Single speed do Biculas

350plus

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Claro que se aumentar muito vai ter problemas.

Mas assim pode usar um espaçamento igual ao que se usava com 7 velocidades por exemplo, em vez do espaçamento actual que usa 9 velocidades. Dar um bocadinho mais de espaço para a corrente respirar. De qualquer modo a minha sugestão de tirar a indexação do caminho era mesmo para tornar tudo muito mais resistente a desafinações. Imagina que o desviador leva uma pancada. Basta dar um toquezinho no shifter e volta tudo ao alinhamento perfeito.
 

jpsantos

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Boas,

Na minha opinião a diferença entre relações (16, 18, 20) não justifica tanto "trabalho" mas a questão de ter mais uma ou duas relações "à mão" é interessante.


E por que não optar só por dois pratos na pedaleira com desviador dianteiro e shifter, Claro que atrás tinha que ter um tensor.

Seria um sistema mais simples, mais fiável, mais fácil de instalar.
 

350plus

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Não Pratoni. A dinglespeed são 2 pratos à frente e 2 carretos atrás. Tringlespeed é a mesma coisa mas com 3 pratos à frente e 3 carretos atrás.

A relação de dentes entre eles é tal que o mesmo comprimento de corrente serve para as duas combinações. Basta que a soma do número de dentes das duas combinações seja igual.

Exemplo: Dois pratos (38t e 36t) e dois carretos (16t e 19t 18t)

Tens duas combinações: 38t - 16t (54 dentes total)
36t - 19t 18t (54 dentes total)

Basta trocar a corrente de uma combinação para outra para ter outro rácio. Isto é feito manualmente e demora o seu tempo.

Isto normalmente é mais usado pelo pessoal que gosta de ter uma bike para alternar entre uso de estrada e uso de BTT. Com uma troca rápida em casa pode ter a mudança mais apropriada. Na minha opinião não é um método especialmente prático, mas há quem seja adepto. Não me parece que seja isto que o Biculas pretende.

Edit: Corrigido após chamada de atenção do MRocha. :wink:
 

biculas

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Sérgio Nuno Silva said:
Olha lá, o meu granda "maluque".... e os apoios de travão do garfo, não queres??
:mrgreen:

Abraço

Boas amigo Sérgio.

Sim os apoios davam jeito, tenho que ir fazer-te uma visita.
Vou estar de férias, temos que combinar uma cafezada ou uma almoçarada, para pôr a conversa em dia.

Olha manda-me uma mensagem com o teu nº de telemóvel, pois há uns tempos o meu cartão de telefone berrou e perdi alguns números, incluindo o teu.



Pessoal, já considerei a hipótese dos três pratos à frente, mas isso implica um bom esticador traseiro e uma corrente bem maior.
Para aquilo que eu quero o mais viável é mesmo ter um só prato à frente e três carretos atrás com um desviador de caixa curta.


Kluca, ninguém disse que o que eu estava a pensar fazer é uma SS. Continuo fiel às SS, até porque até tenho duas, só estou pensando neste projecto, para quando me apetecer fazer melhores andamentos nas maratonas, ter essa alternativa.
Estou bastante contente com o conceito SS, até porque faço grande parte das subidas em SS, que muitos com MS não conseguem fazer, portanto não é uma questão de ter ou não pernas para a SS, mas sim de ter melhores andamentos naquelas maratonas que me apetecer fazer a abrir.

Grande abraço

Biculas
 

ze_zaskar

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biculas said:
Pessoal, já considerei a hipótese dos três pratos à frente, mas isso implica um bom esticador traseiro e uma corrente bem maior.

Tanto numa dingle (dois pratos) como numa tringle (3 pratos) não há necessidade de esticador de corrente. Tal como já foi dito, o comprimento de corrente é sempre o mesmo entre combinações. Mas para quem quer mudanças de relação em andamento estas não são as soluções mais acertadas.
:wink:
 

biculas

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Pois, mas é que eu não quero ter que parar, para trocar relações, o objectivo é mesmo trocar de relações em andamento, portanto implicaria um desviador dianteiro, e logo uma corrente maior e um bom esticador traseiro.

O meu objectivo, não é uma dingle ou tringle, mas sim uma Tri-speed.

Grande abraço

Biculas
 

MRocha

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350plus said:
...

Exemplo: Dois pratos (38t e 36t) e dois carretos (16t e 19t)

Tens duas combinações: 38t - 16t (54 dentes total)
36t - 19t (54 dentes total)

...

36+18=54
36+19=55
:mrgreen:
Não vá alguem enganar-se e comprar o carreto errado, achei por bem corrigir. :wink:

Ó Biculas, se já vais usar um desviador, um shifter e 3 carretos+meia dúzia de espaçadores num cepo que aceita 9 carretos, porque não usar 1X9? São só mais 50 gramas, talvez :ideia: Como já ficou demonstrado, até em competição, é uma solução, que, em alguns percursos, não compromete.E dá para usar à vontade um desviador de caixa curta, apenas com 1 prato à frente, mesmo que a cassete seja de 11-34.

Ou então, como alguem já referiu, um desses cubos nexus com 3v... Mantinhas o aspecto simples e a fiabilidade de uma ss e ainda ganhavas uma relação para subir e outra para descer ou rolar em estradão.

É que abdicares da simplicidade de uma ss e passares a usar shifter+desviador para usufruir de apenas 3 velocidades... Ainda por cima não deve ficar mais barato que usar 1X9 e vai ser mais chato de afinar, de certeza.

pratoni said:
uma dinglespeed é o mesmo que uns chamam flip-flop, certo?

Flip-flop são os cubos de BMX com duas roscas para a roda livre. Mete-se uma roda livre 18t de um lado e uma 16t do outro e conforme a pista seja mais lenta ou rápida escolhe-se a relação mais adequada. Como é rápido virar a roda ao contrário dá até para fazer entre uma manga e outra. Antigamente eram mais comuns estes cubos, quando as pedaleiras de bmx eram quase todas de 44t...
 

doc

Member
Muito gosta este gajo de complicar uma coisa tão simples...

Se queres uma coisa realmente estranha, opta por fazer uma coisa destas:
bike2.jpg

já tens umas 50 bicicletas em casa , não precisavas de comprar material.

Ou se quiseres ser diferente, ias mais para este gênero:
4a743e92b6bec8.46396720frogview-gallery.jpg


Para quê complicar? Quanto mais inventas mais ela avaria!!!!
 

jomendes

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DOC
acho que com os exemplos que estás a mostrar ainda complicas mais a coisa ao BICULAS...
parece que queres que em vez de 50 bikes/protótipos na garagem ele passe a ter ainda mais... :mrgreen:

BICULAS força ai com os teus projetos :yeah:
essa tua veia de inventor um dia ainda "dá frutos"
ainda certificas alguma patente que te dê rios de dinheiro e sucesso!

o DOC secalhar tem é inveja! (na brincadeira) :rotfl:


cumprimentos
boas pedaladas para todos
 

pratoni

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biculas said:
...
Kluca, ninguém disse que o que eu estava a pensar fazer é uma SS.

Então se calhar é melhor abrir um novo tópico para esse novo projecto, em vez de se insistir no off-topic neste tópico que é sobre singlespeeds, não? :wink:
 

carecabtt

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ora viva!!!
estive a ler atentamente estas alternativas, e porque nao optar por uma transmissao 1x9? ou 8 ou 7 ?

é uma valida opçao e nao tens tantas dores de cabeça :D

fica a sugestao! :mrgreen:
 

biculas

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A ideia é mesmo ter só três velocidades, tipo três single speed's numa só, pois normalmente e conforme o tipo de terreno que se tem, usa-se as relações 32/16, 32/18 ou 32/20.
Como o tipo de terreno aqui é muito diverso, pensei em fazer uma tri-speed, com a desmultiplicações mais usadas nas SS.

Grande abraço

Biculas
 

Dézinho

New Member
Grande Biculas,

Qualquer dia, já tenho a minha SS montada com peças usadas :mrgreen: :lol:

Manda foto da bike com esses tunning's todos :wink:

Abraço,

Dézinho
 

biculas

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Então aqui ficam mais umas fotos....

Antes tinha este:

DSCF7878.jpg


Agora montei este:

DSCF7875.jpg



Uma foto em grande plano do avanço já montado:

DSCF7879.jpg


É bem curto, de apenas 60mm, pois é para ver se melhoro a posição de condução, para não andar tanto em cima dos pulsos.


Uma foto da menina. Depois de ter tirado esta foto decidi voltar a trocar o selim Charge Spoon castanho, pelo preto.

DSCF7881.jpg



Grande abraço

Biculas
 

biculas

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Boas.

Os punhos rolam sim.
Apenas os tirei para dar uma limpeza e tratamento ao cabedal, pois vêm aí as chuvas e a lama e não quero que se estraguem.

Em breve voltarei a monta-los na bike, estou só à espera que me arranjem um pouco de sebo de ovelha, que segundo o meu avô, é o melhor que há para tratar o cabedal para o inverno.

Grande abraço

Biculas
 
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