Sou iniciante.Primeira bike BTT (downhill) por 500€

SeteGu

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Essa bicicleta não é para downhill --> "Para utilização ocasional em XC", ou seja, cross country.

Uma de downhill é isto, por exemplo:


Bem diferente do que tens aí... nem arranjas nenhuma nova por esse valor.
 

SeteGu

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Acho que primeiro devias pensar se é mesmo Downhill que queres ou uma "coisa" mais intermédia... tipo all mountin/enduro que tanto dê para subir como para descer.

O meu conselho é que te informes bem primeiro e que penses o que realmente queres fazer em cima da bicicleta:
Longas distâncias, curtas distâncias, só descer, subir e descer, tipo de trilhos, etc...
 

btt17

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Agradeço as vossas respostas. Mas como consigo diferenciar uma bike de downhill das outras ( enduro e assim)?
 

SeteGu

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Havia um artigo bom sobre isso mas que entretanto desapareceu.

Depende de vários fatores mas talvez o mais fácil de identificar é o tipo e curso da suspensão/sistema de amortecimento.

XC tipicamente tem 80-120 mm de curso (suspensão e sistema de amortecimento).
DH tem tipicamente uns 200mm de curso.

Depois tens o que está no meio... com 120-180mm de curso. Mas é variável... modelos mais antigos tendem a ter menos curso de suspensão para as mesmas modalidades de BTT.
O mais fácil é mesmo ver que DH ou Freeride normalmente tem suspensão de dupla coroa enquanto que as restantes não.
 
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btt17

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Ok obg. Mas para começar, achas a bike da sport zone que eu meti aconselhável, para eu também decidir qual a modalidade que poderei vir a gostar mais.
 

DriveMe

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Por esse valor, deves optar por uma rígida, em vez de um suspensão total.

Por esse valor, uma boa opção é a 520 (ou 540) da decathlon.
Mas tens mais oferta (sobretudo no mercado de usados). É uma questão de procurares.

Dá uma olhadela aqui e aqui.
 

SeteGu

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Por esses valores e para XC uma FS (full suspension) vem com pior equipamento e é mais pesada. As FS dessas gamas de valores não costumam ser nada de jeito. Normalmente também não têm bloqueio no amortecedor (que é bastante útil).

Que utilização pretendes dar à bicicleta?
 

btt17

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Fazer de tudo um pouco, mas mais saltos para começar a aprender a saltar e ultrapassar obstáculos. Eu vou começar, o que me aconselhas com 500 €?
 

SeteGu

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Uma hardtail não é propriamente o ideal para andar aos saltos.

Até em usadas esse orçamento é um pouco curto...

Ora vê estas:
Rockrider er1 - 600€
Rockrider er1 - 600€
Specialized Enduro - 770€

Estas aparentemente são menos polivalentes... mais para freeride e consequentemente pior para pedalar/longas distâncias:
thor gullimbur - 700€
Yeti asx
- 700€
Scott Voltage - 700€

Talvez consigas negociar um pouco estes valores e/ou aumentar um pouco o teu orçamento.

Depois no link substitui a parte "%2A%2A%2A%2A%2A%2A%2A" por olx . pt (tudo junto)

EDIT: Para além do estado das bicicletas tem em atenção também o tamanho do quadro para que não escolhas um muito grande nem muito pequeno.
 
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DriveMe

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A Voltage parece-me um excelente opção para usos mais agressivos.
Uma verdadeira máquina de diversão (pelo que tenho lido). De todas, seria a minha escolha.

As ER1 tem bom aspeto e parecem estimadas.
Parecem-me mais indicadas tanto para subidas como descidas.

A Thor, a Yeti e a Enduro tem uns aninhos.
Optava por algo mais recente, mas deves conseguir encontrar facilmente feedback destes modelos.
 

SeteGu

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Ah e já agora (até parece que tenho alguma coisa contra) se optares mesmo pelo downhill tens aqui também esta opção, por exemplo:

Mondraker kaiser - 550€
...

É questão de procurares porque de DH ainda se encontra muita coisa. Big Hit´s então são aos pontapés e nas mais variadas formas e feitios.
 

SeteGu

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Para uma nova de XC, tendo em conta o orçamento, não é má... ainda assim a rockrider 540 (500€) parece-me melhor.
 

SeteGu

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Isso do tamanho de roda é uma longa história. Mas compreendo que, nesta altura, queiras a 27,5 porque todo o mercado anda para aí virado.

Mas sem querer entrar muito nessa discussão (nem te influenciar pela minha opinião) a diferença de tamanho entre a 26 e 27 (,5 como lhe chamam) é mais pequena do que parece... sim... basicamente é mesmo essa: 26 -> 27. E uma roda mais pequena também tem as suas vantagens (tal como naturalmente as suas desvantagens). À partida uma 26 será mais leve, ágil e com maior poder de travagem que uma 27(,5) equivalente. As desvantagens são... bem acho que isso toda a gente facilmente sabe.

A melhor maneira de decidires qual a melhor para ti é experimentares duas igual ou equivalentes e tirares as tuas próprias conclusões.

A Berg tem também a suposta vantagem de ter mais curso na suspensão (120 vs 100mm) mas duvido muito que a XCM faça o curso todo. Já andei numa com 120mm e ou era do meu (baixo) peso ou definitivamente não fazia.
 
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