Specialized Epic Alum / Cannondale Scalpel Alum

#21
emparlace, quando dizes:
(...) "A descer é muito mais divertida que a epic e sentes a traseira mais activa."
Significa que a Scalpel absorve melhor os impactos?
Sim, sem dúvida.
O brain da epic não permite tirar partido de uma verdadeira FS a descer. Porquê? Porque este brain vem preparado para bloquear mais depressa do que por exemplo o brain de uma stump fsr. E embora dê para afinar o brain para trabalhar mais lento ou mais depressa notas sempre diferença para uma outra FS.
 
#22
...

posso dar uma opinião infundamentada!! nunca tive nenhuma!!
Scalpel all the way!!
mas tu ainda tens dúvidas!??? os aluminios da Cannondale sempre foram os melhores!
se fores a votos a epic vai ganhar!! mas...
se fores ver na tua rua provavelmente tens 10 renaults e nenhum ferrari, agora pergunto, qual deles é o melhor??
não vás pelas estatísticas!

...
 
#23
a scalpel tem so a melhor traçao a subir e a descer e excelente ,a epic e uma boa maquina ,mas peca um pouco quando brain desbloqueia ,em termos de estetica cada qual com o seu gosto ,agora compres o que comprares nao podes deixar que os outros decidam por ti a laia de totobola ,ha quem fale sem ter testado sequer uma das duas ,nem sempre o que vende mais e melhor ,para isso existe o marketing .
 
#24
boas malta...obrigado pelas vossas opiniões. agora é tempo de eu tirar as minhas proprias conclusões e optar por aquela k entenda ser a melhor opção para mim. ñ vou escolher pelas estatisticas nem através de totoloto. amanha mesmo irei testar a scalpel do colega emparlace :)...
se houver mais alguem a querer dar o seu testemunho é bem-vindo.

cumps
 
#25
O que mais gostei desta discussão, foi de ver o Golias a dizer que a cannondale sempre teve melhores aluminios que a specialized, o que de facto é mesmo para rir. Onde é que te baseias para dizer uma barbaridade dessas?????????? Ainda por cima nunca andaste nem com uma nem com outra..... Para se dar uma opinião, julgo, mas isto sou eu a pensar que se deve ter algum conhecimento de causa para falar, mas se calhar não....... Depois dizem-se "BOJARDAS" como essa. O landsix6 deve comprar a bicicleta que mais lhe agradar, mas espero que não se deixe levar por conselhos como o teu que é sem dúvida do mais absurdo que tenho visto por aqui, então essa história dos Renault e dos Ferraris.
 
#28
Boas landsix6,
a minha opiniao em relação á Scalpel já conheces (se tiveres lido o meu topico) e tem vindo a melhorar. O problema é mesmo o tamanho...mas se trocar só por outra scalpel.
Em relação á epic, embora já tenha experimentado, não me vou pronunciar. Só vou dizer que para alem das diferenças que já foram mencionadas (lefty, brain, zero pivot, etc...) as geometrias de ambas tambem são muito diferentes mas vais sentir em breve quando experimentares uma e outra ;) a minha tb está á disposição para test drive!
Por exemplo, em relação ás configurações que a scalpel permite: actualmente tenho o amortecedor (fox rpl) "regulado" com pressão para peso muito superior ao meu o que na posição propedal quase não mexe, proporcionando-me a sensação de uma rígida mt confortável. Quando desço ou quero mais conforto ponho na posição aberto e em estrada bloqueio, que juntamente com a lefty bloqueada mostra a verdadeira rigidez do quadro.
Mas experimenta as duas e boa escolha... :)

Abraço
 
#29
Epá agora é que as cannondale se vão valorizar. Só é pena é as flash de carbono..........
Nah! A Nasa vai também anunciar um novo composto de Carbono, hiper-mega-ri-fixe, que apenas será usado nas Cannondale! :D. António, quando falam menos bem das Spec tu dás logo um salto. Admite!! ;)

On-topic,
LandSix6

Já viste que a malta se vai dividindo por paixões e atritos entre as 2 marcas. Se tiveres oportunidade testa as duas e compra aquela que mais te agradar, period. Se não, tenta abordar a questão por outro ângulo, estética, garantias, tecnologias, etc... Se continuares a pedir a opinião ao pessoal acho que vais ficar cada vez mais indeciso.

Podes sempre comprar relegando a "razão e indo pelo coração", e depois? Já está! Há que a gozar.
 
#30
Hadtred eu não dou um salto quando falam menos bem das Sp, dou um salto quando alguém que nunca exprimentou qualquer das biclas em análise vem dizer que a Sclapel é melhor e que ainda por cima tem os melhores alu´s, o que admite é bem diferente.
De resto acho as Cannondale em geral muito boas bicicletas, mas para mim não são melhores que a Specialized, Trek, Scott, etc, etc, enfim marcas mais que implementadas no mercado e com provas dadas a todos os níveis.
 
#31
...

ó antonio73, mas tu ao menos lês???
se reparares melhor, vais ver que disse que nunca possuí nenhuma, não que não tenha andado ou experimentado!!
a specialized é boa, mas... enfim.

...
 
#32
Aqui vai o meu bitaite.

Já tive uma epic m5 de 2006. A marathon. Adorei todo o tempo que a tive. 2 anos. Já tinha tido quadros de alumínio e uma FS da gary fisher que detestei.

A epic ía de encontro a tudo o que eu queria numa bike, mas isso era para mim. Excelente rendimento em subidas e conforto em descidas. Atenção que eu nunca procurei na epic uma FS pra descer mais rápido, só pra ter mais conforto, o que ela dá e sobra. Claro que te permite descer mais rápido, mas não tão rápido como outras FS. Compensa largamente é a subir.

Troquei só porque queria experimentar quadros rígidos de Carbono. Tenho neste momento um Giant XTC composite.

Entretanto um colega meu tem um scalpel de carbono com o amortecedor DT swiss, o qual afecta terrivelmente o comportamento da bike e que aparentemente ninguém por aqui está a ligar. A scalpel não é só um quadro, é também o equipamento que lá está montado. Só posso falar por este com o DT swiss e só digo que DETESTO. Já andei bastantes kms com esta scalpel e é inacreditávelmente má. Eu acabo por subir sempre tudo com o amortecedor bloqueado, senão bombeia demais e abro a descer (o meu colega pesa +- o mesmo que eu). De qualquer modo mesmo bloqueado sente-se a secção traseira da bike como se fosse uma arrastadeira por causa da falta de rigidez provocada pelos pivots.

Claro que eu agora estou habituado a uma rígida e noto isso muito, mas ainda assim comparando a epic de alumínio com a scalpel de carbono (com o DT swiss) eu optaria sempre pela epic. Agora não faço ideia se a scalpel com o rp23 funciona melhor ou não.

Ultimamente tenho tido saudades da epic e só voltava pra uma FS se fosse pra uma epic, mas desta vez de carbono.
 
#33
O amortecedor neste caso faz toda a diferença, o dtswiss só tem dois modos (aberto ou fechado), enquanto que no meu caso o rpl é um amortecedor com propedal, agora nunca por nenhum momento achei que a scalpel parecesse uma arrastadeira, bem pelo contrário.
O colega landsix6, fez hoje o test drive da minha e embora o pouco contacto que teve com ela poderá ter uma pequena opinião dela, pena é que ainda não tenha experimentado uma epic para comparar.
 
#34
boas tardes malta...

talvez seja melhor fechar o tópico pk tou a ver k a malta ainda se pega :)... já deu para perceber k há aki adeptos ferranhos de ambas as marcas. tive a oportunidade de testar esta manha a scalpel do colega emparlace e ñ me pareceu k fosse arrastadeira e o amortecedor comporta-se á altura. rolei com ela tanto a descer como a subir e aki parecia k estava a subir na minha hardtrail de aluminio. ñ notei o rpl a bombear...lá está o propedal k o dt ñ tem...
 
#35
possivelmente a minha escolha vai recair por uma destas, a scalpel ou a epic. há um outro quadro k também gosto quer esteticamente quer em termos de geometria. estou a falar do MSC Koncept Catal em aluminio. possivelmente irei abrir novo tópico para obter opiniões / sugestões de quem conheça.
 
#36
Uma vez que os ânimos estão animados, este tópico teve uma pequena limpeza.

Neste fórum são livres de apresentar as vossas opiniões, devidamente fundamentadas, mas não entrem em conflitos porque discordam das opiniões alheias.
 
#38
Boas a todos com todo o respeito que todos merecem na suas opiniões, eu deixo aqui a minha humilde opinião e vale o que vale, tinha uma Trek rigida em carbono, boa máquina sem dúvida, mas um pouco dura em muitas maratonas com piso muito erregular efeito rigida é assim, pensei em trocar para uma suspensão total e comprei uma Specialized EPIC M5, em aluminio, e logo assim que comecei a dar as primeiras voltas pensei logo, que grande asneira, conforto sim agora tinha, mas arrastadeira também, pois a menina nem sobe, nem rola, apenas desce mais nada e mesmo assim a descer não é nada por ai além. sentia-a pesada, principalmente a rolar, a subir também não sobe bem, resultado este ano comprei uma Cannondale Scalpel hi mod2 carbono e agora posso-vos dizer que estou bem servido, então a subir á fantástica e a descer com a Lefty ai nem se fala Lefty é Lefty e está tudo dito.
No mesmo percurso, mesmos 50 kms, com a Cannondale e com a Specialized, faço sempre menos 13/14 minutos com a Cannondale.
Apenas a minha opinião
Um abraço
Chamusco
 
Last edited:
#39
...

atenção que não quis ofender ninguém!!
se tal pareceu, seguem já as minhas humildes desculpas! :)
quanto a MSC, e sou suspeito para falar :) :) , é uma grande máquina embora não se compare a uma Scalpel!

...
 
#40
boas...

as ideias começam-se a definir e a consolidar...estou em querer k a scalpel será a melhor opção para mim. depois do teste k fiz esta manha na do colega emparlace, apenas em asfalto (aquilo é k era subir :) ) fiquei ainda mais convencido. fica a faltar o teste no mato ao qual o colega se comprometeu a realizar-mos assim k tivesse disponibilidade.

mais uns diazitos e haverá fumo branco.

desde já agradeço em primeiro lugar ao Vitor, pela disponibilidade, e a todos os outros membros k participaram neste tópico.

thanks