Specialized Stumpjumper "S-Works" HT M5 à la Carte...

JFNeves

Member
Ora boa noite...

Após mais de 3 anos e quase 5000 km a pedalar com a minha Specialized FSR XC COMP, decidi enviar a sua alma ao criador, adquirindo um novo quadro, transmissão e uma nova suspenção.

Decidi, desta forma, manter-me fiel à marca da "faisca". Então cá vai... :D

sworks2.jpg


foxr.jpg


A bike ainda nem 1 km tem... tendo o seu primeiro teste já neste domingo em Mortágua num passeio em São Silvestre.

Assim aqui vai a lista de componentes:

Quadro : Alumínio M5, totalmente manipulado, tubo superior curvo, apoio para disco na escora superior , tamanho 19;
Suspenção: FOX F100 FIT RLC Terralogic 2011;
Rodas: Mavic Crossmax SLR com discos XT e chavetas da KCNC;
Pedaleira: Shimano XT com parafusos KCNC;
Desviadores: Frente - Shimano XT ;Trás - SRAM X9;
Corrente: XT;
Cassete: Shimano XT 11-34;
Travões: Shimano XTR;
Avanço: Ritchey WCS white 80 mm invertido;
Manipulos: SRAM rotativos X0;
Punhos: Ritchey WCS cortados;
Guiador: FSA - K Force Carbon ( recto );
Espigão do Selim: KCNC TI pro lite 400 com terminais em vermelho;
Selim: San Marco Aspide;
Aperto de espigão: KCNC;
Grade de Bidon: Specialized Rib Cage Pro;
Pedais: Shimano M540 ( emprestados ) para breve uns EXUSTAR PM 25.
Pneus: rubena charybdis 2.0 Tubeless;

Peso: Mais ou menos 9500 gramas...:D

Mas é sem duvida a bike dos meus sonhos.... ehehe... agora é dar-lhe calor....

Boas pedaladas!

Jorge Neves
 
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Paulo986

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UIIIIIII que estrondo de bike;)

Muito Bonita Jorge;):p

Agora é dar-lhe muitos Km's, porque ela merece! ahaha

Cumprimentos e boas voltas!
 

LuisPita

New Member
Finalmente temos bike!

Agora é que ninguém te apanha.

Temos que combinar uma voltinha pela Sicó para fazer um verdadeiro teste à Máquina.

Parabéns está impecável, só aquele azul da suspensão é que destoa um pouco.
Está mesmo a pedir uma personalização!

Grande Abraço,
 

JFNeves

Member
Finalmente temos bike!

Agora é que ninguém te apanha.

Temos que combinar uma voltinha pela Sicó para fazer um verdadeiro teste à Máquina.

Parabéns está impecável, só aquele azul da suspensão é que destoa um pouco.
Está mesmo a pedir uma personalização!

Grande Abraço,

Há que combinar....

Obrigado!

Forte Abraço
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Neves, tu bem dizias no tópico do amigo Oliveira que estava para breve a vinda da HT M5, assim foi

A bike está bonita, apenas preciso de um vinil vermelho na Fox, de resto é testar a bike e mais tarde, fazer os upgrades desejados

Abraço e boas voltas com os Black Bulls (dá coça ao Pita e ao Carlos Araújo ehehe)
 

Antonio73

New Member
Que bela máquina!!!!!. Tenho a impressão que conheço uma igual a essa, mas mais baixinha (17). Tá muito bem conseguida e apenas lhe trocava os "tócolantes" da fox como já foi dito pelo Hugo, de resto 5*. ainda podias tirar mais um bocadito de peso se colocasses pneus normais convertidos em tublesse, mas o que interessa agora é disfrutares da máquina e vais ver que te vais dar um gozo enorme.
 

pimentoski

New Member
Mais uma igual à minha... (tirando o facto de a minha ser a de 2008 e a tua ser muito mais bonita). Boa sorte com a bicicleta, tens ai um autêntico avião. Só acho o peso muito optimista, a minha tem quase tudo mais leve que a tua e não pesa isso.

Os pesos a verde acho que são mais leves a vermelho mais pesados

Quando S-Works 19 - 2008 - ganhas 100 gramas?
Suspenção: R7 elite pesa o mesmo que a tua entre 1450 e 1500 cortada com 21cm.
Rodas: Alpine/Novatec com discos ashima 160/140 e parafusos ti com chavetas KCNC; devo tirar mais de 100 gramas
Pedaleira: Shimano LX com parafusos KCNC mas só 2 pratos TA. também tiro 100 gramas
Desviadores: Frente - Sram 117 gramas, o teu pesa 180 ;Trás - SRAM X9; menos 50 gramas
Corrente: SRAM 991; deve ser igual
Cassete: Shimano XT 11-32; menos 10 gramas?
Travões: Juicy 7; mais 250 gramas?
Avanço: Ritchey WCS 100 mm invertido mas de 25,4
Manipulos: SRAM Rotativos X7, mais leves que os X0 devo ter menos 50 gramas...
Punhos: Ritchey WCS cortados;
Guiador: KCNC 25,4 ( recto ); 106 gramas pesa o meu
Espigão do Selim: KCNC TI pro lite com recuo mas cortado em baixo à medida aqui ganhas umas 40 a 50 gramas
Selim: SLR XP Flow; o meu pesa 175 gramas
Aperto de espigão: origem perco 10 gramas?
Grade de Bidon: não tenho; ganho umas 30 gramas?
Pedais: Shimano M540 ( emprestados ) iguais, mas em breve os ritchey V5
Pneus: rocket ron evo e fasttrack s-works convertidos; 430 para o RoRo e 510 para o S-Works

A minha está com 9800...

De resto concordo que a fox merece uma decoração nova e na minha opinião as bichas e cabos deviam ser pretos mas é uma questão de gosto.
 

Kamoes

Active Member
Não ganham 100g numa LX só por causa dos pratos TA. A diferença dos pratos é de 70g. Os parafusos não pesam 30... e a pedaleira LX é mais pesada que a XT (sem pratos)
 

JFNeves

Member
Atenção.... peço desculpa... a minha bike foi pesada sem os pedais.... peço desculpa pelo engano, foi-me dito agora pelo dono da loja.... por isso, com os meus pedais (exustar pm-25) deverá pesar ai uns 9.750... acho eu... Contudo, em Janeiro levará um selim novo. Um San Marco aspide carbon, que pesa 118 gramas...
Os pneus que são tubeless pesam 540 gramas cada.... uma agradável surpresa.
 

JFNeves

Member
As novas Fox tem autocolantes azuis, tendo contudo bastante preto, o que fica de certa forma engraçado com a sessão a preto onde está escrito "s-works" no tubo inferior....
Estas novas suspenções, ao vivo são uma agradavel surpresa, pois até são mais bonitas do que parecem.... :)
 
Olá JFNeves

Embora haja qualquer coisa no quadro que não me agrade (foi um dos quadros que pensei comprar na altura que montei a minha bike), está, sem dúvida alguma, uma montagem muito bem conseguida.
O resultado final é muito bom e acho que conseguiste montar uma máquina leve e fiável.

A questão do peso é irrelevante, para quem pedala por lazer... mais grama, menos grama...
Isso agora quer é kms nas rodas...

Tira-me uma dúvida, qual é o peso do quadro?

Boas pedaladas
 

Berg106

New Member
Boas...

Aqui deixo o meu link para mais uma "M5"...já com algumas alterações

http://www.forumbtt.net/showthread.php/16561-Specialized-Stumpjumper-HT-Comp-(v.-2008)



Deixo aqui a lista actualizada (vermelho) dos upgrades já efectuados:

Quadro: Liga M5, tubos manipulados e com tecnologia ORE DT/TT, escoras em mono-stay, exclusivo para travão de disco

Suspensão/Forqueta: Fox F90 RL, 90mm de curso, pré-carga de ar, recuperação, compressão e bloqueio

Caixa direcção: 1 1/8", alumínio com inserção de 10mm, rolamentos selados

Avanço: Specialized inclinação ajustável, oversize, forjado e maquinado KCNC Ti Pro

Guiador: Specialized XC low-rise, oversize, alumínio 6066 de espessura variável, 6 graus de elevação, 8 graus de recuo, 640mm de largura Mortop Carbon pro

Punhos/Fitas: Specialized XC com aperto rápido Bontrager Race X Lite

Travão dianteiro: Avid Juicy 5 SL hidráulico, exclusivo Specialized, disco de 160mm nos tamanhos S e M, disco de 180mm nos tamanhos L e XL

Travão traseiro: Avid Juicy 5 SL hidráulico, exclusivo Specialized, disco de 160mm

Manetes travão: Avid Juicy 5 SL, exclusivo Specialized

Desviador dianteiro: Shimano M581 LX, braçadeira de 34.9mm, bottom swing, dual pull

Desviador traseiro: SRAM X-9, 9 velocidades, caixa longa

Manípulos mudanças: SRAM X-7 trigger, 9 velocidades SRAM X.9 Twister

Cassete: Shimano HG-50, 9 velocidades, 11/34D Cassete Shimano XT

Corrente: SRAM PC-971 com elo de engate

Pedaleiro: Shimano M542, 2 peças, exclusivo Specialized Pedaleiro Shimano XT 770

Pratos: 22D/32D/44D, prato exterior de 4mm, 4 parafusos 104/64mm

Eixo: Shimano M542, integrado com rolamentos exteriores sobredimensionados, exclusivo Specialized

Pedais: Crank Brothers Smarty, exclusivos Specialized Pedal Exustar PM 25

Aros: DT X430 exclusivos para a Specialized, 24mm com ilhós, 32 furos Fulcrum red metal 3 Mod. 2010

Cubo dianteiro: Specialized HiLo disc, falanges maquinadas, rolamentos selados, 28 furos, aperto rápido em alumínio RWS Fulcrum red metal 3 Mod. 2010

Cubo traseiro: Shimano M-525 SL disc, 32 furos, aperto rápido de alumínio, exclusivo Specialized, aperto rápido em alumínio RWS Fulcrum red metal 3 Mod. 2010

Raios: DT Swiss: 1.8mm Inox, pretos, cabeças em alumínio Fulcrum red metal 3 Mod. 2010

Pneu dianteiro: Specialized Fast Trak Control LK 26x2.0", compatível com tubeless, kevlar, composto duplo Schwalbe Rocket Ron Evo 26x2.1 UST Tubeless

Pneu traseiro: Specialized Fast Trak Control LK 26x2.0", compatível com tubeless, kevlar, composto duplo Schwalbe Racing Ralph Evo 26x2.1 UST Tubeless

Câmaras-de-ar: Notubes liquido Anti-furo

Selim: Specialized BG XC MTB, carris em Cromoly ocos, espuma ultra-ligeira Selim Specialized Phenom Gel

Espigão selim: Specialized em alumínio 2014 de espessura variável, 30.9 x 350/400mm KCNC Ti Pro Lite Vermelho

Aperto espigão: Alumínio 7050 anodizado com aperto rápido, 34.9mm, preto HiTeMP42 Ultraleve


PESO: 10,34 Kg

Abraços...
 

pimentoski

New Member
Não ganham 100g numa LX só por causa dos pratos TA. A diferença dos pratos é de 70g. Os parafusos não pesam 30... e a pedaleira LX é mais pesada que a XT (sem pratos)

a diferença de uma LX com os pratos 22, 32, 44 para uma LX com dois pratos TA 26/40 e com parafusos KCNC é 99 gramas certinhas, tenho fotos que não provam nada, mas só acredita quem quer. E já agora os pratos LX e XT são iguais, sem tirar nem por... tenho também fotos dos pratos LX e dos XT e são iguais, a diferença por exemplo no de 32 que eu troquei e comprei XT é que o LX é cinzento e o XT é preto. E já agora em pedaleiras do mesmo ano (2007), a diferença da LX para a XT era de 11 gramas...

estas fotos são minhas, numa é a pedaleira LX de origem (22/32/44) e na outra é com 2 pratos TA 26/40 com 8 parafusos KCNC, os 4 de fora e os 4 machos de dentro (a vermelho).

A comparação de peso entre a minha LX e a XT é na versão que os cranks são arredondados... não é o modelo a direito...

c472864db5.jpg


506c387c02.jpg
 
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pimentoski

New Member
Berg106 mais me ajudas a tua bicileta com uma montagem semelhante está com 10,340 kg, mas é como digo, eu não ando aqui para enganar ninguém e ninguém vai tirar o valor a uma bicicleta por ele pesar mais grama menos grama, volto a referir que está uma montagem espectacular e na tua bicicleta só trocava a pedaleira para uma de 2 pratos e metia as bichas dos travões e das mudanças para preto, de resto estava 5 estrelas.
 

Kamoes

Active Member
pimentoski, os pratos TA são os deste ano, ou os que saíram há um ano e tal?
Os pratos novos são mais pesados... talvez a diferença tenha ido por aí. De qualquer das maneiras, os parafusos ou são muito mais leves... ou então a diferença entre as pedaleiras não é tão grande.

Mas se há foto, tudo bem ;)
 

pimentoski

New Member
consegues ver as fotos? é que publiquei e no meu pc consigo ver mas no do meu colega não aparecem... editei a mensagem não sei se vai dar.

os meus pratos tem uns 6 meses mas podem ser o modelo antigo.
 

Kamoes

Active Member
Tinha ideia de ser mais pesada :mrgreen:

Vou ter que ir pesar a minha SLX, está-se mesmo a ver.
Mas faz sentido o que disse... uma SLX completa tem 900g quase, essa se lhes juntarmos o peso do eixo (92g) fica a faltar 80 e poucas gramas... são as 70 de diferença nos pratos e o resto é dos parafusos.


Devo ter feito mal as contas :mrgreen:

Abraço ;)
 
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