Sentido de rotação pneu traseiro

ruimart11

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Boa tarde,
Comprei recentemente uma KTM Aera e vinha com tubeless rapid rob 2.25.
O pneu de traz vem com sentido de rotação invertido (seta back para o sentido de rotação).
Segundo me disseram na loja há quem prefira assim por ter menos resistencia ao rolamento e é algo "normal".
Faz sentido ?

Ando bastante em asfalto, estou a pensar em breve substituir por Conti Race King 2.0 ou 2.1 (pelo menos o traseiro)
Que acham ?

Obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Posso estar a perceber mal, mas se o pneu diz "Back" e tem uma seta a apontar no sentido da rotação da roda, isto é do movimento da bicicleta, parece-me estar bem.

Isto é, se o pneu for montado na roda de trás (Back) a seta aponta em que sentido deve de rodar. Normalmente os pneus dizem Rear quando se monta atrás (e Front para frente), mas Back pode ser o termo escolhido pela Schwalbe.
 

ruimart11

Member
Sempre assumi que front/rear indicavam as direções de rotação independentemente do pneu estar a frente ou traz. Isto é, colocava o pneu de modo a que a seta front quer atras quer a frente estivesse no sentido de rotação para a "frente". Pelo que vejo no site indicado "The “FRONT” arrow indicates the recommended rolling direction for the front wheel and respectively the “REAR” arrow is the direction for the rear wheel" estava a fazer mal e o REAR no pneu de traz indica o sentido de rotação para a frente ?...
 

Joseelias

Well-Known Member
A seta aponta sempre o sentido da rotação, isto é o lado para onde a bicicleta se move. Mas vai depender em que roda está.

Se o pneu estiver montado na frente a seta associada à palavra Front tem que apontar para a frente. Se o pneu for montado na roda de trás a seta que está associada à palavra Rear tem que também ficar a apontar para a frente da bike. Isto é, no pneus pensados para se usar tanto atrás como à frente, por norma a posição do pneu é oposta caso se monte numa roda ou noutra.

Isto porque atrás se quer tracção e portanto o desenho do pneu é feito para agarrar o terreno, para não derrapar quando se pedala, e fazer avançar a bike.

Mas como à frente a ideia de tracção não existe, e o que queremos é travagem e que a roda não derrape e fuja, inverte-se o pneu pois o desenho pensado para agarrar o terreno e não derrapar na roda de trás, ao inverter-se vai ter o mesmo efeito quando se trava. Vai agarrar e não derrapar.

Na imagem abaixo, se o pneu estivesse montado à frente iamos ter o guiador do nosso lado direito e o selim do lado esquerdo. Se estivesse montado na roda de trás, era o oposto. O guiador ia estar do lado esquerdo e o selim do lado direito. Como disse, a seta aponta sempre para a frente

Michelin-1.jpg
 
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metRo_

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Por curiosidade alguem sabe pq esta diferenca? Assim sem pensar muito a unica razao logica e' o pneu de tras ir fazer um percurso que o pneu da frente ja' fez e entao ja nao sofre tanto...
 

Joseelias

Well-Known Member
@metRo_

Como disse no comentário anterior, a lógica tem a ver com as exigências especificas para a roda da frente, que são diferentes para trás. Atrás quer-se tracção para a roda não derrapar quando se pedala (a travagem é menos importante), e à frente quer-se capacidade de travagem (a tracção não existe) e segurança em curva.

Ora, nos pneus bi-direccionais (que podem ser usados atrás ou à frente) o desenho dos tacos que permitem a melhor tracção atrás, quando são invertidos funcionam melhor em travagem e é assim que devem de ser postos à frente.

É difícil explicar com detalhe por escrito, mas o desenho dos pneus bi-direccionais quando são postos na roda da frente ficam com um desenho/rasto que em travagem não escoa bem a terra e pedras pelos lados, mas pelo contrário começa a acumular essa terra e pedras à frente ajudando a "atascar" o pneu e melhorando assim a travagem.

Atrás, ao inverter o pneu a mesma lógica aplica-se mas para conseguir tracção.

Mas como disse é complicado estar a explicar por escrito.
 

ruimart11

Member
@metRo_

Como disse no comentário anterior, a lógica tem a ver com as exigências especificas para a roda da frente, que são diferentes para trás. Atrás quer-se tracção para a roda não derrapar quando se pedala (a travagem é menos importante), e à frente quer-se capacidade de travagem (a tracção não existe) e segurança em curva.

Ora, nos pneus bi-direccionais (que podem ser usados atrás ou à frente) o desenho dos tacos que permitem a melhor tracção atrás, quando são invertidos funcionam melhor em travagem e é assim que devem de ser postos à frente.

É difícil explicar com detalhe por escrito, mas o desenho dos pneus bi-direccionais quando são postos na roda da frente ficam com um desenho/rasto que em travagem não escoa bem a terra e pedras pelos lados, mas pelo contrário começa a acumular essa terra e pedras à frente ajudando a "atascar" o pneu e melhorando assim a travagem.

Atrás, ao inverter o pneu a mesma lógica aplica-se mas para conseguir tracção.

Mas como disse é complicado estar a explicar por escrito.
E grande bomba feita em 1996 :)
 
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