Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

Nuncho

New Member
sim, nos treinos / maratonas não andamos propriamente e fazer eguas... mas tava-me +/- a referir a travar com o travão da frente
 
Isso já é outra história. Fazer éguas é uma coisa, agora usar o travão é outra coisa diferente, para a qual a suspensão já está preparada. Por isso, trata de acelerar por esses trilhos e trava à vontade que não é por isso que vais ter problemas ;).
Abraço
 
Sim, a minha tem uma ligeira folga que já vinha de origem. Só se nota quando se trava com o travão da frente enquanto se balança a bicicleta para a frente e para trás. Em andamento não se nota nada. A folga é pequena e nunca tive problemas, tendo inclusive contactado a Regiabike, onde fui informado que é algo normal nestas suspensões.
Abraço
 

QueirosBike

New Member
essa folga deve ser cronico nas sr suntour, mas pelos comentarios parece que as epicon mais recentes estão curadas dessa tal folga que em nada compromete o bom funcionamento da susp.
 

luis biclas

Elos Rápidos
A minha não tem essa folga, mas é "normal" terem uma ligeira folga, alias eu estou a contar que a minha ganhe essa folga mais tarde ou mais cedo.
 

hrealinho

New Member
Muito boa análise!Obrigado! Depois disto fiquei mesmo decidido a comprá-la!
No início do Verão já a tenho se tudo correr bem :D
 

Falmada

New Member
Boas pessoal estive a ler aqui o excelente tópico do nosso caro colega e reparei que as epicon's em alguns sites estão muito mais baratas :s o problema é que quero comprar uma e o mais barato que encontro é a 173€ na r e g i a b i k e.... alguem me pode indicar algum sitio mais em conta?
 

carlos_cavaco

New Member
Encontrei esta peça na net será a peça para substituir o bloqueio no guiador e bloquear directamente na coroa? (menos 45g) Parece-me facil e bom demais.
Qual é a vossa opinião?

0c8563a49acbde3ec7bfe03bc8eaae74%5B560x314%5D.JPG
 

malks

New Member
Após mais de 200 km já feitos com a Epicon, confirmo as primeiras impressões: boa leitura do terreno, eficaz a sair, muito melhor que a Dart 2.
Entretanto também tive oportunidade de experimentar a Reba para ter ponto de comparação. E realmente a Reba tem outra performance, nota-se mas pequenas irregularidades e também tem um comportamento mais suave. Está um degrau acima da Epicon, sem dúvida.
No meu caso, como gosto de apreciar a rudeza do terreno, penso que fiz uma boa escolha comprando a Epicon. Evoluí em relação à que tinha, ficou a frente da bike bem mais leve, esteticamente ficou bem, estou bastante satisfeito.
Para quem como eu começou com uma bike de baixo preço e quer evoluir na suspensão, se não quer gastar muito dinheiro / não tem possibilidades de comprar Reba, penso que esta Epicon é uma boa escolha. Já é uma grande evolução em relação às XCM, Dart 2, etc. que vêm de origem com este tipo de bike.
Encontrei esta peça na net será a peça para substituir o bloqueio no guiador e bloquear directamente na coroa? (menos 45g) Parece-me facil e bom demais.
Qual é a vossa opinião?
- O bloqueio no guiador dá muito jeito. A princípio também queria evitar colocar no guiador, mas agora não quero tirar
 

carlos_cavaco

New Member
maljks não se trata uma questão de jeito mas sim de peso, e se bem que o que para uns pode dar mais jeito para outros pode não ser.
Ninguem? que peça é esta afinal pessoal?
 

malks

New Member
se bem que o que para uns pode dar mais jeito para outros pode não ser.

Sem dúvida Carlos, mas apenas dei a minha opinião... a mim dá-me jeito.
Se é uma questão de peso, isso então já não é do meu "campeonato".
Boas pedaladas
 

carlos_cavaco

New Member
Claro malks, eu como sempre usei bloqueio directamente na suspensão conseguiria passar bem sem o bloqueio no guiador, e depois gosto de ter um aspecto mais limpo na bike e seria menos um cabo lá à frente, no entanto ao experimentar posso mudar de ideias, isso não escondo, mas continuará sempre a haver pessoas que preferem o bloqueio no guiador e outras na suspensão
Quanto ao peso se considerar-mos menos 45g por volta de 5€ , é optimo, e acho que os comentários irónicos sem nexo de uma pessoa que nunca participou neste tópico não contribuem nem fazem falta alguma ao tópico, só estão a ocupar espaço no servidor do Forum, são lixo
 
Last edited:

malks

New Member
eu como sempre usei bloqueio directamente na suspensão conseguiria passar bem sem o bloqueio no guiador, e depois gosto de ter um aspecto mais limpo na bike e seria menos um cabo lá à frente, no entanto ao experimentar posso mudar de ideias

Exactamente o que eu pensei. E eu realmente mudei de ideias. Prefiro ter lá o bloqueador no guiador, está literalmente mais à mão :cool:
 

jmdcfigueiredo

New Member
Pessoal, não sei se foram vocês que montaram as vossas epicon, mas a minha foi eu que a montei e parece-me muito difícil substituírem o remote lockout pois o mesmo funciona puxando um veio dentado dentro da suspensão, o que não me parece que seja possível fazer usando um bloqueio circular...

Por outro lado e para os desesperados em perder peso podem abdicar do lockout perdendo a capacidade de bloqueio da suspensão que para mim só dá jeito em estrada.
 

malks

New Member
não sei se foram vocês que montaram as vossas epicon, mas a minha foi eu que a montei e parece-me muito difícil substituírem o remote lockout

Sou limitado tecnicamente, não percebo nada de montagem, afinações ou qualquer coisa que tenha a ver com a parte técnica das bikes.
Como referi também ponderei não colocar o bloqueio do guiador, quem ma montou disse que perdia completamente a funcionalidade, não era possível controlar em baixo. Uma das razões também para manter no guiador.

perdendo a capacidade de bloqueio da suspensão que para mim só dá jeito em estrada.

Na estrada e alguns percursos no monte menos acidentados, estradões longos, já aconteceu bloquear.
Acima de tudo, como diz o Carlos Cavaco, penso ser uma questão de opção e do que cada um pretende da bike.
 
Top