Sid RL VS Reba RL

#1
Boas,

estou a pensar comprar umas destas 2 suspensões, ou a Sid rl ou a Reba rl modelos de 2013.
A minha pergunta é, quais as diferenças entre elas sem ser o preço e + ou - as 100gr de peso, vale a pena a Sid? quais os ganhos? manutenção?etc?

Obrigado
 
#2
A reba é uma recon com algumas gramas a menos, sendo uma suspensão de gama media/alta, bastante resistente e com uma excelente leitura de terreno
A sid tem tudo o que a reba tem, mas é construída para competição, e secalhar até tem menos resistência, a nivel de manutenção não te sei dizer, mas se é para competir não podemos por os €€ em causa ;)

Se não ligas a pesos e queres ficar com algum no bolso vai para a reba, se realmente queres algo de topo a sid
 

edununo

Well-Known Member
#6
Já Recon air, SID WC, Reba RL etc..... Para mim entre a Reba e SID não há grandes diferenças na eficácia mas a Reba é mais confortável.
 
#7
Tenho uma reba e tive uma recon e na minha opinião pelo menos este modelo acho que não podemos comparar. A reba a meu ver está de longe acima da recon.

O peso da reba para a sid não sei bem quanto será mas penso que não chega a ser 100g :S E por comentários que vejo por ai dizem que a sid não se diferencia muito da reba isso sim.
 

ernez

Active Member
#9
Olhem que eu tive uma recon gold tk, e tanto em peso como em comportamento era muito igual á reba rl, em relação á pergunta, a sid é um pouco mais dura no seu trabalhar, mas tem uma leitura de terreno fantastica quando se quer andar depressa, e até não flete muito.
 
#10
Eu já estava mais inclinado para a reba rl 2013 agora ainda mais :D
Visto que vou mudar de uma recon a molas já vou notar uma grande diferença.....
Raziel, pelo que vi o peso não chega a 100gr de diferença.....
 

edununo

Well-Known Member
#12
As SID 2013 em diante, assim como as Reba 2013 em diante também já são Solo Air. A pressão de ambas as câmaras é colocada por uma única válvula.
 
#13
A diferença entre a RL e a RLT, é que a RLT permite controlar manualmente o curso, através do rodar de um botão, que a suspensão faz quando está bloqueada, na RL esse valor é standart e não pode ser alterado.
 
#14
"uma boa suspensão de mola le melhor as areias do chão que uma a ar"

para quem já usou as duas, tenho de discordar e confesso que nunca tinha ouvido tal coisa.
 
#15
atençao eu tenho uma reba rl 2013 e nao pesa 1519g mas sim 1460g com tubo cortado a cerca de 19.5cm por isso o peso é relativo em relaçao ao tamanho do tubo...

ainda naoposso dar opiniao em relaçao ao desempenho pois estao sem travao a frente pela falta do adaptador mas venho de xcr pelo que so no peso é uma diferença brutal...


na minha opiniao nao justifica pagar a diferença pa uma sid
 
Last edited:
#16
para quem já usou as duas, tenho de discordar e confesso que nunca tinha ouvido tal coisa.
Eu vou discordar que uma suspensão a ar seja mais suave a pequenas irregularidades que uma suspensão decente a molas... Já experimentei a topo de gama da rock shox para DH (boxxer wc) e gostei tanto da leitura de terreno dela que ao fim de um mes lhe meti um par de patins e lá foi ela para outra paragens, agora tenho uma boxxer rc com a mola indicada para o meu peso e garanto que lê mil vezes melhor as pequenas irregularidades do que lia a WC...

O problema do pessoal dizer que o ar é mais suave que as molas é que normalmente o pessoal anda com as molas de origem que muitas vezes não são as indicadas para o peso do rider, andar com uma mola para pesos entre os 70 e os 80kg é como andar com uns bons psi a mais numa suspensão a ar... Outra coisa que já vi aqui no forum é comparar uma SR Suntour de entrada de gama a molas com uma rock shox de gama media alta a ar e dizer que o ar é mais suave.... Obvio que sim, se estamos a comparar uma coisa que desenrasca com uma de gama media/alta não dá...

Mas não é preciso ir muito longe... Andem numa bike com amortecedor a molas com a mola indicada para o vosso peso e noutra com amortecedor a ar (amortecedores equivalente) e depois digam qualquer coisa..
 
#17
Já não fui a tempo de editar.. Ali em cima falhou-me uma coisa que vou retificar aqui..

Correção: O problema do pessoal dizer que o ar é mais suave que as molas é que normalmente o pessoal anda com as molas de origem que muitas vezes não são as indicadas para o peso do rider, andar com uma mola para pesos entre os 70 e os 80kg ​quando se pesa 60kg é como andar com uns bons psi a mais numa suspensão a ar...
 
#18
Boas, desde já obrigado pelos esclarecimentos, na probikeshop começaram hoje os saldos e como a diferença de preço entre a reba e a sid não chega a 50.00€ já vem a caminho a sid :)
 

zykon

Super Moderador
#19
o problema desse tópico é exactamente o que o demorider diz... comparam-se coisas de gamas muito diferentes sem saber muito bem do que se fala.

Das suspensões que já tive, e sendo que todas elas, com excepção da primeira eram/são de gamas médias altas a mais suave que tive foi uma marzochi de molas.
Agora ando com uma magura a ar, que apesar de ainda não estar bem afinada, é bastante sensível, mas julgo que ainda não está ao nível dessa tal marzo que tive.

As molas caíram em desuso nas gamas altas de XC por causa do peso
 
#20
Recebo newsletter da probikeshop, a ultima dizia que hoje começavam os saldos até 60% mas em quantidades limitadas.... talvez tenha acabado a quantidade estipulada por eles.... mesmo assim vou lá espreitar :)
Mas o coisa é certa, a minha já vem a caminho :)