Sistema de "aparcamento" de bikes.

José Carlos

New Member
Boas, finalmente consegui!

Ao fim de quase dois anos a tentar, lá convenci os responsáveis da empresa onde trabalho,
a criarem condições de segurança para o pessoal passar a vir de bike para o emprego.
Assim, e após uma conversinha com o director geral (ufff!), vamos passar a poder contar com
um local destinado aos nossos meios de transporte de duas rodas, sem motor.

Foram muitos dias a confiar na sorte, e a deixa-las amarradas a um mero sinal de transito,
longe do olhar de quem quer que fosse.

Queria pedir a vossa valiosa opinião, para o seguinte:
Quais os sistemas que acham mais seguros e prácticos para deixar as bikes?
Admitindo claro, que serão deixadas bem trancadas a cadeado(s), e ao alcançe da vista
da empresa de segurança cá do sítio, assim como das camaras de filmar permanentes.

Deixem as vossas sugestões.

Ficam aqui alguns exemplos de que tem maior experiência no assunto:

Os mais simples;
br2bike.jpg

4orack.jpg


Curtido! Assim ainda me deitava a dormir em vêz de ir trabalhar :p
b10.jpg


Eh! He! Podia pôr um deste na parede do escritório :p
vr2_outside2.jpg


Cuidado para não levarem a bike errada
bbikepic3-sml.jpg


Nahh! E a roda da frente?
executive.gif


Demasiado sofisticado;
crankcase3.jpg


Quer dizer, isto é que é sofisticado, mas nao me parece...(€€€)
polysoquel.JPG


Realmente, a imaginação não tem limites...
fishgrey.jpg


E há muito mais. Pode ser que um dia este país evolua.
 

UrbanRider

New Member
No japão ou lá 'pró oriente existem umas "garagens" subterrâneas paras a bikes e têem uns terminais á superficie onde se deposita a bike e se paga (ja n sei bem se seria pago, ou mesmo como seria) e depois era ver a bike a ser "sugada" pelo chão para uma espécie de aramzem gigante subterreâneo. Aquilo até que era engraçado, e seguro!

Agora em relação á escolha, acho qu o mais seguro seria uns "caixotões de metal agarrados ao chão visto qu nenhum parte da bike ficava exposta a gatunos e mesmo em dias de chuva (etc) a bike ficava abrigada ;)

--------------------
EDIT
--------------------
Ooops agora é que consigo ver a imagem que demostra a minha ideia mas penso que seija em plastico (também é uma solução!)
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Na minha opinião pessoal, a opção mais harmoniosa no sentido de não se tornar um "mono" esteticamente, e ao mesmo tempo conseguir um número razoável de aparcamento é mesmo o da 2ª foto.

Os bancos tem a sua piada, mas 1 banco por cada 2 bicicletas, acho que ás tantas, havia mais bancos que eu sei la.

Uma boa iniciativa, quando isso tiver implementado avisa-me, acho que tem o seu intresse em ser reportado, bem como a empresa deve gostar de ser elogiada por tal motivo.

Um abraço
 

fg

New Member
Os dois primeiros são de facto os mais simples.
Permitem prender as duas rodas e o quadro. São eficientes e devem ser uma solução barata.

Parabéns aos teus patrões.
Passo seguinte : convencê-los a disponibilizar um espaço para balneário e troca de roupa. Isto já se faz "lá fora" há muito tempo.....

Um abraço
FG
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
fg said:
Passo seguinte : convencê-los a disponibilizar um espaço para balneário e troca de roupa. Isto já se faz "lá fora" há muito tempo.....

Isso já existe, sabes que a Visteon anda muito á frente :p

Só falta mesmo é haverem mais funcionários a deslocarem-se para o trabalho de bicla, sim porque ir para o trabalho com 4º Celsius como o Superbiker foi no outro dia... :roll:
 

cfernandes

New Member
Ludos said:
fg said:
Passo seguinte : convencê-los a disponibilizar um espaço para balneário e troca de roupa. Isto já se faz "lá fora" há muito tempo.....

Isso já existe, sabes que a Visteon anda muito á frente :p

Só falta mesmo é haverem mais funcionários a deslocarem-se para o trabalho de bicla, sim porque ir para o trabalho com 4º Celsius como o Superbiker foi no outro dia... :roll:

A empresa já teve um Plant Manager que morava em Troia e vinha trabalhar de bike vestido a rigor à ciclista e olha que já era Sr. pros seus 60 e tal. Grande homem o Mr. Paul Taylor.
 

Peso-Pluma

New Member
Não comparem Portugal com Holanda....porque não tem nada a ver. Na Holanda as pessoas andam muito de Bike...e têm um pensamento diferente de cá.

abraços

Pluma
 

Djinha

New Member
E prontos!!! A partir de agora, sempre que não tiver que levar material para o trabalho vou de bike...acho que consigo arranjar um cantito para a bike e outro para trocar de roupa :wink:

Realmente é pena a mentalidade das nossas gentes, e também a falta de civismo dos condutores, que já por mais de uma vez me fizeram razias que quase me jogavam ao chão :?
 

bixo

New Member
Quem me dera poder ir para o trabalho de bike mas ainda são 30 Km para lá e outros 30 km para cá. :(
Em relação aos estacionamentos as primeiras duas hipóteses parecem-me as mais simples e eficazes.

bjs
 

Joypoli

New Member
Comecei a usar mais a bike desde há dois anos a esta parte, devido a deslocar-me para o trabalho nela.
Moro a 25Km's (S. Pedro Estoril - Chiado) do trabalho, e como tenho balneários onde posso tratar da higiene, e garagem com Polícia à porta, adoptei esse percurso como uma forma começar o dia com mais energia.

Faço-o com mais frequência a partir deste mês, e é esse o meu treino para as maratonas.
Até mesmo em termos de horário, basta levantar-me 30mnts mais cedo para ir nas calmas.
 

ICH

New Member
E os automóveis não os assustam?
Moro a 10km do trabalho, balneários não são problema. Mas tenho muito medo dos po-pós. Um dos motivos pelos quais faço BTT.
Maldito país onde não se criam espaços alternativos aos carros e camiões.
Devíamos criar um lobby pela criação de ciclovias que ligassem zonas urbanas e não fossem meras vias de recriação.
 

fg

New Member
Grande Joypoli

Fazer todos os dias a marginal..... grande risco.
Eu moro em Paço de Arcos e há uns anos trabalhava no Monte Estoril e ia de bike. Era fixe porque ia "contra o trânsito".
Mas uma vez fui colhido na roda traseira por um carro que me atirou ao chão e pirou-se !
Felizmente foram só uns arranhões. O que é certo é que a partir desse dia comecei a ir sempre por cima do passeio ( do lado esquerdo, junto ao mar) para ver os carros de frente.
É fogo andar na estrada em Portugal !
Há dois ou três anos, um estrangeiro que ia em cima do passeio na marginal, foi assassinado (é o termo!) por um enlatado que subiu o passeio e o atirou para o desnível enorme na zona da praia da Parede!!!!

Mesmo assim, eu ainda lá ando, no passeio e na estrada... não há meio de ter juízo :roll:

Boas pedaladas ( com condução defensiva!)
FG
 

fg

New Member
Quanto à questão do ICH

Eu também acho que é importante a criação de mais ciclovias.
Mas essa não é a questão principal, na minha opinião.
O fundamental é criar situações que nos DEVOLVAM O DIREITO a circular com segurança ( de bicicleta e a pé), em qualquer via. Como !?
Dificultando o acesso dos automóveis aos centros urbanos, fechando mais ruas ao trânsito automóvel, aumentando as zonas de velocidade reduzida (30 km/h), melhorando a rede de transportes públicos, deixando circular as bicicletas nas faixas BUS, etc.
Não é só aparecer no dia da cidade sem carros, e depois mais nada durante o resto ano.....
Há muito para fazer, e algumas vezes as ciclovias fazem parte da demagogia de alguns políticos....faz-se uma em sítios onde ninguém anda, ou só anda ao fim de semana e dá a ideia que estão interessados em melhorar a situação.....mas depois alargam as autoestradas de acesso às cidades, falam em mais uma ponte para entrar em Lisboa.....Mas este tema "dá pano para mangas"....
Entretanto aconselho uma visitinha a estes sites
http://www.ecf.com/
http://www.fpcubicicleta.com/
Um abraço
Fernando Godinho
 
Top