Eu já tive uma epic e de momento tenho uma scalpel e como tal posso dar um palpite mais fundamentado.
A epic que tive foi em alu m5, e os prós era o bloqueio do brain que a subir é uma boa ajuda, mas o revés da medalha é que por vezes o brain limitava um pouco a traseira nas descidas.
A scalpel é em carbono e tem um comportamento fantástico tanto a subir como a descer, mas principalmente a descer.
Como não tem pivot's na escora inferior e com o amortecedor bem afinado (eu tenho um fox rpl) não sentes bombear a subir. Acho mesmo que a traseira faz uma leitura do terreno fantástica a subir o que faz colar a roda ao chão e como tal não perdes grande tração.
A descer é muito mais divertida que a epic e sentes a traseira mais activa.
O facto de não ter pivot's também reduz despesas de manutenção a rolamentos.
O quadro da scalpel é também mais leve que o epic.
Com a scalpel podes montar uma lefty que é algo de fabuloso comparando com qualquer outra suspensão. No conjunto scalpel+lefty ficas com uma máquina brutal em termos de prestações, no qual destaco tb a rigidez do conjunto.
Visto que és de Boliqueime e eu passar por aí todos os dias, se quiseres ver a minha scalpel ao vivo é só dizeres.
Abraço!