Serra de São Lourenço (Viseu) 18-07-2010

visiense

Member
Actualizado: depois de ser esclarecido pelo Pedro Augusto, percebi que a serra onde subi não era a de São Liurenço mas sim a de São Salvador. No texto está alterado, no entanto, o título não consigo.


Hoje, finalmente, levei comigo a máquina fotográfica para a volta que mais gosto de fazer na zona de Viseu, e que desta forma posso partilhar com quem ainda não conhece.

Foi apenas a terceira vez que subi à serra de São Salvador. Outras vezes andei a exporá-la, indo apenas até à barragem de Várzea, até que, finalmente, decidi que já estava farto de explorações e toca a subir até à vigia da Serra de São Salvador. Das duas primeiras vezes esqueci-me da máquina fotográfica, mas desta vez não.

Saí então da minha terra em direcção a Viseu, e daí, comecei a subida, em direcção ao aeródromo e ao marco geodésico situado a leste dele. Foi a primeira grande subida do dia, que se fez de forma bastante suave, não fosse ela longa e com algumas zonas planas pelo meio. A dificuldade maior são os últimos 5km da subida, onde o piso e as inclinações já vão fazendo suar. Chegados ao marco geodésico, olhamos a vista em redor: Viseu ao longe, bem guardado pelo Caramulo a oeste, e pela Estrela, a leste, e para norte, o objectivo da volta, a serra de São Salvador, e no seu alto, a vigia de São Salvador. Inicia-se a descida em direcção ao rio Vouga, com trilhos florestais, numas zonas mais rolantes, noutras, mais técnicas, mas sempre divertidas. Quase a terminar a descida, encontra-se uma placa curiosa! Quem terá dado o nome ao local?

Saída de Viseu

Singletrack em direcção ao aeródromo







A foto da praxe…

Viseu ao longe

Serra de São Salvador – o objectivo

Que terra curiosa! Eh eh

Passando o rio Vouga, começa a maior dificuldade do dia: uma subida com 10km de extensão e 438m de desnível para chegar à vigia de São Salvador. Lenta mas progressivamente, o alto é conquistado, com a paisagem a revelar-se deslumbrante, e o xisto, aqui e ali, a mostrar-se imponente. Da vigia vemos a sul um pouco da cidade de Viseu, mais perto, a barragem da Várzea, onde haveria mais tarde de passar, e as serras do Caramulo e da Estrela, a oeste, a Arada e Montemuro, e a leste, Vila Nova de Paiva.

vigia

a paisagem vista lá de cima

Depois, veio a parte mais alucinante deste dia, a descida até à barragem da Várzea. Foi uma mistura de descidas muito inclinadas e cheias de pedra, outras mais rolantes e boas para ganhar velocidade, e ainda outras muito técnicas. Pelo meio, umas zonas planas (poucas, muito poucas), para descansar os braços! Chegados à barragem da Várzea, é tempo de encher os cantis, descansar um pouquinho, e seguir viagem. E segue-se o resto da descida até ao rio Vouga.





que rica descida

uma escultura natural



paisagens lindíssimas

e a descida continua

aqui todo o cuidado é pouco!

barragem da Várzea


A partir daí, é sempre a subir até Cavernães, por trilhos florestais com uma sombrinha, que nestes dias de calor e àquelas horas, foi muito bem vinda. Chegados aí, estão ultrapassadas as principais dificuldades do dia, e depois, com algum sobe e desce, é rolar até casa, através de mais uns trilhos muito bons, uns com paisagens belas sobre a serra da Estrela, e outros, com trilhos técnicos divertidos mas que abusam dos braços, e pelo meio, ainda um pequeno single-track.
um caminho florestal que o pouco uso transformou num singletrack “cavernoso”

a serra da Estrela ao longe

mais um singletrack: pequeno mas saboroso!


Terminei com 70km marcados no conta-quilómetros, 4h20 a pedalar, e, de acordo com o Gpsies.com, 1400m de acumulado.






PS: As fotos estão com baixa resolução, mas se alguém quiser alguma, peça-me por MP que eu mando por mail.

Boas pedaladas e boas aventuras!
 
Last edited:

helio69

New Member
Conheço muito bem esses trilhos!

No entanto normalmente faço ao contrário, vindo de castro Daire e desço para a Barragem... É o percurso que fazemos na travessia Castro Daire - Viseu!

Aliás, para os interessados, relembro que um destes dias vamos fazer mais uma edição da travessia, em autonomia completa. Saida de Castro Daire. Regresso a Castro Daire de Carro ou na bicla!
 

visiense

Member
Olá.

Da primeira vez que fui para aí, ainda desci a Casais do Monte e andei a circundar umas serras ao lado. E ainda me hei-de aventurar mais em direcção a Mões. Gosto muito desta zona e dos trilhos. E ainda há muito para explorar! :)
 

Pedro Augusto

New Member
Uma correcção: O perímetro florestal de S. Miguel e S. Lourenço é em Vila Nova de Paiva.
Onde você andou é chama-se S.Salvador, e ainda apanhou um bocado do perímetro florestal de Mundão.

Devia, um dia, ver o Tiago Ferreira a descer esse caminho em pedras que vai dar à barragem de Várzea de Calde! É de fazer cair os queixos:p
 
Last edited:
Vivas!!
ehheeh... mais uma grande crónica! com belas fotos a acompanhar!:p:p
a natureza, os trilhos, as paisagens, o relato... tudo em harmonia com a mãe natureza!!;)
já estou "em pulgas" para ir conhecer esses trilhos!!! ;)

Boas pedaladas!:cool:
Cumps,
Pedro
 

visiense

Member
Uma correcção: O perímetro florestal de S. Miguel e S. Lourenço é em Vila Nova de Paiva.
Onde você andou é chama-se S.Salvador, e ainda apanhou um bocado do perímetro florestal de Mundão.

Devia, um dia, ver o Tiago Ferreira a descer esse caminho em pedras que vai dar à barragem de Várzea de Calde! É de fazer cair os queixos:p

Mas onde andei não é serra de São Lourenço? Pelo menos aquela é a vigia de São Lourenço e já vi referido noutros locais aquela serra como a de São Lourenço...

Quanto ao Tiago, acredito piamente!
 

Pedro Augusto

New Member
A Serra de São Lourenço é a poucos km dai. Desse posto de vigia desce para Vila de Um Santo, e a partir dai é que é o Perímetro Florestal de São Miguel e São Lourenço.
Também tem um posto de vigia, igual a esse! Mas não é esse. Pode ver aqui. Esse é o posto de vigia de S.Salvador, e tem o indicativo 45-02. O de São Miguel tem o indicativo 45-03.

Por acaso também costumo andar por essa serra, mas quando subo ao posto de vigia, faço-o por aqui! Quando lá chego a cima não posso com uma gata pelo rabo, mas fico todo contente! E como cá em baixo tem um ribeiro e um bosque com umas sobras interessantes, sempre dá para atestar os bidons e gritar para dentro um "soltem a parede":cool:
 

visiense

Member
Pronto, estou elucidado! Então onde andei é a serra de São Salvador?

Pedro Augusto, essa subida, pela altimetria, é potente. Lembra-me por onde subi pela primeira vez para a vigia, por onde desci desta vez (aquelas fotos com aquelas descidas malucas? foi por lá que subi, mas a inclinação obrigou-me a levá-la às costas...)

Já agora, esse ribeiro fica nesse trajecto que indicaste? E a água é boa para beber?

Boas pedaladas
 

visiense

Member
Essa travessia parece-me uma boa ideia. Isso é para quando? Se for para depois de Setembro, começo a pensar seriamente em participar!
 

Pedro Augusto

New Member
Nessa serra há muitos ribeiros, corgas e afins... Desde de que a água esteja a correr e eu saiba de onde ela vem, bebo! Os militares que, nos exercícios que fazem nesta serra, bebem de lá, e andam felizes!:cool:

Por onde subiu, não sei! Mostra a foto do cruzamento onde começava o rally de Portugal, e depois mostra o vigia.... Ainda são uns km e há muitos caminhos para se fazer isso! O que lhe mostrei é o mais directo, isto é, ataca a montanha de frente, pela vertente mais inclinada. Sobe 300-e-alguns-metros em pouco mais de 2km, e acredite que custa fazer em 1:1, pois a inclinação e o estado do piso, não facilitam em nada. É para malucos, mas no fundo isso é o que nós somos!! Tanto canal porreiro para ver no MEO, e tinha de nos dar na maluqueira de ir para o monte, no meio do nada, andar a escalar pedras...:fpalm:
 

visiense

Member
Tanto canal porreiro para ver no MEO, e tinha de nos dar na maluqueira de ir para o monte, no meio do nada, andar a escalar pedras...:fpalm:

É verdade, tanta bela mini para beber, e eu aqui preocupado se posso beber águinha da ribeira ou não! lol

Mas já dizia o outro, quem gosta, gosta sempre! (essa publicidade da Ola tem muito que se lhe diga!:D)
 
eheh,
seguindo as pegadas bttistas do amigo "Visiense",
parece que se está a preparar um novo ataque a Serra de São Salvador (posto de vigia)!!! ;):D

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 

visiense

Member
Bons dias!

Realmente está previsto para o próximo domingo um novo ataque à vigia de S. Salvador. E como isto é sempre melhor com companhia, venho assim convidar que estiver interessado a acompanhar-nos neste passeio.

Domingo, 7h20, na rotunda do Viso em Viseu.

São 70km (mais coisa menos coisa), 1400 m de acumulado e a chegada está prevista lá para as 12/13h.
 

visiense

Member
Depois da aventura a solo, ficou combinado com alguns amigos bttistas um novo ataque à vigia de São Salvador.
Foi feita a recruta, e comprometeram-se quatro bravos homens a estar na rotunda do Viso, em Viseu, para uma bela manhã de btt! Entretanto, a conselho do Morgado, convidei quem quisesse aparecer através do tópico da aventura a solo no forumbtt, e bem lembrado foi, pois dessa maneira tivemos a companhia de mais três bravos, ainda por cima, com muito boa pedalada!

hpim1970w.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1971.jpg

By visiense at 2011-01-18

Tirada a foto da praxe, seguimos em direcção aos trilhos da serra do aeródromo, só parando no marco geodésico a este da pista. Aqui o pessoal aproveitou para meter algum combustível no corpinho, pois a grande subida ainda aí vinha. Depois do estômago mais recomposto, toca a descer até ao rio Vouga. Pelo meio, uma contrariedade, mas que com ajuda do pessoal, durou pouco tempo.

hpim1972.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1974f.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1975.jpg

By visiense at 2011-01-18

A partir do rio Vouga, foi sempre a subir até chegarmos à vigia. Relativamente ao percurso da primeira volta, fiz uma alteração, para aproveitar mais alguns bons trilhos nesta zona, e assim, a subida acabou por ser mais longa, mas ainda mais bonita, pois entrámos em trilhos na encosta virada para a serra do Montemuro, com uma vista fabulosa. Depois de bastante tempo a pedalar, de um encontro com um grupo bem numeroso (e ruidoso) de motards, e uma queda bem embaraçosa da minha parte (ainda estou a habituar-me aos pedais de encaixe eh eh), lá chegámos ao objectivo da volta – a vigia de S. Salvador! Lá se parou para reabastecer a “máquina”, apreciar a paisagem e mais uma foto da praxe, e só depois se seguiu adiante!

hpim1976n.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1977h.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1980p.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1978q.jpg

By visiense at 2011-01-18

hpim1979.jpg

By visiense at 2011-01-18

A partir daí, foi quase sempre a descer até à barragem da Várzea, e daí, até ao rio Vouga. Descidas vertiginosas, com zonas bem técnicas e inclinadas! “É por aí?!!!” Perguntaram-me quando viram uma das descidas! Eh eh! Espectáculo!

Depois do rio, foi sempre a subir até Cavernães. Devido a problemas físicos de um dos colegas (grande Coelho, que se aguentou à bronca apesar do joelho!), demorámos mais tempo que o previsto, e a partir daí fizemos o resto por estrada.

Foram 70km e 1400m de acumulado de puro btt, e em boa companhia! Não há muitas maneiras melhores de passar uma manhã de domingo!!!
 
Last edited:
Viva!
aí está o relato desta ultima aventura numa óptima crónica/fotos! ehehe
espectacular!:)

foi um óptimo passeio! e com verdadeiro espírito de passeio pois é importante começar e terminar estes passeios todos juntos, foi fixe:p

Reunido um bom grupo, tendo em conta que era bem cedo eheh... lá estivemos os bravos para pedalar e conquistar o posto de vigia da serra de S.Salvador!

Paisagens fantásticas! trilhos do melhor! com vários estilos de trilhos ao longo do percurso.... do melhor mesmo!! nomes de aldeias bem engraçados ehehehehe

Foi um prazer participar neste passeio :eek:

Cá estaremos para numa próxima descobrirmos outros trilhos e outras aventuras!:p

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro

PS.: uma pequena tosse irritante (mas típica da época) fez-me pensar que não poderia estar presente a ultima da hora :confused: :(, mas tal não se veio a verificar e deu para participar neste passeio tão aguardado!! :p:) eheh
 
Last edited:
Top