Serra de Canelas e outros trilhos em V. N. Gaia.

ferreiras

Member
Caros Colegas do Pedal:
Resolvi abrir este tópico por não existir no Fórum um registo dos trilhos que ainda existem no Concelho de Vila Nova de Gaia. Conforme refere o título do tópico, irei dar óbvio destaque à Serra de Canelas, por ser o local onde ainda é possível praticar BTT (e outros desportos de ar livre) próximo do centro de Gaia e longe da confusão das marginais do Douro e do Atlântico.

Resumo de um artigo que encontrei na Net:
“A Serra de Canelas (…). Está definida em PDM como área protegida e constitui-se como um espaço natural, com a função (original) de proteger as terras agrícolas dos ventos marítimos. Nas suas encostas, nascem pelo menos 3 pequenos ribeiros, sendo o mais conhecido, o Ribeiro da Costa ou Ribeira da Choça. Abundam fauna e flora interessantes. A extração de granito em pedreira, a deposição de entulhos e o abate de árvores constituem-se como as principais ameaças (…). É uma zona muito importante pois é uma das maiores áreas verdes do Concelho. Um lugar com ótimos recursos, como as suas pedreiras desativadas e as lagoas que se tratadas podiam ser um local de atração turística. É importante para Gaia que esta serra seja preservada pois vivemos numa zona muito povoada e com um grande número de carros. (…) surpreende no que toca à fauna, ainda se podem encontrar desde esquilos, doninhas, coelhos, raposas, gaviões, águia asa redonda, coruja do mato, coruja das torres, pato verde, pica pau malhado grande, garças-real (nas lagoas artificias), etc.. Quanto à flora, o carvalho e o sobreiro seriam as espécies dominantes dada a espontaneidade com que nascem, se não fosse a verdadeira peste de eucaliptos que assola esta serra e as serras por este País. Outro aspeto interessante é a rede de minas de água, prezas, pequenos aquedutos, etc..”

Segundo a informação disponível no site da Junta de Freguesia “A Serra de Canelas está a sofrer uma remodelação, com vista a melhorar o bonito espaço verde”. Realmente, as pedreiras que se transformaram em lagoas/depósitos de entulho estão a ser soterradas e, caso a Junta cumpra as suas promessas (até mesmo as eleitorais), o espaço irá ganhar nova vida!


08Out2011 e apesar de já ser Outono, o dia amanhece solarengo... o ideal para mais uma voltinha pelo meu quintal: a Serra de Canelas!
Esta alameda junto à Igreja Paroq. de Canelas é o local onde se pode iniciar a subida à Serra (Existem marcações de trilhos a partir daqui):
pa080001y.jpg


Início das hostilidades. Vários "single-tracks" ladeados por terrenos agrícolas:
pa080002.jpg


pa080003.jpg


pa080004n.jpg


pa080006.jpg


Zona de arvoredo com maior dimensão e antiguidade:
pa080007h.jpg


Nos meses de Inverno esta área encontra-se inundada impedindo a passagem:
pa080008g.jpg


A seguinte imagem não traduz a realidade, mas trata-se de uma subida algo penosa:
pa080010.jpg


Aquilo que não desejamos encontrar, mas que devemos reportar às autoridades:
pa080011j.jpg


Zona de Calçada Romana e Caminho de Santiago:
pa080012n.jpg


Caminhos interiores na zona mais elevada da Serra, junto à antena:
pa080016.jpg


pa080019.jpg


O inevitável furo:
pa080018p.jpg


A montada no início de mais um "single":
pa080020.jpg


pa080021.jpg


pa080023.jpg


Início de uma descida com várias rampas de saltos para os mais destemidos:
pa080024c.jpg


Início da subida da Calçada Romana e Caminho de Santiago (Ex-líbris da Serra), desde Perosinho:
pa080026.jpg


pa080028.jpg


pa080029.jpg


O que resta de uma das pedreiras desactivadas e que está a ser soterrada:
pa080032.jpg


Mais um caminho com vegetação muito fechada:
pa080033.jpg


Prática de outros desportos...:
pa080034.jpg


Subida em paralelos junto ao campo de futebol. Para quem seguir as indicações rodoviárias para a Serra de Canelas, chega até este local:
pa080036.jpg


Estradão que atravessa a Serra:
pa080037.jpg



Perímetro "ciclável" da Serra de Canelas:
canelasserraperimetro.jpg


Com terreno seco é possível fazer um bom treino de aprox. 1h o que corresponde a +/-15km.
Track GPS: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=mfmrcihsvbhrphqz

Para não ser muito exaustivo termino por aqui esta crónica, mas prometo proceder a regulares atualizações.


Agradeço que complementem as informações aqui disponibilizadas com as vossas experiências, fotos ou comentários, tanto na Serra de Canelas como nos restantes trilhos de Gaia!
 
Last edited:
Já não passo por aí há alguns meses...já tenho saudades. :)
Desses sítios que puseste conheço alguns...outros ainda não. Mas como costumo dizer há muito para descobrir nesta Serra. Sempre que lá vou encontro um trilho diferente.
 

Tremoço

Member
Bom trabalho, também moro muito perto da serra sendo o meu quintal favorito para andar ao sábado e por vezes domingo de manha....

Não nos podemos esquecer que se pode alongar a extensão de caminhos de mato até espinho ;)

Siga para marcar o encontro ;)
 

ferreiras

Member
Sou da mesma opinião: Siga para a marcação desse encontro! Posso desde já sugerir o dia de Sábado, preferencialmente de manhã! Aguardo respostas.

Tremoço: Em breve irei disponibilizar um trajecto com vários trilhos até Espinho, mas se tiveres algum podes avançar com a publicação do mesmo neste tópico.

Cumps,
Ferreiras
 

Giro

New Member
Já fiz uma vez o caminho até espinho por monte mas já não me lembro e gostava de voltar a fazer...
Era capaz de alinhar nesse encontro(caso seja domingo de manha) mas estou um pouco limitado a subir e rolar pq para além de não subir grande coisa a minha bike é de AM

Abraço
 

Peixinhus

Active Member
Parabéns ferreiras por mostrares um pouco da polivalência da serra.
Realmente a serra detêm todas as características para uma boa "universidade" do btt. Trilhos técnicos com descidas/subidas de encantar e desmontar,:D partes rolantes e inúmeros trilhos dentro de um espaço não muito alargado o que facilita os treinos para aqueles que não se querem afastar para longe de casa. A serra é uma nação carago :D
Mas Gaia não se cinge a Canelas. Existe muita diversidade de trilhos por estas terras desde as margens do Douro da parte de Gaia passando por Avintes e Crestuma até terras da Feira passando por Pedroso, Sandim, Olival etc...
Neste momento tenho já marcadas provas para as próximas 3 semanas mas logo logo volto aqui ao tópico para alinhar numas voltas com a malta.

Abraços
 

ferreiras

Member
Giro: Até Espinho existem vários trilhos mas tens que fazer parte do trajecto por estrada. E não interessa a bike, o que interessa é o motor!

GreenSHadow: Existem várias possibilidades para aceder à Serra. Ontem, por ex., entrei por Megide/R. dos 4 Caminhos, logo com uma subidinha com incl. de 22%. Mas também podes entrar por Perosinho, por Canelas de Cima, etc.... é sempre à descoberta! Só não dá para entrar pelo lado da Auto-Estrada.

Peixinhus: Defines muito bem a Serra: "Universidade do BTT". Com a grande vantagem de estar sempre "à mão" para os treinos de fim de dia que nunca são muito demorados. Também conheço parte da margem do Douro do lado de Gaia e brevemente "postarei" aqui alguma informação. No que diz respeito a Avintes, Crestuma, ... até terras da Feira já não conheço nada bem! Consegues colocar aqui alguma informação, valorizando mais este tópico?

Relativamente ao domingo de manhã, também é possível, mas a minha preferência vai para o sábado. Como hoje já é sexta, anuncio desde já uma saída amanhã pelas 10h em frente à Igreja Paroquial de Canelas (junto ao coreto). Quem alinha?
 

sandmen

Member
Boa tarde realmente anda um gajo a ir para sitios longe para andar no monte e temos a serra de canelas mesmo aki ao lado e não dá-mos valor ao que temos á porta, apesar de estar com gripe e a médica me ter mandado estar na cama já lá tou á 2 dias amanhã vou ver se me escapo de casa e tar junto á igreja as 10h a ver se levo + gente comigo, rodinhas aparece com a zoulou par finalmente ver essa máquina de perto.
 

Lorenzo

Member
Boa noite companheiros.
Realmente temos bons lugares junto a casa para andar de bicicleta no entanto nem nos apercebemos.
Vou estar atento a este topico para aprender muita coisa visto que sou muito novo nestas coisas do BTT e assim que tiver mais experiencia quero juntar-me a voçes nestas voltas se possivel.
Um abraço, boas pedaladas para amanha.
 
Last edited:
Top