SR SUNTOUR - A desconhecida esquecida

#1
Bom dia,

Aproveito a oportunidade para iniciar um debate sobre o porquê desta marca ser tão invulgar em bicicletas de montanha.
Atualmente há equipas que equipam com SR em provas principais de BTT, por isso esta marca vai fazendo provas a par das marcas que dominam mas o mesmo não se reflete no mercado.

Todos sabemos que o mercado é dominado pela FOX e RS, contudo parece-me que a SR tem argumentos para que as suas suspensões fossem mais vulgares sem ser em bicicletas de baixo orcamento com modelos de entrada.

Qual a vossa opinião?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Já tive uma de entrada de gama, não presta. mas é entrada de gama.
Acho que a má fama advém disso mesmo. apostaram na gamas baratas, ficaram com os "louros".

tb não aprecio RS, tive uma REBA.... e passei para um DT-SWISS a 26''. De resto só tenho tido LEFTY.
 
Last edited:
#3
Exprimentei uma Epixon e adorei a suspensão.
Não é muito óbvio o motivo de não serem incorporadas suspensões desta marca nas bikes dos catálogo das principais marcas.

P.S. Vou na segunda REBA, a primeira U-turn Dual air 80-115mm (26') e esta um modesta solo air 80mm (29') e gosto das duas.
 

iMiguel

Well-Known Member
#5
Tive uma Epicon quando tive a minha btt roda "26 e ao inicio não era má, mesmo com manutenção regular, mas depois... Ter aquela suspensao ou forqueta era igual, aliás, a forqueta é mais leve! Depois disso saltei para a Lefty.
 

davidream

Well-Known Member
#6
bOAS!
A Suntour tal como algumas (poucas) marcas lá vai fazendo o seu caminho no mundo competitivo/concentrado das marcas de Btt.
Como alguns colegas referiram a marca tem o estigma de ser Low Cost, possivelmente muito por culpa própria e de opções de sobrevivência da empresa, mas mais recentemente tem mostrado modelos interessantes e que demonstram ter no staff malta com competência e Know How.
A equipa do Absalon vai competir a nivel Top com esta marca o que indica uma aposta sustentada para ir ganhando mercado que não a nível baixo apenas.
É uma questão de tempo e boas apostas por parte desta marca para ganhar uma cota de mercado mais significativo aos Big boys...
 
#7
Eu tenho uma XCT e é muito má, retentores fracos, mola dura, excesso de peso 3.2kg, unica coisa positiva é que bloqueia bem lol, nao amortece muito, excepto se for descer um penhasco de montanha, ja afundei uns 80% do curso de 100, maluco sou eu ir aventurar me com essas suspensao lol. A que tenho acho que é a mais fraca, ha a XCM intermedia acho, e ja é a oleo, tenho um colega com uma Scott que equipou essa e gosta, e oico bem da XCR tambem. Quando trocar decerteza que nao fico na marca.
 
#8
Mais uma red flag. É o caminho natural... A malta leva com suspas que servem para enfeitar nas bicicletas mais baratas e depois ficam escaldados.

Sinceramente sou mais pelo negócio do que pelas marcas. Neste caso, era bom ver uma suntour forte a fazer concorrência às principais marcas.
 

Insignia

Well-Known Member
#9
Eles têm boas suspensões a competir na taça do mundo de XCO, com partes em carbono e boas tecnologias. Pesquisem pela BMC da team absoluta-absalon.
Simplesmente ganharam a fama de marca barata porque equipam a maior parte das bicicletas de entrada de gama.
 
#10
Sim o problema da Suntour são as gamas baixas, a minha primeira bike foi uma rockrider que tinha um XCR e era lixo, em menos de um ano tinha as bainhas todas riscadas e os retentores não serviam de nada, quando chovia entrava água para as pernas que faziam com que a suspensão ficasse em modo bloqueado, chegava ao fim das voltas e virava a bike ao contrario para a água sair...

Dito isto sei que se for para as gamas superiores não terei este tipo de problemas, modelos como a AXON, AURON e mesmo AION não terão estes problemas, o mesmo para os amortecedores deles como o TRIAIR.

A suntour também faz suspensões para outras marcas, eu tenho uma DVO sapphire que é produzida pela suntour. O amortecedor DVO topaz é muito parecido ao Triair de Suntour. E acho que é reconhecida a qualidade do material da DVO.

É tudo uma questão de gamas, também me lembro das RS dart que eram modelo de entrada que eram tão más como as XCR/XCM/XCT.