Setup 2X9 com desviador de estrada

tkul

Utilizador Banido
A minha pergunta até seria outra...

quando se utiliza 36t+11t? Como já referi... na minha AM de 150 mm e 15,5 kg, pedalar a "todo o vapor" nessa relação, atiramo-nos para velocidades ridículas!
Quanto mais 44t+11t :D
 

prasquete

New Member
Boas ideias sim senhora, mas nem todas exequiveis!
Os quadros de btt, logo a seguir à caixa do eixo pedaleiro alargam muito, para puder albergar os pneus de btt, dai o eixo das bikes de btt ser maior que o de estrada e ter que levar as tais anilhas... Nao sei se uma pedaleira de estrada nao ficará perto de mais da escora...
Acho q a opção do prato pequeno de 30 dentes, ou ate de 28, com uma cassete 11/34 ou 32 fica muito bem, e de certeza q dará para quase todas as utilizações.
eu uso 32/44 e uma cassete 11/34 e dá para a maioria das situações, porque onde nao der, vai-se mais rapido a correr ao lado da bike do que em cima dela... :mrgreen:
Umas relações mais pequenas à frente favorecem a polivalencia, o prato maior que tens na bike, estando no meio, já pode ser usado com um maior leque de velocidades atras...
cups...
 
boas,alguem sabe o setup do absalon?estive a ver no site da shimano e so encontrei desviadores de estrada a puxar por baixo se o cabo passar por cima tenho que meter um de btt
 

Remi

New Member
Já chegaram as anilhas de 3,5mm e os parafusos de 13mm do CharlieTheBikeMonger :mrgreen:

Infelizmente as anilhas têm um diâmetro interior de 8mm (devia ser de 10mm) .. mas amanhã lá no trabalho peço ao torneiro para me "resolver" o problema, hehe.

À primeira vista já detectei que no meu quadro um prato de 44 nunca caberia por dentro da aranha, pois roçaria na escora ... mesmo assim é "à rasquinha" :shock: ... só depois de ter as anilhas maquinadas é que fico a saber se o mesmo não acontece com o prato 30.

Outro problema possível é o curso do desviador de estrada ... testei com um Ultegra de dois pratos que aqui tenho, com os pratos na posição corrente, o desviador não consegue chegar à talega, é mesmo preciso meter os pratos por dentro da aranha, como se vê na primeira foto deste tópico, na orbea alma do Absalon.

Chego assim à conclusão que estas modificações não são feitas confortavelmente em qualquer quadro ... há de facto limitações.

Mais uma vez, a primeira foto deste tópico, com a Orbea Alma do Absalon, com um desviador de estrada e os pratos por dentro da pedaleira .. é o exemplo perfeito de um quadro onde (provavelmente) foram criadas de raiz as condições necessárias para este setup ser possível sem problemas (cabo a puxar por baixo, escoras ligeiramente mais estreitas, possivelmente um eixo modificado ou um desviador de estrada modelo de três pratos ou modificado para ter curso adicional, etc).

Entretando este fim de semana já fiz mais alguns quilómetros e continuo a apostar forte nesta transmissão .. muito fiável e não me senti limitado em nenhuma subida.

Não tá fácil .. mas havemos de lá chegar .. ao setup perfeito 8)
 

prasquete

New Member
os pratos que o absalon usa sao um 30 no lugar do de 22 e um 40 no lugar do de 32, por isso é que os pratos cabem se roçar no quadro, e se virem bem esta foto:

http://www.foromtb.com/attachment.php?attachmentid=861351&stc=1&d=1222001591

podem ver que os pratos cabem lá mesmo à "rasca".
Já o desviadro parece um dura-ace dos novos, e para o desviador nao bater na escora inferior, nao respeita a distancia aos pratos, mas deve funcionar na mesma, e bem, pois ele não pareceu ter qualquer tipo de problema nos J.O.
 
boas estive a ver o site da shimano e reparei que o dura ace tanto da para puxar para cima como por baixo,e verdade ou estou a fazer comfusao?conseguem confirmar isso?um abraço
 

Remi

New Member
Remi said:
Já chegaram as anilhas de 3,5mm e os parafusos de 13mm do CharlieTheBikeMonger :mrgreen:

Já montei os pratos por dentro da aranha com ajuda dos parafusos mais longos e das anilha espaçadoras ... projecto falhado! não funciona :(

É demasiada tensão, o prato interior fica mal apoiado, para se conseguir este alinhamento é mesmo preciso arranjar um prato interior com bcd 64 mm e usá-lo no lugar da "avozinha"

No entanto, "aliviei" o meu problema de linha de corrente, passando uma das anilhas espaçadoras do eixo (2,5mm) para o lado esquerdo da pedaleira.

É uma solução simples e elegante para o problema .. afecta muito pouco a centragem do pedaleiro e resolve em grande parte o problema de linha de corrente.
E como apenas estamos a mover 2,5mm em vez dos 3,5mm não há problemas de pratos a roçar nas escoras, até mesmo com os pratos 44x32 de origem ... talvez até dê para usar um desviador de estrada duplo (não testei).

Remi said:
Outro problema possível é o curso do desviador de estrada ...

Já sei algo mais sobre isto.

Está confirmado, para se utilizar um desviador duplo é necessário utilizar os pratos na posição interior e média .... quem apenas pretende remover a avozinha tem de adquirir um desviador de estrada triplo, ou não terá curso suficiente.

Remi said:
Entretando este fim de semana já fiz mais alguns quilómetros e continuo a apostar forte nesta transmissão .. muito fiável e não me senti limitado em nenhuma subida.

No sábado fui fazer uma volta bastante puxada com uns amigos ... apenas 42kms mas com 1500mt de acumulado, percorremos quase todos os pontos mais altos em volta da zona de Torres Vedras.

Confirmo que é uma transmissão muito exigente para este tipo de terreno, passei o domingo a curar um belo empeno :mrgreen: ... mas isto com o tempo vai lá, hehe .. é apenas uma questão de hábito, estou satisfeito.
 

Marreiros

Active Member
Ó algarvio :D posta aí mais info sobre o material que montaste. :wink:

Eu estou a pensar utilizar na frente desviadores de estrada: Sram Red ou Campagnolo Record ou Chorus.
O preço irá ditar a escolha. :mrgreen:
 

Remi

New Member
Marau, com o cabo a puxar por cima vai ser complicado adaptar um desviador de estrada.
Cuidado, não invistas antes de teres uma solução viável.

Percebi bem, estás a usar 28 na avozinha + 42 no meio? ... Estava a ponderar esse setup, porque no meu quadro o 30 roça na escora :s ....

... estás a gostar ou achas o 28 muito "leve" ? .. E já agora, com cassete 11x32 ou 11x34?
 

marau

New Member
para meter o cabo apuxar por cim tem um truque "basico". 4 feira já terei o desviador de de estrada. enfim isso é para outro dia. lol
o desviador que irei meter é uma dure-ace dupla.
eu estou a usar um 30 no prato pekeno e um 42. a cassete é 11-34

ainda não experimentei bem a bike so andei prai 3 kilometros amnha seráo derradeiro primeiro teste.
sim o 28 já é um pouco leve. poderá meter um 29 que enquadra-sse melhor.
 

marau

New Member
a parte do cabo a puxar por cima é para outro dia. quando tiver completamente feita. agora mais não digo. mas acredito que gentes do forum saibam fazer. fiquem bem
 

jota

Member
Estas configurações já não novidade. Relembro que o Roberto Lezaun, um dos melhores atletas espanhóis de XC dos finais dos anos 90 e inicio dos 00, corria com mudanças de configuração estradista! Talvez fosse uma herança do seu passado como ciclista de estrada ao serviço da Banesto, Euskadi, etc.
 

David Raquel

Active Member
pjc,

é perfeitamente possivel adaptar o desviador para puxar por cima, basta arranjares um adaptador destes

attachment.php

attachment.php


http://www.speen.de/webshop/index.html
 
Top