Serra de Canelas e outros trilhos em V. N. Gaia.

#1
Caros Colegas do Pedal:
Resolvi abrir este tópico por não existir no Fórum um registo dos trilhos que ainda existem no Concelho de Vila Nova de Gaia. Conforme refere o título do tópico, irei dar óbvio destaque à Serra de Canelas, por ser o local onde ainda é possível praticar BTT (e outros desportos de ar livre) próximo do centro de Gaia e longe da confusão das marginais do Douro e do Atlântico.

Resumo de um artigo que encontrei na Net:
“A Serra de Canelas (…). Está definida em PDM como área protegida e constitui-se como um espaço natural, com a função (original) de proteger as terras agrícolas dos ventos marítimos. Nas suas encostas, nascem pelo menos 3 pequenos ribeiros, sendo o mais conhecido, o Ribeiro da Costa ou Ribeira da Choça. Abundam fauna e flora interessantes. A extração de granito em pedreira, a deposição de entulhos e o abate de árvores constituem-se como as principais ameaças (…). É uma zona muito importante pois é uma das maiores áreas verdes do Concelho. Um lugar com ótimos recursos, como as suas pedreiras desativadas e as lagoas que se tratadas podiam ser um local de atração turística. É importante para Gaia que esta serra seja preservada pois vivemos numa zona muito povoada e com um grande número de carros. (…) surpreende no que toca à fauna, ainda se podem encontrar desde esquilos, doninhas, coelhos, raposas, gaviões, águia asa redonda, coruja do mato, coruja das torres, pato verde, pica pau malhado grande, garças-real (nas lagoas artificias), etc.. Quanto à flora, o carvalho e o sobreiro seriam as espécies dominantes dada a espontaneidade com que nascem, se não fosse a verdadeira peste de eucaliptos que assola esta serra e as serras por este País. Outro aspeto interessante é a rede de minas de água, prezas, pequenos aquedutos, etc..”

Segundo a informação disponível no site da Junta de Freguesia “A Serra de Canelas está a sofrer uma remodelação, com vista a melhorar o bonito espaço verde”. Realmente, as pedreiras que se transformaram em lagoas/depósitos de entulho estão a ser soterradas e, caso a Junta cumpra as suas promessas (até mesmo as eleitorais), o espaço irá ganhar nova vida!


08Out2011 e apesar de já ser Outono, o dia amanhece solarengo... o ideal para mais uma voltinha pelo meu quintal: a Serra de Canelas!
Esta alameda junto à Igreja Paroq. de Canelas é o local onde se pode iniciar a subida à Serra (Existem marcações de trilhos a partir daqui):


Início das hostilidades. Vários "single-tracks" ladeados por terrenos agrícolas:








Zona de arvoredo com maior dimensão e antiguidade:


Nos meses de Inverno esta área encontra-se inundada impedindo a passagem:


A seguinte imagem não traduz a realidade, mas trata-se de uma subida algo penosa:


Aquilo que não desejamos encontrar, mas que devemos reportar às autoridades:


Zona de Calçada Romana e Caminho de Santiago:


Caminhos interiores na zona mais elevada da Serra, junto à antena:




O inevitável furo:


A montada no início de mais um "single":






Início de uma descida com várias rampas de saltos para os mais destemidos:


Início da subida da Calçada Romana e Caminho de Santiago (Ex-líbris da Serra), desde Perosinho:






O que resta de uma das pedreiras desactivadas e que está a ser soterrada:


Mais um caminho com vegetação muito fechada:


Prática de outros desportos...:


Subida em paralelos junto ao campo de futebol. Para quem seguir as indicações rodoviárias para a Serra de Canelas, chega até este local:


Estradão que atravessa a Serra:



Perímetro "ciclável" da Serra de Canelas:


Com terreno seco é possível fazer um bom treino de aprox. 1h o que corresponde a +/-15km.
Track GPS: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=mfmrcihsvbhrphqz

Para não ser muito exaustivo termino por aqui esta crónica, mas prometo proceder a regulares atualizações.


Agradeço que complementem as informações aqui disponibilizadas com as vossas experiências, fotos ou comentários, tanto na Serra de Canelas como nos restantes trilhos de Gaia!
 
Last edited:
#3
Já não passo por aí há alguns meses...já tenho saudades. :)
Desses sítios que puseste conheço alguns...outros ainda não. Mas como costumo dizer há muito para descobrir nesta Serra. Sempre que lá vou encontro um trilho diferente.
 
#8
Bom trabalho, também moro muito perto da serra sendo o meu quintal favorito para andar ao sábado e por vezes domingo de manha....

Não nos podemos esquecer que se pode alongar a extensão de caminhos de mato até espinho ;)

Siga para marcar o encontro ;)
 
#9
Sou da mesma opinião: Siga para a marcação desse encontro! Posso desde já sugerir o dia de Sábado, preferencialmente de manhã! Aguardo respostas.

Tremoço: Em breve irei disponibilizar um trajecto com vários trilhos até Espinho, mas se tiveres algum podes avançar com a publicação do mesmo neste tópico.

Cumps,
Ferreiras
 
#10
Já fiz uma vez o caminho até espinho por monte mas já não me lembro e gostava de voltar a fazer...
Era capaz de alinhar nesse encontro(caso seja domingo de manha) mas estou um pouco limitado a subir e rolar pq para além de não subir grande coisa a minha bike é de AM

Abraço
 
#12
Parabéns ferreiras por mostrares um pouco da polivalência da serra.
Realmente a serra detêm todas as características para uma boa "universidade" do btt. Trilhos técnicos com descidas/subidas de encantar e desmontar,:D partes rolantes e inúmeros trilhos dentro de um espaço não muito alargado o que facilita os treinos para aqueles que não se querem afastar para longe de casa. A serra é uma nação carago :D
Mas Gaia não se cinge a Canelas. Existe muita diversidade de trilhos por estas terras desde as margens do Douro da parte de Gaia passando por Avintes e Crestuma até terras da Feira passando por Pedroso, Sandim, Olival etc...
Neste momento tenho já marcadas provas para as próximas 3 semanas mas logo logo volto aqui ao tópico para alinhar numas voltas com a malta.

Abraços
 
#13
Giro: Até Espinho existem vários trilhos mas tens que fazer parte do trajecto por estrada. E não interessa a bike, o que interessa é o motor!

GreenSHadow: Existem várias possibilidades para aceder à Serra. Ontem, por ex., entrei por Megide/R. dos 4 Caminhos, logo com uma subidinha com incl. de 22%. Mas também podes entrar por Perosinho, por Canelas de Cima, etc.... é sempre à descoberta! Só não dá para entrar pelo lado da Auto-Estrada.

Peixinhus: Defines muito bem a Serra: "Universidade do BTT". Com a grande vantagem de estar sempre "à mão" para os treinos de fim de dia que nunca são muito demorados. Também conheço parte da margem do Douro do lado de Gaia e brevemente "postarei" aqui alguma informação. No que diz respeito a Avintes, Crestuma, ... até terras da Feira já não conheço nada bem! Consegues colocar aqui alguma informação, valorizando mais este tópico?

Relativamente ao domingo de manhã, também é possível, mas a minha preferência vai para o sábado. Como hoje já é sexta, anuncio desde já uma saída amanhã pelas 10h em frente à Igreja Paroquial de Canelas (junto ao coreto). Quem alinha?
 
#15
Boa tarde realmente anda um gajo a ir para sitios longe para andar no monte e temos a serra de canelas mesmo aki ao lado e não dá-mos valor ao que temos á porta, apesar de estar com gripe e a médica me ter mandado estar na cama já lá tou á 2 dias amanhã vou ver se me escapo de casa e tar junto á igreja as 10h a ver se levo + gente comigo, rodinhas aparece com a zoulou par finalmente ver essa máquina de perto.
 
#18
Boa noite companheiros.
Realmente temos bons lugares junto a casa para andar de bicicleta no entanto nem nos apercebemos.
Vou estar atento a este topico para aprender muita coisa visto que sou muito novo nestas coisas do BTT e assim que tiver mais experiencia quero juntar-me a voçes nestas voltas se possivel.
Um abraço, boas pedaladas para amanha.
 
Last edited: