Setup 2X9 com desviador de estrada

p4ulo

New Member
Irei fazer em breve uma montagem com um desviador de estrada, sram rival, com 2 pratos (26x40), mas enquanto nao compro os 2 pratos, posso utilizar o sram rival a funcionar com 3 pratos?

cumprimentos
 

DanielSantos

New Member
Eu sei que isto ja deve ter sido perguntado e respondido muitas vezes mas o que e preciso para meter 2 x 9? e so os 2 pratos e ja esta?
 

HR

New Member
ajuda

Boas amigos,

Preciso de uma ajuda.

Tenho todo o material necessário para a aplicação de um Dura Ace a funcionar com um 2x9 no entanto o mesmo simplesmente não funciona! Na foto abaixo pode-se ver todas as peças no sítio (excepto claro o cabo que não está preso :) ) composto pela abraçadeira BBB o desviador Dura Ace e o adaptador para puxar o cabo por cima específico para Shimano...

dsc06620w.jpg


O que se passa é que o shifter (XTR) mesmo aplicando uma força acima do normal não consegue deslocar o desviador do prato pequeno para o do meio... com a mão o desviador mexe sem qualquer entrave mas com o cabo a puxar não vai...

Aguardo dicas...

Cumps.
HR
 

Rider88

New Member
Será que tens o desviador bem limitado? Se tiveres o parafuso "High" muito apertado o desviador "bate" no parafuso e não faz o curso que pretendes... Não sei se me fiz entender...
 

HR

New Member
Boas,

Os limites estão ok pois se o puxar com a mão o desviador vai certinho para onde quero... dá-me a ideia é que não faz efeito de alavanca suficiente quando puxado pelo cabo...

Cumps,
HR
 

Rider88

New Member
O desviador faz o "click"? Ou seja, ao aplicares força no manipulo ele puxa o cabo e prende na posição ou nem sequer chega la?
Quando coloquei o meu dura ace o 7800 tambem notei que precisava de exercer mais força no manipulo para mudar de mudança, mas acho que é porque a mola tem muito mais tensão do que o desviador que tinha anteriormente.

Colocaste bichas e cabos novos? Verifica se ta tudo no sitio...
 

HR

New Member
Boas,

O desviador não chega a fazer o "click" e já com uma força enorme exercida.
Cabo novo e a funcionar bem, leve e lubrificado mudando no shifter e segurando/puxando o cabo com a mão funciona a 100%...
Começo a questionar-me se o adaptador para puxar por cima será o correcto?!...
 

Rider88

New Member
Acho que não deve ser do adaptador porque a unica coisa que ele faz é mudar o sentido de rotação, mas quando maior for a distância entre o cabo e o ponto de rotação maior será o momento logo menor força vai ser necessária.
Será que estás a colocar o cabo o sitio correcto?

Ve la se tens assim:
adapter-umwerfer.jpg
 
De que marca é esse adaptador?

Assim à primeira vista parece-me que é demasiado curto, isto é, tem pouca alavanca. Normalmente costumo associar esses mais curtos a desviadores Sram. Os mais longos aos Campagnolo. E os 'médios' à Shimano. Mas posso estar enganado...

edit: não vi o post do Rider88, mas realmente os adaptadores parecem ser iguais! HR, o teu desviador é o 7900? Será que requer um adaptador diferente? Experimenta os Carbon-Ti!
 
Last edited:

HR

New Member
Boas,

Exacto é o 7900, e sim o cabo aperto-o nesse mesmo sitio... agora quanto ao adaptador é que não sei... este era o único da Procraft que existia para Shimano.

Vou pesquisar sobre os Carbon Ti e ver se são assim tão diferentes...

Cumps,
HR
 

nogueira.nuno

Active Member
O Angulo do adaptador tem que ir mais abaixo para fazer bem o curso do desviador no entanto mesmo sendo esse da Shimano como dizes, se fosse mais comprido de certo funcionaria bem melhor e seria mais "leve" a actuação do mesmo. Não sei de cabeça os modelos mas se e como o André disse então só comprando/trocando pelo correcto.

Se nao quizeres ou puderes agora trocar para baixares esse angulo e testares o que digo experimenta apertar o adaptador sem estar o batente contra o batente do desviador e aposto que assim funciona.
Nesse caso tens que cortar uma anilha grossa e levantares a ponta para ficar entre os batentes e dar mais angulo ao adaptador ;)
 
Last edited:

Rider88

New Member
Pois lá está a questão dos momentos que tinha falado... Eu nao tive problemas com o meu porque o meu quadro "puxa o cabo por baixo".

Se não quiseres gastar mais dinheiro podes sempre fazer o que um user aqui do forum ja fez (não me recordo quem). Vês mais ou menos qual a distância entre furos do adaptador correcto para o teu caso, agarras num pedaço de metal e fazes 2 furos com o mesmo diâmetro e espaçamento e tens o problema resolvido!

Cump
 

HR

New Member
Vou ver se faço uma experiência com um pedaço de AL e logo vejo o resultado...

André se conseguires essa foto e a medida entre furos agradecia-te. Se estiver encostado e o quiseres vender diz algo :)

Abraço
 

HR

New Member
Após uns trabalhos com a "dremel" cheguei à conclusão que de facto a falha está no adaptador inclusivamente alterei em várias posições conforme sugerido pelo nogueira.nuno. Fiz numa peça de aluminio um mais comprido e viu-se logo a diferença... empenou foi entretanto :)

Amanhã vou contactar quem mo vendeu e ver se realmente não existe outro "mais específico" para Shimano a ver no que dá, caso contrário parte-se para outra...

Cumps e obrigado pelas dicas.
Abraço
 
Boas,

Também eu pretendo mudar de 3x9 para 2x9 e usar a relação 26-40 e 11-34, mas tenho uma dúvida que ainda não vi aqui respondida.
Ao mudar a relação tenho de retirar elos da corrente ou mantenho o tamanho actual. Os que tiraram elos, tiraram quantos??

Cumprimentos e boas pedaladas
 
Top