Sigma ROX 10.0 GPS

Jovim

New Member
Boas pessoal! Sou novo a fazer analises, e nem sei se vou conseguir ajudar muito mas como já vi alguns tópicos de pessoal a pedir esclarecimentos acerca deste equipamento resolvi arriscar e tentar ajudar.


Adquiri recentemente o conjunto completo deste ciclo computador Sigma Rox 10.0, neste conjunto vêm incluídos os seguintes componentes e acessórios:

  1. Ciclo computador Rox 10.0
  2. Suporte para ciclo computador para colocar no avanço/guiador
  3. Sensor de velocidade Ant+ (inclui pilha)
  4. Sensor de cadência Ant+ (inclui pilha)
  5. Monitor de frequência cardíaca Ant+ (inclui pilha)
  6. Fita elástica para o monitor de frequência cardíaca
  7. Íman "Power Magnet" para a roda
  8. Íman "Power Magnet" para o crank
  9. Íman "Slim" para o crank
  10. Conjunto de Elásticos e abraçadeiras plásticas
  11. Cd com software "Sigma Data Center 3.3" e respetiva chave de ativação
  12. Carregador USB
  13. Cabo de dados USB-Micro USB
  14. Manual de instruções


De seguida deixo as especificações:

  • Recetor GPS
  • Transmissão Digital Ant+
  • Bússola digital de 3 eixos
  • Barómetro para cálculo de altitude
  • Medição de temperatura
  • LCD Monocromático "Full-Dot-Matrix" 128x160 px 1.7"
  • Bateria recarregável de iões de lítio
  • Resistente à água certificação IPx7
  • Log com capacidade de até 249h (log com intervalos de 1, 2, 5,10, 20 ou 30 segundos)


Funções:

  • Navegação de rota por GPS
  • Perfil gráfico de altura
  • Cálculo de potência compatível com medidores de potência Ant+
  • 9 Funções de bicicleta
  • 9 Funções de frequência cardíaca
  • 5 Funções de tempo
  • 8 Funções de potência
  • 3 Funções de temperatura
  • 4 Funções de medição de altitude
  • 9 Funções de subida
  • 8 Funções de descida
  • 3 Funções de estado
  • 5 Funções de navegação
  • 20 Funções de voltas

Ora depois de descrita toda a informação que pode ser encontrada por qualquer pessoa na Internet passo a descrever a minha experiência com o aparelho.


Muitos podem perguntar qual a necessidade de ter este tipo de ciclo computador para a pratica de BTT (e eu também questiono) mas inicialmente estava a pensar adquirir o Rox 9.1 mas como os que encontrava estavam ao preço que encontrei este pensei "comprar um já com GPS não deve fazer mal" e assim foi.

Ainda me estou a habituar visto que eu vinha de um modelo muito mais básico (sigma BC 1009 STS) ainda estou a analisar as funções disponíveis e a utilidade das mesmas para mim.

Mal liguei o aparelho pela primeira vez (foi preciso primeiro carregar a bateria parque vem totalmente descarregada) sou presenteado com um menu onde posso ajustar as definições do aparelho, linguagem, intervalo de tempo entre pontos de log, a “time zone”, ativar ou desativar a hora de verão, o meu nome, ativar ou desativar a funcionalidade de “Auto pause”, ativar ou desativar o alarme para a zona alvo, ativar ou desativar os sons, ajustar o contraste, e o tempo de duração da luz de fundo quando ativada (30 seg, 2 min, 5 min, ou permanente). Todas estas definições podem ser ajustadas também através do software do computador.

Também há um menu onde podemos (e devemos) ajustar definições acerca de nós próprios (género, data de nascimento, peso, altura, largura de ombros, e a frequência cardíaca máxima) tudo isto vai ser mais tarde para em conjunto com a cadência a velocidade e a inclinação ajudar ao cálculo da potência (para quem como eu não tem um medidor de potência).

Enfim há um sem numero de definições e julgo eu não ser necessário estar agora a enumerar todas (quem quiser pode descarregar o manual).

Depois disto “emparelhei” os sensores de velocidade, cadencia e “HRM” com o ciclo computador e comecei a fazer alguns testes.

Primeiras impressões foram que é fácil de usar para uma utilização mais básica, mal, nos colocamos em movimento somos avisados para carregar no botão “start” para ser dado início à gravação do log e a partir daí tudo começa a ser gravado, trajeto, cadencia velocidade, inclinação, altura, frequência cardíaca e potência (não sei se me esqueci de algum detalhe que seja gravado também). No fim ficamos com um trajeto gravado que pode ser seguido de novo no sentido inverso através de poucos “cliques”. No fim do treino podemos descarregar todas as informações para o computador e fazer uma melhor análise de todos os dados e fazer diretamente upload para o Strava ou fazer download dos detalhes para um ficheiro.



Uma das partes boas é que também podemos utilizar numa bicicleta sem nenhum sensor para ter uma utilização básica, pois no caso de não ser detetado nenhum sensor previamente emparelhado (de acordo com a bicicleta escolhida, 1,2 ou 3) o ciclo computador vai fazer a medição da velocidade por GPS.

Agora falando daquilo que eu tinha mais curiosidade acerca deste aparelho, os “mapas” ou “tracks”, há duas formas de seguir um “track” ou seguimos um previamente já feito e gravado no aparelho ou então podemos seguir um gravado através do computador.

Para gravar um track temos duas opções ou criamos um personalizado e aqui é fácil criar um se fizermos um percurso por estrada pois o software ajuda imenso (se tentarmos fazer um percurso fora de estrada é mais complicado mas é possível) ou então temos também a opção (que me deixou deliciado) de utilizar qualquer uma dos milhares de tracks disponíveis no GPSies.



Ainda não tive oportunidade de testar verdadeiramente a função de seguir os tracks mas por brincadeira defini um percurso por estrada até ao trabalho e meti-me no carro e lá fui e aquilo é sensível o suficiente para avisar que estamos fora do percurso quando vamos numa rotunda no caminho de volta (pois passamos pelo lado oposto da rotunda) por isso aqui a minha duvida se seria possível utilizar também em btt ficou esclarecida, pelo meu entendimento da coisa a resposta é sim.

Outro fator que me agradou muito foi ser possível quase personalizar por completo o ecrã que nos é apresentado durante o treino, podemos escolher quase qualquer combinação de detalhes que são mostrados (mais tarde irei colocar fotos exemplificativas)


Eu sei que esta análise é um pouco básica até porque eu ainda não explorei completamente o aparelho nem tenho tido oportunidade para isso mas estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenham e claro ao longo do tempo vou atualizando este tópico para o enriquecer.


Desde já agradeço todas as sugestões que possam fazer.
Obrigado e boas pedaladas.
 

Jovim

New Member
Não, o sensor de velocidade não vem incluído, mas pode receber informações de um ligado por ant+.
Mesmo não tendo ligado um medidor de potência ele faz um cálculo da potência através da velocidade cadência inclinação e uma estimativa da resistência do ar. Claro que não é muito fiável mas é uma ajuda no :)
 

Jovim

New Member
Aquilo não tem mapas, apenas carrega o percurso, não sabe se há caminhos ou estradas além do percurso carregado, apenas te mostra o percurso à frente e te avisa de saíres fora do percurso
 

LuisR

New Member
Jovim, se carregares um track por ex. do GPSies que tenha waipoints eles aparecem?
Aparece só "WP" ou os nomes que eles tiverem também aparece?
No software da sigma dá para criar também?

Cumps.
 

Jovim

New Member
Não percebo muito bem a questão dos waypoints, talvez seja alguma função que ainda não experimentei... sim lá no software da sigma dá para criar os percursos e também se podem utilizar/criar "points of interest" (POI's) não sei se é disso que falas, mas também ainda não testei isso
Bem vou dar uma volta matinal.
Fico à espera que me expliques isso dos wp para poder experimentar ;-)
Abc e boas pedaladas
 

BruMau

New Member
Bom dia.

O meu nome é Bruno e também tenho um Sigma Rox 10.0 e pela minha experiência posso-te responder que não, ele não consegue importar os POI do GPSies, usei o teu link para ver o track e depois fui ao DataCenter pesquisá-lo e quando o encontro, o DataCenter já não exibe os POI's. Cheguei mesmo a experimentar outro método, que consistiu em ir ao GPSies descarregar o track como gpx para o meu pc e importar o ficheiro através do DataCenter e o resultado foi o mesmo, nada de POI's.

O que o DataCenter permite é criar os nossos próprios POI's e depois transferi-los para o Rox.

iqT8MKyzj


Ele permite visualizar os que ele próprio vai buscar (DataCenter) mas não os criados pelo utilizadores do GPSies.

exNFVukXj


Podemos criar os nossos inseridos num dos tipos pré-definidos pelo DataCenter como o exemplo em baixo

eybuHVbbj


Ponto já gravado e visível no mapa

f0zKVQ3mj


Segundo a Sigma... "Waypoints can be marked and labeled for all trips. They are transmitted to the ROX®10.0 GPS within the track and a message appears when the waypoint is reached." Confesso que ainda não testei...

Espero ter ajudado.

Boas voltas.
 

BruMau

New Member
Peço desculpa mas não posso editar o post. Tive de o duplicar.

Como não recebi nenhum e-mail da administração do forum, peço-vos que me apaguem o post sem as fotos se faz favor, obrigado.

Bom dia.

O meu nome é Bruno e também tenho um Sigma Rox 10.0 e pela minha experiência posso-te responder que não, ele não consegue importar os POI do GPSies, usei o teu link para ver o track e depois fui ao DataCenter pesquisá-lo e quando o encontro, o DataCenter já não exibe os POI's. Cheguei mesmo a experimentar outro método, que consistiu em ir ao GPSies descarregar o track como gpx para o meu pc e importar o ficheiro através do DataCenter e o resultado foi o mesmo, nada de POI's.

O que o DataCenter permite é criar os nossos próprios POI's e depois transferi-los para o Rox.

T8MKyz.jpg


Ele permite visualizar os que ele próprio vai buscar (DataCenter) mas não os criados pelo utilizadores do GPSies.

NFVukX.jpg


Podemos criar os nossos inseridos num dos tipos pré-definidos pelo DataCenter como o exemplo em baixo

buHVbb.jpg


Ponto já gravado e visível no mapa

zKVQ3m.jpg


Segundo a Sigma... "Waypoints can be marked and labeled for all trips. They are transmitted to the ROX®10.0 GPS within the track and a message appears when the waypoint is reached." Confesso que ainda não testei...

Espero ter ajudado.

Boas voltas.
 

LuisR

New Member
BruMau, quando tiveres tempo podes criar tipo um waipoint perto de casa, para ver se aparece e como aparece?
E de um modo geral o que achas do rox10.

Cumps.
 

BruMau

New Member
Bom dia.

Posso LuísR, amanhã quando for fazer o meu treino já vejo isso.

Em relação ao rox10, convém explicar que venho de um rox 9.1 (2 anos de utilização) e este tenho-o desde Junho. Comprei-o apenas por uma questão de oportunidade, tive um acidente e a seguradora deu-me o valor do Rox 9.1 e quando fui para o comprar, verifiquei que por pouco mais, podia comprar o rox 10 e assim foi.

Até ao momento nada a apontar, tenho saudades da função Ghost Race do rox 9.1 e precisamente de criar um ponto de interesse em andamento, que podia ser analisado posteriormente no datacenter.

Para quem faz provas de 24h ou passeios de longa duração, tem o inconveniente da autonomia da bateria em relação ao uso de pilhas do rox 9.1.

A favor, o GPS que sem ser nada de outro mundo (pois já foi explicado que não tem mapas) dá uma grande ajuda nas voltas, para além de muita informação útil em tempo real de onde destaco, ver a altimetria, ou seja, saber o que vem pela frente.

Tenho lido que existem pessoas com lentes polarizadas, que têm dificuldade em ver a informação do visor, eu no entanto não tenho esse tipo de problemas, o visor é legível atendendo à quantidade de informação disponibilizada.

Tem funções e informação para um vasto leque de utilizadores, para uns chega a ser um exagero, eu acho melhor ter a mais que a menos :)

Em destaque, sem dúvida alguma, o software que tenho usado nestes últimos 3 anos, o datacenter, acho muito bom mesmo, e agora com a possibilidade de ver por onde andei, 5 estrelas.

Quem procura uma alternativa a um gps com mapas, esqueça, para uma prova/passeio puro de btt por gps, ainda recorro ao meu velhinho etrex hcx, por vezes os mapas fazem falta e a capacidade de routing.

É bonito (subjetivo), leve qb, com uma boa relação preço qualidade e com muita informação disponível para ser analisada, agora cada um vê aquilo que precisa, até porque nesta área estão sempre a sair mais e melhores soluções.

Cumps.
 

hugoluz

New Member
Boa análise, já tinha andado a ver este modelo, só faltava mesmo o feedback de quem já o tinha testado.
Agora as minhas dúvidas São o seguinte, fará assim muita diferença seguir um track sem mapa? Visto que 80% das voltas ser fora de estrada. E parece-me que a seta que da a indicação do trajecto é algo pequena, da para fazer algum tipo de zoom?

Abraço
Boas pedaladas..
 

BruMau

New Member
Boas.

LuisR em relação ao Waypoint, tenho de voltar a tentar porque sinceramente o que me apareceu foi um novo ponto no track, como se fosse um desvio, tenho de voltar a tentar porque posso ter feito algo mal.

HugoLuz, se faz diferença seguir um track sem mapa? Faz, o fato de podermos ver as estradas que nos rodeiam, ajuda bastante (atalhar, descobrir alternativas ao caminho, função de routing, dependendo dos mapas ver as curvas de nível para estimar a elevação, etc) no mato a diferença não é tão notória porque à partida também não vemos os caminhos por onde seguimos.

Em relação à seta, podemos ver o track carregado anteriormente em auto zoom, sendo a unidade que em função da velocidade e da quantidade de informação, estabelece a escala ou se não estivermos satisfeitos, podemos pôr em manual e definir qual a escala que queremos usar.

Cumps.
 

LuisR

New Member
Ok BruMau, quando testares novamente avisa.
Já agora no post anterior disseste o seguinde "para além de muita informação útil em tempo real de onde destaco, ver a altimetria, ou seja, saber o que vem pela frente."
Tipo tens indicação se o que vem a seguir é subir/descer quando vais a seguir um track é isso?

Cumps.
 

Jovim

New Member
BruNa eu também tive esse problema dos waypoints... aparecem no track mas quando passo por eles não tenho mais nenhuma informação, mas por imagens que já vi acho que era suposto outro menos avisar que chegamos a um waypoint. Ainda não tenho seguido traços para experimentar novamente...
 

hugoluz

New Member
Brumau, obrigado pela resposta. O ter estradas para mim é secundário, desde que ele me diga para onde ir e que seja fácil visualizar, já está bom. Já agora se saímos fora da rota ele imite algum sinal para chamar a atenção? Sempre da para ver a altimetria que vem pela frente num track carregado?

Abraço
 
Top