Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

MiGuEl_82

Active Member
Bem, bora desenterrar o tópico!

Está na hora de fazer uma nova revisão à minha Epicon. Na primeira (Agosto 2013) foram trocados óleos mas n foram trocados retentores/guarda-pó nem limpadores de óleo. Por vezes, e em especial agora com a chuva, lama e sujidade, a Epicon parece ter ficado com um trabalhar menos suave. Dps da volta de sabado, lavei a apliquei um pouco de spray de silicone e voltou a ficar OK. No entanto, e apesar de fazer o curso com suavidade, noto um barulho semelhante a borracha a roçar nas bainhas.

Tive a dar uma vista de olhos na Regiabike mas acho que 31.20 Euros por dois guarda-pó e dois limpadores de óleo parece-me exagerado... em cima disto ainda tenho dem meter mais 5 ou 6 euros de portes, para além do oleo que teria de comprar.

Alguém tem conhecimento de outra loja ou site no qual possa comprar o material necessário?
 

Baba

Member
Entra em contacto com a saltatrilhos, eles mandam vir isso e tenho ideia do preço que me deram foi um pouco abaixo.
 

MiGuEl_82

Active Member
Lá volto eu à carga por causa da Epicon. A minha dúvida agora tem q ver com o tal barulho q oiço por vezes e que me parece vir da jarra esquerda, na qual se regula o ar. Para além da camara para onde o ar é bombeado existe tb uma mola no seu interior certo? É que ao fazer pressão na suspensão oiço um barulho qu se assemelha a uma mola algo perra. Inicialmente pensei que fossem os retentores a pedir troca mas agora parece-me claramente que o barulho n vem dai, até pq a suspensão está com um trabalhar suave, não "prende" durante o seu curso.
Já alguém teve problema semelhante que me possa elucidar?
 

Baba

Member
Já fizeste a revisão, acabaste por mandar vir o material de onde? Tenta ver se a mola está com massa, eles aconselham que esteja sempre lubrificada. Para além disso colocar um pouco de óleo mais espesso (tipo óleo de motor) nas jaras, não me lembro se são 10ml em cada jarra.
Abraço
 

MiGuEl_82

Active Member
Baba, ainda n fiz a revisão... tava a ver se adiava até ao Verão mas n vai dar...

fandango, falei hj c eles por mail e acho q vou lá fazer a revisão... 43 euros... retentores, limpadores de óleo, óleos e mão-de-obra!! Se mandasse vir material através deles seriam 23 e tinha de comprar os dois tipos de óleo!
 

fandango

New Member
Miguel_82 Quando lá fores diz ao Jorge q foi o João q trabalha nas plataformas de petróleo q aconselhou lá ires q ainda te faz um desconto ;)
 

fabio viana

Well-Known Member
boas, eu tenho uma suntour raidon(parecida com a epicon) e começei a notar que quando vou dar uma volta, a suspensão no final fica sempre menos sensivel do que no inicio da volta... será que tenho de a abrir e lubrificar aquelas esponjas por baixo dos retentores???
 

MiGuEl_82

Active Member
boas, eu tenho uma suntour raidon(parecida com a epicon) e começei a notar que quando vou dar uma volta, a suspensão no final fica sempre menos sensivel do que no inicio da volta... será que tenho de a abrir e lubrificar aquelas esponjas por baixo dos retentores???


Fábio, sentes a suspensão como que a prender ao longo do curso, pouco suave? Há quanto tempo n é feita a revisão?
 

fabio viana

Well-Known Member
eu sinto que a suspensão é algo dura,mas no mato a suspensão trabalha sempre suavemente, mas em estrada sinto que a suspensão é um pouco dura na leitura dos pequenos impactos
 

Baba

Member
Tenho ideia que nenhuma das suntour a ar é famosa pelo funcionamento nos pequenos impactos, podes sempre optar por um óleo com menor viscosidade ou eventualmente baixar um pouco a pressão do ar, na minha axon uma diferença de 5psi faz muita diferença, mas depois tens a contrapartida, que é esgotar o curso mais facilmente.
 

MiGuEl_82

Active Member
Sim, a sensibilidade não é a mesma de a de uma dual air. No entanto, creio que essa perda de sensibilidade será acima de td falta de lubrificação.
 

MiGuEl_82

Active Member
Bom, e n é q fiz q revisão à Epicon à cerca de duas semanas e ontem dei conta q o curso só estava a trabalhar até meio? Sábado fiz mais de 40 kms no Monsanto e tava td bem, ontem fui para a Carregueira e a dada altura estranho o comportamento da suspensão. Olho para o O-ring e estava a meio, o q n era normal considerando alguns trilhos q já tinha feito. Quando exerço força na suspensão está só usa cerca de 50 mm do curso, mm aplicando td o peso do meu corpo. Alguém teve problema semalhante?
 

ignite

Member
quantidade de óleo que jorraste lá para dentro (rebound) na revisão (?) :p

possivelmente óleo a mais.
se afundasse mto a travar diria q é óleo a menos.
 

MiGuEl_82

Active Member
N fui eu q fiz q revisão. Amanhã vou à loja onde fizeram p o rapaz dar uma olhadela... Por acaso tb me parece q o rebound ta diferente.

De qlqr das formas ela funcionou bem até ontem... Só ontem é q isto aconteceu...
 
Top