sloping - qual a influência no andar?

TerraVerde

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olá a todos!

Já li muito sobre sloping. As bicicletas com sloping maior são mais indicadas para FR e DH e as com menos inclinação para XC.

A minha pergunta é esta: Se tanto o guiador como o selim estiverem à mesma altura dos pedais em duas bicicletas com slopings diferentes, que diferença sente o ciclista na condução da bicicleta?

Está-se mesmo a ver que ainda não experimentei bicicletas com slopings diferentes. Apenas ando na minha KTM Ultra Line.

http://www.ktm-bikes.at/en/frameset...21&iClickedTop=2&iClicked=0&cBrowser=Netscape

O sloping desta é para XC, certo? Pelo menos é para isso que comprei a bicicleta...
 

Remi

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lupe said:
A minha pergunta é esta: Se tanto o guiador como o selim estiverem à mesma altura dos pedais em duas bicicletas com slopings diferentes, que diferença sente o ciclista na condução da bicicleta?

Se a relação entre os 3 pontos de contacto é igual .. então não se vai sentir nada de diferente na condução, a única coisa que pode mudar é a "testa" da bike ter maior ângulo o que por sua vez modifica a inclinação da suspensão e ajuda nas descidas quando estás mais inclinado para a frente.

Sloping mais acentuados são suposto proporcionar posições de guiador mais elevadas que ajudam nas descidas. Sloppings menos acentuados sobrelevam o banco e reduzem a altura do guiador o que facilita as subidas, logo mais indicados para xc.

No entanto o sloping não é apenas a posição do guiador relativamente ao banco, há que ter em conta os pedais, que nas bikes com mais slopping estão ligeiramente mais abaixo proporcionando uma altura de banco inferior relativamente ao guiador. No fundo é um jogo de equilibrio entre 3 pontos.

Eu pessoalmente gosto de suspensões elevadas e slopings relativamente acentuados, mas depois quando chego a trilhos técnicos a subir ou subidas longas com inclinação acentuada, quase sempre desmonto. Mas prefiro assim pois posso disfrutar de maior conforto no geral e mais segurança nas descidas.
 
Basicamente,
uma bike com slooping acentuado tem um centro de massa mais baixo! melhor para descer e fazer coisas q precisem dum controlo extremo!

A subir... eu nao noto difrença, apenas q o espigao de selim fica mais exposto para ter a mesma altura duma bike com menos slooping! Isso pode causar problemas em espigoes menos resistentes!
 

P.M.

Member
Boas,

Não concordo com os comentários do Remi... O facto de ter maior ou menor sloping não tem a ver com o angulo de direcção. São factores pré definidos aquando do fabrico do quadro...
Os problemas que o Remi fala vêm normalmente de utilizar suspenções de curso maiores ao original, o que vai aumentar o angulo da testa do quadro.

A razão, e como o Freakzoide mencionou, tem a ver com o mais baixo centro de gravidade (dando maior estabilidade e manuseabilidade à bicicleta) e o teres menos altura ao quadro (standover height, ou seja a altura do chão ao quadro), e mais espaço de manobra (standover clearance, ou seja o espaço entre as virilhas e o quadro).

Na realidade não se pode dizer que bikes com maior ou menor sloping são para certa categoria. O que realmente acontece é que é impossivel de fazer dirt, street, fr ou dh em bikes com o tubo superior direito, pois passava-se o tempo a levar com o quadro nos joelhos e não se faziam nem metade das manobras...

Eu sou um adepto do sloping. Torna a bicicleta mais manobrável e mais ligeira (pode ser psicologico, mas um tubo superior direito faz-me uma confusão...)

Pedro
 

Remi

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P.M. said:
Não concordo com os comentários do Remi... O facto de ter maior ou menor sloping não tem a ver com o angulo de direcção. São factores pré definidos aquando do fabrico do quadro...

Bikes orientadas para descidas e manobras costumam ter um ângulo de testa do quadro superior às de xc .. não percebo porque não concordas.

P.M. said:
Os problemas que o Remi fala vêm normalmente de utilizar suspensões de curso maiores ao original, o que vai aumentar o angulo da testa do quadro.

Também, mas isso não tem nada a ver com slopping.

P.M. said:
Na realidade não se pode dizer que bikes com maior ou menor sloping são para certa categoria. O que realmente acontece é que é impossivel de fazer dirt, street, fr ou dh em bikes com o tubo superior direito, pois passava-se o tempo a levar com o quadro nos joelhos e não se faziam nem metade das manobras...

Não se pode dizer que seja .. mas o facto é que .. são :?
Pode-se usar bikes com sloppings muito acentuados em xc e bikes com tubo direito em fr .. não há regras expressas .. mas os problemas são óbvios, e é por isso que as pessoas escolhem segundo o uso a que lhe vão dar.

P.M. said:
Eu sou um adepto do sloping. Torna a bicicleta mais manobrável e mais ligeira (pode ser psicologico, mas um tubo superior direito faz-me uma confusão...)

Aqui estamos completamente de acordo :wink:
 

P.M.

Member
Boas,

Remi, em relação aos pontos que me citas, creio que apenas no primeiro não estamos de acordo, mas que nos outros andamos a falar no mesmo, mas com palavras diferentes... :lol:

Em relação à relação sloping-angulo da testa, não são factores dependentes. O que referes acaba por ser uma consequencia mais do mercado e da escolha das marcas que de uma qualquer relação geométrica. Vê o caso destes exemplos:

Specialized Stumpjumper HT 71.0º
Specialized Epic 70.5º
Scott Genius MC 69.2º
Scott Genius RC 70.2º
Scott Scale 71º
Kona Kikapu 68.5º
Kona Kula 69º

Escolhi estas marcas por serem das mais conhecidas e por duas razões. Todas as bikes da Scott têm um sloping quase nulo, enquanto que as Konas são das que têm mais. A specialized fica num ponto intermédio, sendo que no entanto a Epic é conhecida pelo sloping intenso.

A questão do angulo de direcção tem mais a ver com o tipo de orientação da bicicleta, sendo maior no caso de bicicletas de fr e dh, para melhorar o controlo da bike ao descer. O normal é numa bike de xc andar nos 68-71º, sendo o sloping consoante o design da marca...

Espero que me tenhas entendido... De resto concordamos em tudo...

Pedro
 

Remi

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Só falei do ângulo da testa, em tom de aparte, por ser algo que normalmente está associado (em especial em bikes de FR e DH).

Mas no fundo não tem nada a ver directamente com o slopping, e só vem fazer ainda mais confusão, por isso se calhar nem devia tê-lo referido :roll:
 
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