui um video como funciona na prática o brain na suspensão. No ultimo minuto vais reparar que a válvula abre com as pancadas sucessivas e vai fazer o mesmo curso que fez quando estava off ;)
Na minha opinião, regula o sag para 20% e usas o brain a meio para teres o melhor compromisso entre conforto e eficácia... No entanto, o uso do brain é para ser sinónimo de eficácia e esquecer qualquer tipo de conforto :D

http://www.youtube.com/watch?v=zV3ShScoed0

cumps
 

davidream

Active Member
bOAS!
Thks pelo video,já tinha andado a ver umas coisas pelo youtube,e realmente a ideia destas perguntas no tópico do colega é tirar conclusões da experiência no terreno!:D
(ás vezes tão diferente daquilo que nos é "vendido" :mad: )
Realmente o que notei é que tendo o Brain activo a "performance" é max.(especialmente nas subidas técnicas/trialeiras) mas o corpo leva com a dureza da bike,daí tentar ver como habitualmente a malta usa.Vou tentar usar mais o Dial a meio e tirar as devidas conclusões:yeah:
Entretanto PGVFerreira vai dizendo da tua sapiência ;)
Cumps!!
 
Tópico a seguir por causa desta questão, dentro em breve passarei de uma e100 que utilizava com o brain a metade mais ou menos, para uma Sid.
 

DUNE

New Member
Boas ERIC CANTONA #7 ,

Apesar de não comentar nos post e ter sido neste a primeira vez , já estou registado e vou estando atento ao forum à 5 anos.
Já experimentei varias vezes o sistema 1x11 , tenho uma opinião formada acerca do sistema, contudo certamente faltará o mais importante que é o motor para tirar todo o proveito da transmissão o andar num nível idêntico ao teu.

Cumprimentos e bons treinos.
 
Às vezes não se gosta de sopa, mas pode-se sempre vir a comer, porque faz bem ou alguém lá em casa recomenda.

Nas bicicletas é igual: pode-se não gostar de algum modelo porque à vista é feio, é caro, quase ninguém tem, etc, etc...

Na verdade a transmissão 1x11 requer, mais do que pernas, habituamento e muita experiência em usar as mudanças nos percursos certos.

Deixo apenas estas simples contas para que meditem...

  • 3 pratos: Cassete 11 - 32 / Pedaleira 24 - 32 - 44

    Andamento mais leve: 32 - 24 (0,75)
    Andamento mais pesado 11 - 44 (4,00)

  • 2 pratos: Cassete 11 - 36 / Pedaleira 26 - 39

    Andamento mais leve: 26 - 36 (0,72)
    Andamento mais pesado 11 - 39 (3,55)

  • 1 prato: Cassete 10 - 42 / Pedaleira 32

    Andamento mais leve: 42 - 32 (0,76)
    Andamento mais pesado 10 - 32 (3,20)
Sucintamente: os andamentos mais leves são praticamente os mesmos, com a ressalva que há que contar com o fato do incremento da roda de 26" para 27,5" ou 29" se fazer sentir. Os mais pesados são praticamente similares com os que se usam numa cassete de 9V ou 10V quando não se esgota a totalidade dos pinhões.

Existem muitos relatos / confirmações por este FORUMBTT que comprovam que facilmente se atingem 45km/h em plenas retas. Quantos que por aqui andam nem a descer alcançam tais números?

O seu uso mais regular com eficácia é um pouco como a passagem de uma 26" para 29". Requer, ligeiramente, mais preparação física, alguma paciência pois em algumas situações as 26" desaparecem mais rapidamente, muito controlo sobre as mudanças e muitos, mas mesmo muitos km's.

Dizer-se que já experimentou uma 29" ou mesmo uma 27,5", que andou 100km com transmissão 1x11, e não se gostou, não se teve pernas, ou é só para prós, não vale de nada. Há que experimentar bicicletas com alguma qualidade e não arados com 13kg, 29" montadas com três pratos e suspensões do arco da velha, posições de condução desajustadas, que muitas lojas tentam impingir... E deve ser excluído o efeito Placebo!

Quer das 29" / 27,5", quer das transmissões 1x11, aprende-se a gostar e existem ajustes que nos podem ser úteis, a trazer melhorias e a proporcionar-nos tanto gozo que facilmente se ouve dizer "...para trás já não volto..."

DUNE, não me interprete mal nem julgue as minhas palavras direcionadas para si. Antes sim a partilha que tão bem este espaço nos proporciona. Um abraço.

PGVFerreira, desculpe a intromissão neste separador que é seu, mas em boa hora nos habilita a preencher a ignorância com matéria de conhecimento.

Cumprimentos,
 

DUNE

New Member
Boa explicação técnica,

Realmente estamos sempre a aprender, quanto á situação de falta de conhecimento sobre o tema roda 29er assumo que apenas sou possuidor das mesmas desde 2012 e neste momento estou convicto que ainda terei de fazer alguns km para me adpatar.
Acredito tambem que com a sua larga experência seja tambem de ser pioneiro das 29er muito antes de serem conhecidas no nosso pais bem como referiu relativamente ao sistema 1X11.

* Certamente haverá oportunidade que me dar alguns conselhos e dicas sobre o tema na proxima epóca no Campeonato Nacional de XCM, foi pena não o ter conhecido antes pois ao longo desta epóca teria partilhado comigo excelentes informações.


Mas voltando ao tema do post,
PGVFerreira a Bike está muito fixe e desejo que disfrute bastante com ela , não esquecendo de ir dando noticias sobre o desempenho.


Cumps
 

matooumorro

New Member
boas amigo ferreira, desde ja parabens pela grande maquina que tinhas, ja agora qual a opiniao em relacao as rodas 27.5 ...
depois ja vi algumas fotos da escora traseira, mas tenho uma duvida quando colocas te o pneu traseiro os pitons nunca te tocaram no quadro por um cagagesimo de milimetro que fosse ... abraço
 
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