Scott Genius 30 (2011)

diaz

Member
Previously in the garage ....

Por cá já passaram uma prime que mais tarde se transformou em Cube Acid personalizada para trail que entretanto foi vendida por motivos de força maior. Durante dois anos não houve tempo para pedalar, entretanto voltou-se às origens e a vontade de voltar a pedalar falou mais alto. Estabeleci um orçamento para a compra, rapidamente desisti da ideia de comprar a bicicleta nova dado a gama dos componentes em bicicletas a rondar a milena, ponderei encomendar os componentes e realizar a montagem com tempo, mas iria demorar teeeeempo que não queria esperar e não entrava diretamente no mundo das FS. O mercado dos usados (OLX, Custo Justo, etc) não tinha muito para ofereçer, nem em consistência de material nem em bicicletas de Trail/AM Light.

Foi então que após negociar, ponderar, negociar e ponderar, 600 Km realizados e chegou a Genius 30 cá a casa com apenas 500 KM percorridos. Bicicleta semi-nova, c/ garantia de loja a óptimo preço, que ironicamente andou quase mais em 3 horas de carro do que em 5 anos de vida.

Lista de componentes:
Quadro Scott Genius 30 em carbono, T: M;com Equalizer 2 desenvolvido em parceria entre a Scott e a DT Swiss;
Suspensão Fox Talas 32 150 mm;
Desviador traseiro shimano XT 10V;
Desviador frontal SRAM X7;
Pedaleira X9;
Travões shimano deore;
Manipulos shimano deore;
Rodas Mavic CrossTrail Tubless;
Selim Selle Italia;
Guiador Ritchey Carbon;
Cassete SRAM 10V;
Corrente SRAM;
Avanço Scott;
Espigão de selim Scott;
Pedais plataforma Wellgo;

20161211_163518.jpg


20161211_163527.jpg


20161211_163554.jpg


20161211_170230.jpg



O curioso desta compra é que sempre adorei as Genius com este tipo de quadro e a única coisa que me afastou delas foi o preço pornográfico de venda ao público desde o lançamento. Considero que a Genius foi a compra perfeita dado que não procurava nada para além da 26 er, componentes de qualidade sem necessariamente serem de último grito.

Próximos upgrades visam a fiabilidade e simplicidade por isso tenciono aproveitar o direct mount da SRAM e instalar um prato narrow wide de 32 D, mas apenas quando os pratos originais entregarem a alma à lama. Em conjunto com esta alteração devem entrar uns travões shimano deore XT bem como um manipulo traseiro XT.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Digo isto porque parecem ser mais para o rolante... mas como não os conheço também não posso opinar. Além de que na questão dos pneus cada cabeça sua sentença... é impossível haver consensos.
 

FMCurto

Active Member
Tou com o SeteGu : já andei de X-King (e de MoutainKing e TrailKing) não parece de todo pneu a condizer com 150mm de garfo, mas há malta de XC com bastante unhas que anda com eles. Vai depender muito do tipo de piso: se for hardpack ou rocha até disfarça, mas nessa bicicleta e como pneu da frente parece deslocado.
 

PedroTenreiro

Active Member
O crossmark é bastante bom. Tive um e adorei, mas é pneu rolante mais vocacionado para XC, como já disseram. Ainda assim, deve ser bastante competente em 2.25 para o tempo mais seco. Xking, nunca usei mas não me parece um pneu bom para a frente. Neste momento tenho na minha HT um Trail king 2.4 na frente e um Mountain king 2.4 atrás, ambos 650b. Grande combinação.

Quanto à bike em si... Mantinha os travões e mudava apenas os discos para uns com maior diâmetro. Juntava mais uns trocos e metia um upgrade que todas as bikes deviam ter, especialmente estas de enduro: espigão telescópico. Depois, trocava o cockpit para aquela conjugação clássica: avanço de 40/50/60mm e guiador entre os 720 e 780 (preferencialmente lowrize).
 
Top