Setup 2X9 com desviador de estrada

TUBORG98

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Está cada vez mais em voga e são vários os utilizadores, os mais famosos Julien Absalon e Cristophe Sauser são alguns dos exemplos. Também a nível nacional são vários os atletas a usarem este sistema.

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Sauser_2009_Epic_spider-850-99.jpg


Com esta alteração pode-se poupar em alguns casos mais de 100gramas, pois para além de se retirar o prato mais pequeno, a troca de desviador por um de estrada permite também uma poupança assinalável. O único senão desta alteração é que é aconselhável que o "kit" de pernas também esteja incluído, porque sem a avozinha, não há grandes alternativas senão dar ao crank. :mrgreen:

Para os que já aderiram a este sistema, deixem aqui as vossas opiniões e qual foi o valor da vossa "poupança".
 

Alf

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Simplesmente tirando o prato pequeno, e ficando com o 32 e 44, tira-se cerca de 20g certo? Ora, se não me engano, a maioria dos utilizadores deste sistema opta por cassetes 11-34 em vez de 11-32. A diferença entre estas cassetes, em peso, é de cerca de 40g (shimano XT), ou seja, tirar o prato pequeno e substituir a cassete por uma 11-34 acrescenta 20g à bicicleta. Se a cassete for XTR ou SRAM 990, a diferença de peso anula-se, pois a diferença das cassetes é semelhante ao peso do prato pequeno.

Mas se se substituir os pratos por uns 29 e 42 e o desviador por um de estrada, aí já se fica a ganhar. Porque não um desviador de estrada triplo e uns pratos (3) mais leves, com cassete 11-32? Qual a diferença de peso entre este setup que falei agora, e o dos dois pratos? Digo isto porque tenho ideia que os desviadores de estrada triplos também funcionam, mas sem certezas :wink:

PS: Usei pesos retirados do weightweenies.
 

350plus

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Não sei se existe essa necessidade real de montar uma cassete de 34 atrás se o objectivo for provas Crosscountry.

Assumindo que o desviador consegue ir buscar todas as mudanças atrás, ficamos com uma relação mínima de 32-32,ou seja de 1:1. Na minha opinião esta relação é mais que suficiente para XC. Falo nisto porque fiz umas poucas provas de XC em singlespeed com 32-16, ou seja 2:1 e mesmo com a minha preparação física mediana consigo subir tudo. Um atleta de topo de XC conseguirá subir isso facilmente e depressa.

Parece-me uma boa maneira de baixar peso, com a adição do desviador de estrada. No entanto penso que para maratonas e distâncias épicas é aconselhável manter os 3 pratos, pois permitem tomar ritmos mais lentos nas subida e consequentemente poupa-se energia. Outro pormenor a não esquecer é que as mudanças muito baixas são essenciais para atravessar grandes zonas de areia, devido ao binário elevadíssimo que proporcionam.
 

David Raquel

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finalmente um tópico com interesse!

Tenho andado bastante atento a este sistema, pois também estou em vias de aderir!

No meu caso, ja tenho o desviador de estrada e poupei só no desviador 50gr. A ideia agora é montar um prato 30 e outro 42 e a cassete ou manter a 11-32 ou mudar para 11-34.

Para se montar um prato inferior a 30d (4 furos), esse prato tem que se colocar no lugar da avozinha (exemplo da foto da bike do absalon, onde a talega esta no lugar do prato do meio e o prato 29d está no lugar da avozinha.

Vou ficar de olho neste topico :)
 

Remi

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A semana passada finalmente fiz a troca para este sistema, estou a usar pratos 30+42 (30 da Extralite e 42 da TA) e cassete 11-34 ... o desviador mantive o mesmo, apenas afinei os limites para esta nova "realidade".

Este fim de semana fui fazer a peregrinação anual Lisboa-Fátima, dois dias pelos "caminhos do Tejo" nas calmas, e fiz o meu teste a esta nova transmissão.

Resultado:
- Não senti falta nenhuma da "avózinha", faz-se tudo bem mesmo sem usar as mudanças mais leves.
- Andei MUITO tempo em talega, mesmo em subidas ... o prato 42 é muito mais usável que o 44, muitas das subidas nem reduzia, era só bloquear a frente, meter-me em pé .. e siga em talega.

É de notar que é preciso fazer uma pequena rectificação à aranha do pedaleiro para se poder usar o 30 dentes da Extralite, mas são umas limadelas que se fazem bem em casa sem perigos.

Se alguém encontrar algum prato TA de 30 à venda, avise pois o Extralite é bastante caro (50€).
 

David Raquel

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Remi, é exactamente essa configuração que quero!

Prato TA de 30 não existe, só de 29 (mas para o lugar da avozinha)


fotos disso? :mrgreen:
 

TUBORG98

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Há comentários que são perfeitamente dispensáveis, se não vão contribuir com nada de positivo para o tópico abstenham-se de escrever.

:back2topic:

Desviador Campagnolo Record com pratos Extralite com o maior prato colocado ao meio.
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Alf

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Eu falei na cassete 34 porque há efectivamente muitos atletas que optam por isto e usam mesmo a 34. Conheço alguns que não abdicam da avozinha mesmo sabendo que pesa, e têm muita capacidade para usar talegas.

Mas ainda não me esclareceram em relação ao ganho e aos desviadores triplos :wink:
 

David Raquel

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Remi, pelo menos de aspecto ficou espetacular!

Tuborg, sabes quantos dentes tem esse prato extralite "pequeno"? Podia ser o de 30d, mas para isso teria que estar no lugar onde está a talega (?) :roll: :roll:

Como o Remi disse, ha pedaleiros onde o prato extralite não "entra" bem..tem que se limar um bocado.

A minha dúvida é: uma vez que o prato passa de um 32 para um 30 será que é mesmo preciso usar cassete 34?

Ou por outra..qual é a diferença entre 32-34 e 30-32?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

tudo se resume a relações de transmissão calculando-se pela relação do nº de dentes de roda pedaleira / nº de dentes do carreto.

Há n combinações de pratos pedaleiros e cassetes, aqui ficam os já discutidos:

29 42 29 42 30 42 22 32 44 22 32 44
34 0,85 1,24 32 0,91 1,31 32 0,94 1,31 32 0,69 1,00 1,38 34 0,65 0,94 1,29
30 0,97 1,40 28 1,04 1,50 28 1,07 1,50 28 0,79 1,14 1,57 30 0,73 1,07 1,47
26 1,12 1,62 24 1,21 1,75 24 1,25 1,75 24 0,92 1,33 1,83 26 0,85 1,23 1,69
23 1,26 1,83 21 1,38 2,00 21 1,43 2,00 21 1,05 1,52 2,10 23 0,96 1,39 1,91
20 1,45 2,10 18 1,61 2,33 18 1,67 2,33 18 1,22 1,78 2,44 20 1,10 1,60 2,20
17 1,71 2,47 16 1,81 2,63 16 1,88 2,63 16 1,38 2,00 2,75 17 1,29 1,88 2,59
15 1,93 2,80 14 2,07 3,00 14 2,14 3,00 14 1,57 2,29 3,14 15 1,47 2,13 2,93
13 2,23 3,23 12 2,42 3,50 12 2,50 3,50 12 1,83 2,67 3,67 13 1,69 2,46 3,38
11 2,64 3,82 11 2,64 3,82 11 2,73 3,82 11 2,00 2,91 4,00 11 2,00 2,91 4,00


Jepas
 

Remi

New Member
Até agora o único problema deste sistema é o excesso de desvio de corrente que acontece quando se usa a talega nas relações mais pequenas, mas a foto que o Tuborg postou abre novas possibilidades, vou explorar essa solução, Obrigado!

David Raquel said:
Como o Remi disse, ha pedaleiros onde o prato extralite não "entra" bem..tem que se limar um bocado.

Não é o prato que não entra, é a corrente que precisa de espaço para encaixar .. quando montares o prato percebes logo o problema, mas resolve-se facilmente com uma lima.

David Raquel said:
A minha dúvida é: uma vez que o prato passa de um 32 para um 30 será que é mesmo preciso usar cassete 34?

Eu preciso ... tu podes não precisar ... isto cada um escolhe as relações que lhe dão mais jeito ... a tabela postada ajuda muito, usa-a comparativamente o que tens e rapidamente chegarás a uma conclusão.
 

TUBORG98

New Member
A Extralite possui pratos 44D peso 62gr custam €49
32D peso 28gr custam €39
30D peso 28gr custam €49
22D peso 16gr custam €24

Na Spécialités TA na gama Chinook prato exterior em 46, 44 e 42 dentes.
prato intermédio 42, 40, 38, 36, 34 e 32 dentes.
prato interior ø 64mm em 30, 28, 26, 24 e 22.
prato interior ø 58mm 24 e 22.

Na FRM temos prato 44D peso 60gr;
32D peso 30gr;
22D peso 15gr.
A FRM na pedaleira que vendem utilizam pratos 42-27 (2x9). E dizem ser a perfeita combinação para XC com uma cassete de 11-34, utilizando um desviador de caixa média e sempre que possível um desviador na frente de estrada.
Guarnitura%20CU2-M18%20Integral%20composizione.jpg


Na Stronghlight temos prato exterior 46 e 44D;
intermédio 34 e 32D;
interior 24 e 22D.

Se souberem de mais opções coloquem aqui.
 

Remi

New Member
TUBORG98 said:
Na Spécialités TA na gama Chinook prato exterior em 46, 44 e 42 dentes.
prato intermédio 42, 40, 38, 36, 34 e 32 dentes.
prato interior ø 64mm em 30, 28, 26, 24 e 22.
prato interior ø 58mm 24 e 22.

Excelente informação, esta gama é perfeita! ... Com o prato intermédio 42 e o interior 30 o problema da a linha de corrente fica resolvido e como os pratos da TA são bastante mais económicos que os da Extralite "mato dois coelhos de uma cajadada só", hehe!

Alguém sabe onde posso adquirir estes pratos, online ou em loja?

PS: Em relação à questão do peso ... sinceramente pouco me importa, não é esse o meu objectivo ... mas a quem interesse: o retirar do prato interior é "relativamente" anulado pelo acréscimo de peso de passa de cassete 11-32 para 11-34, logo retirar a "avozinha" apenas para poupar umas gramas não é um argumento de grande validade na minha modesta opinião. Mas se acharem que vale a pena, força.
 

TUBORG98

New Member
Quanto realmente pode ser essa poupança?

- peso da "avózinha";
- parafusos da "avózinha";
- normalmente usam-se pratos menores 30D ou 28D;
- pode-se andar com desviadores de caixa menor (não há tanta tensão na corrente);
- utilização de desviador de estrada.
 

Remi

New Member
TUBORG98 said:
Quanto realmente pode ser essa poupança?

- peso da "avózinha";
- parafusos da "avózinha";
- normalmente usam-se pratos menores 30D ou 28D;
- pode-se andar com desviadores de caixa menor (não há tanta tensão na corrente);
- utilização de desviador de estrada.

Se tiveres material "stock" ... pratos forjados e parafusos de aço, vais sentir alguma diferença.

Mas se já estás a substituir/remover pratos maquinados e parafusos de alumínio então a diferença vai ser quase anulada (falta quantificar o "quase", hehe) pela passagem de cassete 11-32 a 11-34.

Para os weight-wenies, é mais um passo que pode dar a perder algumas valiosas gramas ... para todos os outros acho que é tão pouco que será muito pouco relevante.

No meu caso, fiz a troca porque sou um simplista e como já estou habituado a andar de SS e de bike de estrada em relações pesadas .. pouco notei ... qualquer perca de peso foi um bónus.
 
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