Sinalização para BTT

doc

Member
Segundo percebi, as bolas grandes com btt em branco, seguindo-se de uma letra, corresponde ao ínicio de um precurso, e a letra corresponde ao percurso correspondente a um determinado mapa criado pelo Professor Arménio (já falecido), depois as bolas vermelhas e brancas, confirmam a boa dirrecção, ainda há outras que indicam a mudança de dirrecção. Encontram-se por todo o concelho de Loulé e tambem em Albufeira. Portanto quando encontrarem estes sinais, já sabem que não estão perdidos, pelo menos sabem que estão algures no Algarve :!:
 
Em percurso pedestres esse tipo de marcação é muito utilizado, mas sob a forma de riscas... existem dois tipo de percurso classificados conforme a distancia: Pequena Rota (PR) e Grande Rota (GR).

Os PR estão assinalados com riscas amarelas e brancas e os GR com riscas vermelhas e brancas, por exemplo em Sintra existe uma serie de percursos "turisticos" marcados de grande interesse.

GR11-E9 Caminho de Santiago, é um PP que se inicia em S. Petersbugo, (Russia), contorna a Europa pela costa Norte, passa pela Corunha, (Santiago de Compostela, Espanha), entra em Portugal por Valença e termina no Cabo de S. Vicente, é um exemplo de um Percurso Pedestre internacional. 11 é o número de registo Nacional, sendo o E de Europeu e 9 o seu nº de registo internacional.
 

José Carlos

New Member
nd_oliveira said:
Os PR estão assinalados com riscas amarelas e brancas e os GR com riscas vermelhas e brancas, por exemplo em Sintra existe uma serie de percursos "turisticos" marcados de grande interesse.
Então e os que stão assinalados com riscas vermelhas e amarelas !?? :?
Ou estarei a fazer confusão ?
 
Tens toda a razão....

Os percursos de Pequena Rota são marcados a vermelho e amarelo e os de Grande Rota são marcados a vermelho e branco
 

José Carlos

New Member
Bem me parecia que já tinha visto muitas riscas amarelas e vermelhas aqui pela Arrábida,
mas podia estar a ficar daltónico :p :p

Alguém sabe se esses caminhos são mantidos por alguém, tipo escuteiros ou militares? E qual a sua origem?
Segundo me disseram essas rotas tiveram origem com as peregrinações religiosas, há muito anos atrás.
Se isso for verdade, e uma vêz que as tais marcas estão tão bem conservadas,
deve haver alguém responsável pela sua manutenção.

Se alguém tiver alguns dados sobre este assunto, que partilhe aqui com a malta.
Inclusivé mapas onde estejam assinaladas as ditas rotas.
Quem sabe não se faz por aí um passeio só em rotas marcadas.
Seria: A rota das rotas grandes e pequenas (um bocado roto este nome) :p

P.S. - Já agora Paulo M, vais ter que mudar a tua mensagem para 21%:
Paulo M said:
Se o governo descobre que nós podemos ser mais uma fonte de receitas para ajudar o orçamento (já o somos quando pagamos iva's a 19%),
 
Normalmente esses percurso são mantidos ou por grupos de montanha, ou por particulares ou pelas Câmaras Municipais... normalmente os escuteiros não costumam marcar os percursos dessa forma (digo eu...).

Agora na Arrábida a questão é um pouco mais sensível... pois existem percursos que passam no interior da reserva integral (Mata do Vidal, Mata Coberta, Cascalheira :?: ), que é uma zona de transito interdito e que dá direito a pagar uma multa jeitosa.

Mas.... muitos desses percursos não são ciclaveis e podia-se até criar percursos específicos para BTT, com uns mapazitos a acompanhar.

Normalmente, o ICN colabora com essas iniciativas, porque se houver percursos identificados o pessoal que não conhece não se põe a inventar e a passar por zonas interditas onde vai pisar espécies protegidas.

Eu na minha zona... tenho andado aos poucos a fazer um levantamento de zonas interessantes, mas é um trabalho do género..."Hoje vou por aqui... agora vou meter por aqui.... f%#!&-se silvas....".

Depois é só agarrar numa carta militar e numas esferogaitas de cores e começar a marcar os trilhos... feito este trabalho é ir para o campo com umas latinhas de tinta e marcar os percurso... se as Câmaras Municipais apoiarem pode-se fazer uma cena mais pi-pi com plaquinhas... etc...
 
Top