Sid RL VS Reba RL

Mato

New Member
Boas,

estou a pensar comprar umas destas 2 suspensões, ou a Sid rl ou a Reba rl modelos de 2013.
A minha pergunta é, quais as diferenças entre elas sem ser o preço e + ou - as 100gr de peso, vale a pena a Sid? quais os ganhos? manutenção?etc?

Obrigado
 

level1

Member
A reba é uma recon com algumas gramas a menos, sendo uma suspensão de gama media/alta, bastante resistente e com uma excelente leitura de terreno
A sid tem tudo o que a reba tem, mas é construída para competição, e secalhar até tem menos resistência, a nivel de manutenção não te sei dizer, mas se é para competir não podemos por os €€ em causa ;)

Se não ligas a pesos e queres ficar com algum no bolso vai para a reba, se realmente queres algo de topo a sid
 

Reanimate

New Member
Se tivessem dito que a REBA é uma SID mais pesada... ai sim... agora ao contrario é mesmo de quem não teve nem uma... nem outra...
 

edununo

Well-Known Member
Já Recon air, SID WC, Reba RL etc..... Para mim entre a Reba e SID não há grandes diferenças na eficácia mas a Reba é mais confortável.
 

raziel

New Member
Tenho uma reba e tive uma recon e na minha opinião pelo menos este modelo acho que não podemos comparar. A reba a meu ver está de longe acima da recon.

O peso da reba para a sid não sei bem quanto será mas penso que não chega a ser 100g :S E por comentários que vejo por ai dizem que a sid não se diferencia muito da reba isso sim.
 

ernez

Active Member
Olhem que eu tive uma recon gold tk, e tanto em peso como em comportamento era muito igual á reba rl, em relação á pergunta, a sid é um pouco mais dura no seu trabalhar, mas tem uma leitura de terreno fantastica quando se quer andar depressa, e até não flete muito.
 

Mato

New Member
Eu já estava mais inclinado para a reba rl 2013 agora ainda mais :D
Visto que vou mudar de uma recon a molas já vou notar uma grande diferença.....
Raziel, pelo que vi o peso não chega a 100gr de diferença.....
 

raziel

New Member
Eu também tive de fazer essa escolha a pouco e pela opinião do pessoal também fui para a reba rlt e não me arrependo.
 

edununo

Well-Known Member
As SID 2013 em diante, assim como as Reba 2013 em diante também já são Solo Air. A pressão de ambas as câmaras é colocada por uma única válvula.
 
A diferença entre a RL e a RLT, é que a RLT permite controlar manualmente o curso, através do rodar de um botão, que a suspensão faz quando está bloqueada, na RL esse valor é standart e não pode ser alterado.
 

Jocas22

Active Member
"uma boa suspensão de mola le melhor as areias do chão que uma a ar"

para quem já usou as duas, tenho de discordar e confesso que nunca tinha ouvido tal coisa.
 

FIRE_TVD

Member
atençao eu tenho uma reba rl 2013 e nao pesa 1519g mas sim 1460g com tubo cortado a cerca de 19.5cm por isso o peso é relativo em relaçao ao tamanho do tubo...

ainda naoposso dar opiniao em relaçao ao desempenho pois estao sem travao a frente pela falta do adaptador mas venho de xcr pelo que so no peso é uma diferença brutal...


na minha opiniao nao justifica pagar a diferença pa uma sid
 
Last edited:

demorider

Active Member
para quem já usou as duas, tenho de discordar e confesso que nunca tinha ouvido tal coisa.

Eu vou discordar que uma suspensão a ar seja mais suave a pequenas irregularidades que uma suspensão decente a molas... Já experimentei a topo de gama da rock shox para DH (boxxer wc) e gostei tanto da leitura de terreno dela que ao fim de um mes lhe meti um par de patins e lá foi ela para outra paragens, agora tenho uma boxxer rc com a mola indicada para o meu peso e garanto que lê mil vezes melhor as pequenas irregularidades do que lia a WC...

O problema do pessoal dizer que o ar é mais suave que as molas é que normalmente o pessoal anda com as molas de origem que muitas vezes não são as indicadas para o peso do rider, andar com uma mola para pesos entre os 70 e os 80kg é como andar com uns bons psi a mais numa suspensão a ar... Outra coisa que já vi aqui no forum é comparar uma SR Suntour de entrada de gama a molas com uma rock shox de gama media alta a ar e dizer que o ar é mais suave.... Obvio que sim, se estamos a comparar uma coisa que desenrasca com uma de gama media/alta não dá...

Mas não é preciso ir muito longe... Andem numa bike com amortecedor a molas com a mola indicada para o vosso peso e noutra com amortecedor a ar (amortecedores equivalente) e depois digam qualquer coisa..
 

demorider

Active Member
Já não fui a tempo de editar.. Ali em cima falhou-me uma coisa que vou retificar aqui..

Correção: O problema do pessoal dizer que o ar é mais suave que as molas é que normalmente o pessoal anda com as molas de origem que muitas vezes não são as indicadas para o peso do rider, andar com uma mola para pesos entre os 70 e os 80kg ​quando se pesa 60kg é como andar com uns bons psi a mais numa suspensão a ar...
 

Mato

New Member
Boas, desde já obrigado pelos esclarecimentos, na probikeshop começaram hoje os saldos e como a diferença de preço entre a reba e a sid não chega a 50.00€ já vem a caminho a sid :)
 

zykon

Super Moderador
o problema desse tópico é exactamente o que o demorider diz... comparam-se coisas de gamas muito diferentes sem saber muito bem do que se fala.

Das suspensões que já tive, e sendo que todas elas, com excepção da primeira eram/são de gamas médias altas a mais suave que tive foi uma marzochi de molas.
Agora ando com uma magura a ar, que apesar de ainda não estar bem afinada, é bastante sensível, mas julgo que ainda não está ao nível dessa tal marzo que tive.

As molas caíram em desuso nas gamas altas de XC por causa do peso
 

Mato

New Member
Recebo newsletter da probikeshop, a ultima dizia que hoje começavam os saldos até 60% mas em quantidades limitadas.... talvez tenha acabado a quantidade estipulada por eles.... mesmo assim vou lá espreitar :)
Mas o coisa é certa, a minha já vem a caminho :)
 
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