Serra de Canelas e outros trilhos em V. N. Gaia.

AVISO À NAVEGAÇÃO: a entrada na Serra de Canelas (quem vem dos Carvalhos para Perosinho, junto a um largo e curva apertada, antes da loja do Velho Lau) resetrva uma surpresa desagradavel: 100m depois dessa entrada (com muita pedra) existe uma cratera aberta pelas chuvas do sabado 17.Dez. tem cerca de 3m de diametro e outros tantos de profundidade.
Junto a este existem algumas pedras escorregadias que podem empurrar o mais incauto para o "buraquito".
Estive lá naquela sabado debaixo de chuva e passei no dito sitio e passava um verdadeiro rio nesse local mas nunca imaginei que abrisse tamanho buraco.
Outras zonas da serra (não vi tudo, claro) tb devem estar muito alteradas, por isso cautela.

Helder
 

Tremoço

Member
Essa entrada mais a baixo tem uma alternativa bem mais agradável, mas se passa a loja do Venceslau vira-se ai a direita e depois é seguir as setas do caminho de santiago, que vai levar logo a estrada romana ;) julgo que seja mais fácil o acesso por aqui ;)
 

ferreiras

Member
.pedro. esta deverá ser a localização a que o Helder Gaspar se refere: 41.068657, -8.583450 (introduz estas coordenadas no Google Maps).

A entrada para a Serra referida pelo Tremoço é por aqui: 41.065081,-8.585209.

Cumps, CF
 

.pedro.

New Member
Obrigado ferreiras

Eu costumo entrar na serra pelo outro lado, na rua almeida garrett, como tem no trilho que já pus aqui duma volta em outubro. ;)

Abraço
 

mims87

New Member
Quem é que andou pela Serra ontem de manhã?

Encontrei alguns grupos por lá mas como não conheço ninguém pessoalmente...
 

.pedro.

New Member
Por acaso hoje de manhã fui, mas não andei muito porque fui só com mais um amigo e nenhum de nós conhece bem os trilhos.

Não passou ninguém por nós, estava frio eheh

Abraço
 

electricfrancis

New Member
Hoje dia 30 de Dezembro de 2011 :) por volta das 14h30m vou experimentar os trilhos da serra de canelas. Haverá alguém que andará por aqueles lados?

Boas entradas a todos e que 2012 seja um ano que supere todas as melhores perspectivas
 

mims87

New Member
Próximo Domingo devo ir experimentar a nova (usada) Scott ao Quintal mais próximo de minha casa, a Serra de Canelas!
Espero que corra tudo bem, e que não seja preciso voltar a casa pelos meus pés!

Alguém vai andar por lá?
 

electricfrancis

New Member
@ ferreiras
Acabei por não ir.
O trabalho reteve-me durante mais tempo do que pensava e quando me despachei já era quase noite. Por isso optei por fazer um rolo citadino no Porto. Basicamente, desentorpecer as pernas.
Mas amanha, dia 7 de Janeiro de 2012, se tudo correr bem lá estarei então a experimentar a tão famosa serra de canelas.
Objectivo: Casa Porto com passagem pela marginal, baixa do Porto, tabuleiro superior da ponte D. Luis, Av. da Republica, Gaia, mais umas ruelas por Gaia e chegada a canelas....uma volta a explorar a serra e dp regresso a casa. Sensivelmente uns 40km. Pena que maior parte seja por estrada.
 

ferreiras

Member
electricfrancis: amanhã de manhã vamos fazer uma investida a Valongo. Mas qd quiseres "apita"!
No teu objectivo de amanhã inclui uma passagem, à ida ou na volta, pelo Monte da Virgem. Sempre levas com mais uma "coça" a subir.
N te esqueças, qd quiseres vir a Canelas diz algo!
Bom fds, CF
 

Tremoço

Member
No monte da virgem so conheço uns trilhos que ficam um pouco mais a frente do hospital, fica aqui a entrada(mas este é um pouco curto):

semttulomi.png


Fica mais ou menos a 800metros da entrada das urgências, é pouco depois de passar a rotunda que da acesso a descer vila d`este
 

electricfrancis

New Member
Hoje fui andar para serra de canelas....e posso dizer que o baptismo não correu muito bem.
De inicio optei por fazer um giro no Porto com mais um grupo. Do género para aquecer visto que são pessoas mais velhas e rolam um pouco mais devagar.
Após cerca de 20 km decidi apontar as baterias então à serra de canelas...

Chegado a canelas (@ferreiras não cheguei a subir o monte da virgem, pensei em fazê-lo no regresso, mas tal não foi possivel, conforme vou explicar a seguir) segui um trajecto que tirei do gpsies.
comecei com um belo singletrack que serviu de aquecimento. Contudo, este singletrack levou a uma boa subida....só que o meu pneu traseiro teimava em não agarrar e tive de parar várias vezes por causa da falta de aderência...talvez por existirem muitas folhas e caruma no chão e por o caminho ser composto basicamente de areia...continuei por mais um singletracks e uma outra subida até que encontrei um grupo de btt...tb deviam andar a explorar a serra...pois pareciam tão perdidos como eu...

Depois de andar à procura de novos caminhos, optei por fazer o caminho de regresso....tinha duas descidas e estava empolgado por experimentá-las.
Porém, logo na primeira descida aconteceu o desastre...talvez excesso de confiança ou cansaço...só sei que de repente ia de gás e no instante seguinte estava no chão...acho que a roda de trás deve ter batido numa pedra e saltou demais....ou então a da frente derrapou...quem sabe estas coisas....
Consequências na bike = apenas a corrente saiu do sitio e uns arranhões no quadro, avanço e travões.
Consequências no fisico = escoriações no braço e ombro direito, perna direita, barriga do lado direito e nas duas nádegas...e o ombro e braço direito cheio de dores da pancada; roupa suja, mas sem nenhum rasgão.

O berro do costume e agradecer por não ter acontecido nada mais grave....se ia sem capacete provavelmente estaria no hospital a levar uns pontos...bati com a cabeça, mas o capacete não tinha nada e protegeu-me do impacto....ah a mochila da eastpack que levo (continuo a dizer que é a minha fiel companheira, pode ser pesada e feia, mas...) protegeu as minhas costas na queda.

Conclusão, todo dorido a fazer o caminho de volta para casa...
Porém, pareceu-me que a serra de canelas é curta para voltas de bike, está muito suja, vidros, garrajas, fraldas, pedaços de automóveis (não têm noção da quantidade de pará-choques que vi), mas com uns singletracks interessantes e um boa alternativa para quem estiver a fazer um rolo em Gaia e decidir experimentar um pouco de monte
Um total de cerca de 64km e mais uma história para contar
 

.pedro.

New Member
Não sei por que zonas andaste, mas eu não costumo encontrar assim taaanto lixo.

O pneu não agarrar também me aconteceu da última vez que lá fui. Já está a precisar de ser trocado e há muita pedra solta que dificulta a subida.

Vá, não sou o único a andar com mochila de Eastpak eheh

Rápidas melhoras :)


Hoje fui dar uma voltinha de manhã, mas por estrada. Desci pelo Cais de Quebrantões e depois fui até Miramar. 35km.

ferreiras e tremoço, por acaso já tinha reparado uma vez nessa entrada, um dia tenho de ir explorar aquilo.

Não sei se conhecem, mas ali também perto do Hospital há outro trilho, também pequeno. Só fui lá uma vez.

http://maps.google.pt/maps?q=hospital+santos+silva&daddr=Rua+Conceição+Fernandes,+4434502+Vila+Nova+de+Gaia+(HOSPITAL+EDUARDO+SANTOS+SILVA)&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=41.106491,-8.587894&spn=0.000473,0.000862&view=map&geocode=CUVCdHXaa03BFToxcwId2eR8_yE42mqiAVWhYA&t=h&z=20&vpsrc=6&layer=c&cbll=41.106491,-8.587894&panoid=0K9HXdwdRJohzuM5klgX4A&cbp=12,158.47,,0,5.88

Abraço
 
Top