Scott Spark 900 RC WC 2017

pamoreira

Member
Ele já tem 11-46 XT, porquê trocar para Sunrace? A trocar de cassete 11v só valeria a pena para aumentar a amplitude, e nesse caso só E13 (9-44 ou 9-46, mas implica mudar para corpo XD) ou Garbaruk (que tem opções 11-48 e 11-50 para Shimano).
 

davidream

Active Member
bOAS!
11-46 com 34 já uso, da Shimano. Noto que no Verão nas tiradas mais épicas e duras dou cabo dos joelhos com o esforço nas subidas mais duras. O resto do ano é perfeito.
Sim estas cassetes pesam bué! +- como as da Sunrace,mas prefiro Shimano pela fiabilidade/qualidade do que a melhor harmonia entre carretos da Sunrace. Vamos ver o que a Shimano apresenta este Verão(cheira-me que a próx. prova XC neste fds vai trazer já qq coisa...) e depois opto. Para já vamos ver a pedaleira,quero ver se os 170mm do crank na minha bike/para o meu tamanho(quadro S) melhora a "coisa"

Cumps
 

moshinho

Super Moderador
Erro meu.
Não me apercebi que já tinhas 11-46.
Se continuas a precisar de mais leve e não queres meter 32, a alternativa é mesmo o 50.
Sunrace em 11v ou sram em 12v
Se optares pelo 11v, podes colocar o acrescento no desviador ou só trocar o desviador pelo de 12v com o mesmo manípulo.
Ou então trocar o conjunto todo...
 

davidream

Active Member
bOAS!

Chegou a nova pedaleira!! (Bué rápido :p)

q39lP5z.jpg


Vamos ver agora quando se pode montar!
Este próx. fim de semana já está cheio de Btt para fazer!! Talvez para a semana.
E para já a nível da transmissão vai ser a única coisa a mexer,o futuro depois dirá.

OBS: Entretanto vou tentar pesar o pedaleiro se for o caso depois partilho ;)

bom fds!!
 

davidream

Active Member
bOAS!

CAMMCdD.jpg


O fim de semana foi sempre a 1000%, deu para no Sábado de manhã ir de bike ver uma das passagens do Rally :) e de tarde já montar o novo pedaleiro. No domingo fazer um teste drive,e que test-drive!!!para ver as diferenças.
Gostei da suavidade do novo prato frontal mesmo com a corrente Shimano(não esperava) e a passagem de um 34 frontal para 32 acabou por não ser tão notada quanto isso.
A volta que dei também não foi um bom exemplo para poder aferir bem as coisas,mas o que me apercebi é que o que perco a descer ou rolar com esta passagem é muito menos que o que ganhei a subir e em trilhos típicos de montanha. Mais tarde tentarei explicar melhor,quero ainda meter mais Km's ;)
Curioso também foi o facto de agora usando os cranks de 170mm(vs os de 175mm) ter que subir o Selim na mesma medida,e não senti diferenças (percas/ganhos) no terreno. Adoptei-me muito naturalmente o que é bom,pois tinha algum receio de ter que mexer também na altura do avanço por ex. mas até ver tudo ok. Possivelmente as diferenças são negligênciaveis.

Vou tentar carregar umas fotos do novo Crank já na Bike, e depois com mais Km's dar um update mais concreto.
Bom semana a todos!
 

moshinho

Super Moderador
Assim com essa passagem de 34 para 32,poderás usar o 46 na mesma que irás ter mais "margem de manobra" em subidas.
 

davidream

Active Member
bOAS!
De facto foi curioso as sensações com esta mudança, mas ainda falta mais tempo de uso para poder ter uma boa opinião. Agora claro, os meus já cansados e gastos joelhos agradeceram!!:D

z259sHM.jpg


Acrescentei um pouco mais de proteção ao Crank,com um tócolante da tune que tinha lá por casa,e película transparente.

rGkLcce.jpg


Tjr1ati.jpg


Vem aí uns fim de semana com bastantes Km's a fazer, melhor test-drive não há!;)
Cumps
 

Mr.sa

Active Member
Não ficarias melhor servido com o ardent race atrás e o onza à frente? Esse pneu pelo taco, parece-me grande "agarrão" xD
 

davidream

Active Member
bOAS!
De facto a compra do Cannis foi por curiosidade e boa referência aqui pelo grupo,e por apanhar uma boa promo on-line nesta altura. Como o Ikon traseiro estava gasto,decidi experimentar. É obviamente mais "arrastão" :D mas também tem outra segurança agora que os trilhos estão secos e bastante escorregadios!
No entanto estou á espera de um novo Ikon (Maxxis anda complicado de arranjar o_O) que vou colocar atrás novamente e este passa para a frente quando necessário substituir o Ardent Race ;)

OBS: Contudo até estou surpreendido com o Cannis, pois dado o seu cardado até rola bem.Têm é que levar um pouco mais de pressão que por ex. o Maxxis que tinha, senão dá uma sensação de maleabilidade no taco esquesita :confused:(parece que o pneu se dá...) mas com mais pressão fica no ponto.Será excelente para a frente penso eu.

Cumps
 

davidream

Active Member
bOAS!!
Após um período de interregno,há que trazer as novidades :)
A bike vai sofrer algumas alterações a nível da suspensão e das rodas.
A suspensão,para se testar/aumentar (espero eu!) as capacidades da Bike, as rodas devido á necessidade :( tive problemas há 4 meses com os aros (aro Notubes Crest MK3 que começou aparecer rachadelas na zona dos nipples)foi para a garantia,e o novo aro está a começar a rachar outra vez :eek:o_O Está se a estudar a troca por uns aros DTSwiss XR391.

Para já um pequeno Spoiler:
(adivinham o que está no interior?)

O75s20G.jpg


Cumps
 

davidream

Active Member
bOAS!!
Credo :eek: Aposta no Euromilhões que o teu instinto está SpotOn! Um gajo assim nem consegue criar suspense :D

Sim, aquando da saída desta suspensão que se ligou uma cena qq na minha cabeça :p Estava aqui tudo o que eu sentia faltar actualmente na minha Bike,maior rigidez e curso com um peso ideal para uma Bike de XC.
Penso que o movimento de hoje em dia levará inevitavelmente a Bikes de XC com estas capacidades(mais curso,Droper-Post) as linhas de divisão entre modalidades de Btt vão-se esbatendo.É curioso.
Os trilhos/Serras onde habitualmente faço vida, são exigentes e têm tanto de XC nas subidas como de Enduro nas descidas. Espero que este Upgrade leve a Bike para o que desejo actualmente!
Ainda não foi montada na Bike(estou á espera das rodas) assim que possa dou feedback.

2roGPxM.jpg


MQaT1nk.jpg


tYhdLJw.jpg


OBS: Estou a ver se arranjo novos autocolantes para a suspensão para ficar á cor da Bike,vamos ver como corre.
Cumps
 

pamoreira

Member
Com a info que deste estava relativamente fácil de acertar :D É algo que também considero para a minha Spark, especialmente por aqui que as descidas são tão ou mais brutas que as subidas.
Acho que fizeste uma boa escolha, em teoria tem tudo para funcionar e te dar o que procuras ;)

Quanto às jantes, perdes em peso mas ganhas em fiabilidade ao passar para aros DT - é uma aposta segura.
 
Também estou a pensar nessa suspensão :D quando troquei a minha rígida por uma fs, acabei por comprar já com 120 de curso na frente (Norco Optico com RockShox revelation 120). Para o utilizador não competitivo, creio que faz mais sentido. Mais curso e, o dropper, para descer mais seguro e, mais divertido, mas, sem comprometer quase na da em subida. Ganha-se mais uns gramas mas, também ganha-se mais segurança e diversão.
Uma pergunta, davidream, a 34 stepcast só existe para cubos boost? (pelo site da fox e artigos nos sites especializados, parece que sim :().
Parabéns! Grande máquina e, cada vez melhor!
 

davidream

Active Member
bOAS!
Obrigado pelas respostas ;)
De facto parece-me que esta suspensão está mesmo no ponto para quem não faz competição(onde o peso pode ser uma característica fundamental para a escolha) e queira uma Bike rápida e ágil mas com capacidade de se aguentar nos ambientes mais agrestes!:D
No caso das Scott,como existe o sistema TwinLock com 3 posições tem que se usar este modelo em questão(3 posições e que não tem remoto) depois segundo o meu mecânico retirar o topo(aquele Dial azul onde liga o cabo do remoto) da suspensão actual(a StepCast 32 Elite) e colocar na suspensão nova (o sistema é idêntico/compativel)
Para outras Bikes/Marcas o ideal para ter remoto será arranjar a versão(mais cara) que já traz um da Fox com 2 posições.(que até dá menos problemas que o de 3 posições...)

Nas rodas vou tentar trocar os raios (Sapim Race originalmente) por uns Sapim D-Light (mais leves) para tentar compensar a diferença,ainda estou em negociação, assim como com a bkstickers a ver se me fazem os autocolantes da suspensão á cor da Bike para o remate final :)

Plaguelord de facto para já esta StepCast 34 só para Boost :( Das 2 uma,ou falas com um serralheiro(minimamente capaz) que te faça uns "adaptadores/aumentos" para o cubo que tens para ser compatível com a suspensão, se não te queres chatear com isso procuras algo que te sirva na Net: https://www.wolftoothcomponents.com/products/boostinator ou do género (google is your friend :))

Ou procuras uma roda da frente completa Boost(vê as promos da RCZ ) e ficas com tudo ok :D

Cumps!! bom fim de semana
 

davidream

Active Member
bOAS!
Ora após uma espera desesperante!! (nunca mais chegavam as coisas...) o material já está montado e a rolar!
Neste momento só falta os autocolantes para a suspensão e está feito :)

Dado os problemas com o aro Notubes Crest Mk3, trocou-se por um DtSwiss XR391.
Tem as seguintes características:

R5UXXHU.png

Ligeiramente mais largo no interior(seguindo a mais recente vaga nas rodas...) e um perfil completamente diferente do anterior,que era mais "arredondado".
Para compensar o acréscimo de peso do aro sempre se colocou raios Sapim D-Light,e as rodas ficaram no meu sweetspot máx de 1.6Kg.
Fiz um pequeno recorte/Mod no vinil do aro e ficou assim:

G0bSDjQ.jpg


p74N90W.jpg


Já a suspensão está colocada também, e sem qualquer mexida a nível dos espaçadores no avanço(mantive como anteriormente) e a sensação na Bike é perfeita!
O medo de perca de manobrabilidade da bike, de nas subidas o poder perder mais rápidamente a frente dada uma subida de 2cm que os agora 120mm acarretam,nada! Não tive qualquer sensação de perca,pelo contrário parece que fico bem mais confortável(costas/braços) nesta nova posição. Será placebo...o_O
O que rapidamente notei foi o conforto e suavidade da suspensão, e de uma acrescida robustez na frente da Bike!! Quer ao descer, por a suspensão ser mais pesada,quer pelo curso agora superior.(vem-me á ideia as palavras: Sofá Hiper-Robusto!!) Obviamente agora só os Km's vão dizer de sua sentença.

Correu impecável a troca da parte superior da suspensão para adaptar a um comando remoto (o Scott Twinlock 3 pos.) tirei da StepCast 32 para a nova sem qq tipo de problema.
Curioso também(nem me tinha passado pela cabeça!)foi necessário ajustar o Selim,pois com a subida da frente da Bike foi necessário uma correcção ao ângulo para ficar novamente correcto/confortável.
Ficam aqui algumas fotos actuais:

iSwQMza.jpg


Lg96dDY.jpg


eEd9PCo.jpg


Assim que venham os novos autocolantes da suspensão actualizo o Post.

Cumps!!E boa semana a todos ;)
 

mack1

Active Member
Coisa mais linda. A Scott foi muito certeira quando lançou esta bicicleta, autêntico porn.

Com estes ajustes fica ainda melhor. Parabéns pelo avião.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Finalmente chegaram os Tócolantes para a suspensão!!o_O Vou ao final do dia colocá-los e também película de protecção.
Para já estou satisfeito com o upgrade, trouxe tudo o que queria/precisava. A ver o futuro ;)

PdArXna.jpg
 

Alex king

New Member
Boas,

Penso que fica melhor com os novos autocolantes... a máquina tem muito bom aspecto.. e não só. Parabéns! :p
Também gosto do(a) felino(a) que está a proteger a bike :D

Abraço e bom fds
 
Top