Specialized Enduro Sl Comp de 2008

chopstick

New Member
Boas. Neste tópico vou tentar analizar a minha nova bicicleta da melhor forma possível.

Tudo começou por uma busca por algo que me ocupe o meu tempo livre, de forma divertida e que involva actividade física. Não, não é a primeira vez que pego em bicicletas, sempre andei em bicicleleta mas nunca num horário regular, era quando me apetecia ir esticar as pernas e ir dar uma volta, mas isso felizmente mudou, especialmente devido ao facto de ter comprado esta bicicleta que me viciou.

É a minha primeira bicicleta "a sério", mas já tinha experimentado por variadas vezes bicicletas de qualidade superior, por isso sabia o que esperar. É uma Specialized Enduro Sl Comp de, de 2008. Comprei-a, na liderbike(note-se, excelente atendimento), com um desconto de 400 euros mais um par de pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized, no valor de 90 euros. Sabia que a nova coleçcão de bicicletas estava aí á porta e foi numa questão de semanas que eu vi a de 2009, e não me arrependi da compra pois ela perdeu a suspensão E150, da specialized, que na minha opinião dá o carácter todo á bicicleta, pois sem uma sespensão de dupla coroa para mim esta bicicleta seria uma Specialzed Pitch com um quadro e componentes mehorzitos.
É uma boa bicicleta, leve, resistente, rígida, que me serve para um pouco de tudo, tal como queria, tanto faço para cima de 40 quilómetros num dia como pego nela outro dia e vou descer uns trilhos ou vou até ás pistas de motocross na zona e apanho lá uma grande dose de divertimento.

Passo a descrever as vantagens e desvantagens da dita cuja:

Vantagens:
- Muito resistente.
- Ainda não apanhou nenhuma folga.
- Ainda não deu problemas.
- Todos os componentes estão bem integrados e em equilíbrio, funcionam como um todo, uma equipa, fazem juz ao nome "Total Suspension Integration" da specialized.
- Tenho de efectuar pouca ou nenhuma manutenção para além da básica, zero afinações para além da inícial.
- Apesar de o amortecedor não ter bloqueio, não bombeia nada em estrada, quer seja a subir ou em plano e mesmo que esteja com abertura hidráulica(diga-se, regulação) no modo mais "mole", ela continua a não bombear muito, mas já bombeia um bocado mais. Isto traz um pequeno problema, alguma falta de sensibilidade a pequenas irregularidades.
- Uma extraordinária tracção dos pneus de origem, os pneus Eskar S-Works 26x2.3 2bliss, da specialized, mesmo extraodrinário.
- Na suspensão frontal a redução de curso de 150mm para 110mm dá muito jeito em estrada e subidas.
- Quer na pedaleira, quer na cassete, as mudanças são muito suaves e rápidas.
- É difícil levar tanto a suspensão como o amortecedor ao fim de curso, muito bom, para poupar os componentes e os pulsos.
- Os pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized são leves(magnésio) e agarram as sapatilhas como malucos, graças aos pitons salientes.
- Guiador largo(gosto pessoal, eu gosto deles largos)
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)

Desvantagens:
- Uma grande falta de sensibilidade da suspensão frontal, notando-se muito em estrada, enquanto uma bicicleta com suspensão de mola está sempre a corrigir pequenas faltas no terreno esta suspensão limita-se a ficar rígida, mas nada de incomodativo, pois os pneus absorvem muitas dessas irregularidades.
- Quer com pressão regulada para o meu peso, quer com pessão excessiva, a suspensão tem dificuldades em fazer o retorno, ou seja, mesmo em estrada, se apanha uma lomba ou buraco, a suspensão afunda o necessário mas depois tem dificulade em voltar para a posição anterior, fica na posição onde acabou de afundar. E sim, afinei o regulador de Rebound e mesmo assim isso acontece.
- Os punhos de origem gastam-se muito depressa.
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)

Tal como disse na introdução, volto a dizer, é uma muito boa bicicleta, uma verdadeira "faz tudo".

Passo a deixar algumas fotos da bicicleta:

DSCN1534.jpg


DSCN1535.jpg


DSCN1536.jpg


DSCN1537.jpg


DSCN1540.jpg


DSCN1541.jpg


DSCN1542.jpg


DSCN1544.jpg


DSCN1545.jpg


DSCN1546.jpg


Estou disposto a tirar qualquer dúvida, por PM.
 

phire

New Member
Fantástica e tal como tu dizes, também concordo que esta bike sem a suspensão da Specialized também não vale a pena. Não percebo é o que dizes sobre a suspensão a molas, sempre tive ideia de que as suspensões a ar seriam muito mais sensíveis.
 

chopstick

New Member
eu acho que suspensões de mola são mais sensíveis, sobre suspensões a ar, não posso opinar pois experimentei poucas bicicletas com tal(não é qualquer zé da esquina que tem uma). Secalhar esta E150 em particular é assim pois tem a tal spike valve que apenas permite fluxo de óleo em impactos mais sentidos, para evitar o bombeamento desnecessário mas que rouba sensibilidade
 
chopstick, concordo quase em absoluto contigo ( tenho uma Spz Enduro comprada na mesma Loja ). Desce Super Bem, sobe como eu nunca pensava que iria subir e comigo já fez num fim semana na Serra Estrela e arredores + de 170 kms e 5* nem ela se queixou nem eu. Agora isso de a Suspensão não recuperar NÃO É NORMAL, tens que mandar ver isso. Eu já tive um problema com a E150 ( não perdeu ar e ficou super rija, parecia uma pedra ) mas em 3 dias enviaram material de substituição e fiquei problema resolvido.

Um Abraço
 

Pax

New Member
phire said:
sempre tive ideia de que as suspensões a ar seriam muito mais sensíveis.

Errado. :wink: As suspensões a ar têm menos sensibilidade no inicio do curso, ou seja, na leitura das pequenas irreguraridades do terreno.

:back2topic:
 

marky27

New Member
Parabens, boa bicicleta, só não concordo contigo quando dizes que é a E150 que lhe dá carácter.
A Specialized abdicou dela por algum motivo, e há de ter sibo bem forte porque um passo atrás tão grande como esse é obra, depois de tanto dinheiro investido em R & D e toda a conversa publicitária quando a lançaram e parece que para 2009 já não é bem assim. Na minha opinião agora a Enduro ficou um modelo muito mais interessante porque sempre detestei essa coisa de ser tudo Specialized o amortecedor a suspensão o cubo o avanço...
Segundo li a principal razão da mudança foi a falta de fiabilidade da E150, quanto à falta de sensibilidade houve já muitas pessoas que trocaram logo a E150 por uma Liryk e o amortecedor por um DHX 5 e asseguram que a bicicleta mudou radicalmente para melhor.
 

phire

New Member
Pax said:
phire said:
sempre tive ideia de que as suspensões a ar seriam muito mais sensíveis.

Errado. :wink: As suspensões a ar têm menos sensibilidade no inicio do curso, ou seja, na leitura das pequenas irreguraridades do terreno.

:back2topic:

Sempre a aprender 8)
 

chopstick

New Member
vou ver se mando uns mails a liderbike para ver desta situação, espero que seja normal. eu tambem nao sou propriamente leve, mas ela tem pressãao até demais para o meu peso mas isso acontece na mesma.

ja agora, de quanto em quanto tempo e que se deve verificar a pressao na suspensão e no amortecedor?
 

Ressurras

New Member
chopstick said:
e não me arrependi da compra pois ela perdeu a suspensão E150, da specialized, que na minha opinião dá o carácter todo á bicicleta

Não concordo...

Eu até acho que esta bike, ficaria muito melhor se tivesse amortecedor e suspensão como devem de ser (Fox, diga-se), e mesmo assim, para mim, é das melhores bicicletas de All-Moutain que há.

chopstick said:
pois sem uma sespensão de dupla coroa para mim esta bicicleta seria uma Specialzed Pitch com um quadro e componentes mehorzitos.

Bom, tirando o quadro e os componentes, o que é que sobra? :roll: Só se for a aparência :|

Acho injusto comparar esta bicicleta a uma Pitch, que em comum só têm mesmo a modalidade de BTT a que se destinam...
 

Daiwana

New Member
Tenho lido por aí que as novas suspensões não reagem bem com a geometria da bike. A não ser que se mude também a suspensão traseira. É a tal história de total integration system. Bom, mas também se falam nos problemas do e150. É difícil falar sem testar. E mesmo assim muitos vão gostar mais das novas fox do que as da spec.
 

Ressurras

New Member
Daiwana said:
Tenho lido por aí que as novas suspensões não reagem bem com a geometria da bike. A não ser que se mude também a suspensão traseira. É a tal história de total integration system. Bom, mas também se falam nos problemas do e150. É difícil falar sem testar. E mesmo assim muitos vão gostar mais das novas fox do que as da spec.

Eu montei numa Enduro uma Fox Talas com 150mm, idêntica às que agora vêm com as Enduro de 2009 (só não é preta, mas sim titânio) e garanto-te que fiquei muito mais satisfeito com o comportamento da Fox, comparativamente à E150. A única coisa que perdi foi peso :wink: 500g, para ser exacto. Até na estética, que era o ponto onde eu pensava que iria ficar "menos bem", assentou como uma luva, pois a cor é muito idêntica à do quadro.

Qualquer dia o amortecedor da specialized vai pelo mesmo caminho, pois parece-me que a diferença no andamento será tão grande como foi com a suspensão.

Suadações 8)
 

ANFO

New Member
A enduro Sl é a minha Bike preferida, uma bike estéticamente muito completa.

Infelizmente fica um pouco fora do meu orçamento.... quem sabe no futuro...

Chopstick, qual é o peso da bike?
 

chopstick

New Member
perto de 12,5 quilos(acho que é para menos, aí uns 12,3), não ando aí a medi-la á mijinha peça por peça numa balança de precisão. Pouco me importa o peso, desde que vá de ponto A a ponto B e aguente a porrada que leva pelo caminho já me deixa feliz.

ah, ela está para ir á garantia. Veio de origem com defeito no disco frontal, tinha uma variação de espessura e sentia um valente solavanco a travar. Deixei andar mas agora começou a ter artroses na suspensão, um barulho de batida bem forte quando a comprimo depois de umas horas de repouso.
 

Ressurras

New Member
chopstick said:
perto de 12,5 quilos(acho que é para menos, aí uns 12,3), não ando aí a medi-la á mijinha peça por peça numa balança de precisão. Pouco me importa o peso, desde que vá de ponto A a ponto B e aguente a porrada que leva pelo caminho já me deixa feliz.

ah, ela está para ir á garantia. Veio de origem com defeito no disco frontal, tinha uma variação de espessura e sentia um valente solavanco a travar. Deixei andar mas agora começou a ter artroses na suspensão, um barulho de batida bem forte quando a comprimo depois de umas horas de repouso.

12,30Kg?? Tens a certeza? Já alteraste algum componente que tenha vindo de origem?

Desculpa estar a duvidar, mas elas de origem rondam sempre os 13,50kg...
 

chopstick

New Member
a balança estava calibrada, a tara estava a 0. Pu-la em cima da roda traseira, travei a roda traseira e meti-a em cima da balança sem nenhuma força vertical, apenas forças horizontais para a manter "em pé". Foi este o peso que ela deu.
 

Ressurras

New Member
chopstick said:
a balança estava calibrada, a tara estava a 0. Pu-la em cima da roda traseira, travei a roda traseira e meti-a em cima da balança sem nenhuma força vertical, apenas forças horizontais para a manter "em pé". Foi este o peso que ela deu.

Ok, mas olha que não deve ser esse o peso real dela... :s
 

chopstick

New Member
é o mais certo...é uma balança normal para humanos, deve ter algum erro/falta de sensibilidade com coisas mais leves. Mas como tá toda de origem excepto pedais, não deve ser muito diferente do preço indicado pela marca
 

chopstick

New Member
Ressurras said:
chopstick said:
não deve ser muito diferente do preço indicado pela marca

Não percebi :roll:

Ups, confundi preço com peso, my bad!

Como está toda de origem, o peso deve ser muito parecido com o indicado pela marca.

Desculpem a má informação ao nível do peso mas sinceramente é das coisas com que menos me importo nas bicicletas (há extremos, claro).
 
Top