Santuários do BTT

Rui Nogueira

New Member
Boas

s És d viseu nÃo t eskeÇas da serra do crasto que É muito bom, o monte da santa luzia, soutulho em vila chà de sÁ, entre outros......

Viseu tb É um grande santuario do btt

cumprimentos

rui nogueira
 

visiense

Member
Os meus locais de culto aqui em Viseu é a zona do aeródromo e a serra onde está a barragem da Várzea (não sei o nome dessa serra), e Alcafache! Então o singletrack de Coimbrões até Alcafache, que desce a serra toda, é muito bom!
 

helio69

New Member
Visiense, bem perto de Viseu há uma zona fantástica que é a Serra do crasto. Tem singles, estradões, estrada romana, etc... E é fenomenal para andar no verão devido às sombras e a vegetação diversa.

Eu gosto especialmente, e vou puxar a brasa à minha sardinha, da Serra do Montemuro, Terras do Demo (que abrange Penedono, Moimenta da Beira, Satão, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe, Castro Daire, etc.), a zona do vale do Paiva e ainda S. Macário e toda aquela serra!
 

visiense

Member
A serra do Crasto só conheço por estrada, e mesmo assim, já é um local muito bom para se pedalar, e por uma prova do Up and Down de má memória para mim (com direito a passeio de ambulância e tudo, lol)

Mas tenho de ver se arranjo uns tracks da zona para ir investigar isso mais a fundo :)

Quanto às terras dos Demo, conheço através da maratona de Beselga essa zona, e realmente acho fantástica. Paisagens e trilhos muito bons, e do que conheço, dos melhores.
 

oliana

Active Member
Como gosto de viajar de carro com a família, pelo país inteiro e espreitar o interior das serras, fazendo uns passeios a pé, tenho a certeza absoluta que o que não faltam é santuários pelo nosso Portugal. Podia puxar a brasa á minha sardinha, que é o Parque Natural da Arrábida. Mas é o que todos fazem á sua. Cada um acha que os seus trilhos são os melhores.
Creio cada lugar é diferente e cada um merece que o defendamos, não ignorando o valor doutros. E de certeza que ainda há muito que falta descobrir.
Que os nossos trilhos se mantenham mesmo nossos durante muito tempo. Para isso temos de os defender. Devido a muitos "chicos espertos" que não respeitam nada nem ninguem, vão-se vedando trilhos ou interditando caminhos. Quem não respeita o que é dos outros ou o que é de todos sujeita-se ao pior.
Arrábida, Gerês, Estrêla, Caramulo, Lousã, Bussaco, Candeeiros, S. Mamede, Barroso..e muito mais....olhando para o País inteiro, o que não faltam é santuários. Temos é de respeitá-los.
 

visiense

Member
Tens toda a razão. Por acaso conheço bem a Arrábida, pois a minha mulher é daí, e sempre que vou a Setúbal, a minha bike vai atrás. Mas, com os temporais que tem havido, e ninguém para limpar os trilhos, começam a haver árvores a mais a obstruir os concorridos percursos dessa lindíssima serra virada para o mar. E quanto às tais vedações, realmente em certos locais começam a ser demais. Num dos singles do castelo de Palmela, que percorre a serra desde um pouco acima das bombas de gasolina Repsol de Aires até à romana, já a vedaram, sem justificação... O que não falta no nosso Portugal são locais de qualidade para pedalar, saibam defender os bttistas e os trilhos!
 

Pirolito

New Member
boa noite, eu como sou do Porto, vou muitas vezes para Valongo, pois acho que aqui na zona é dos melhore sitios para fazer btt.
 
Top