Salvamento de uma cadela

Boas pessoal,

Hoje de manhã acordei com a ideia de não ir pedalar, ou seja, fazer descanso.. Mas depois estava aborrecido em casa por não estar a fazer nada... Então decidi ir dar uma volta, um treino de recuperação.
Lá apontei para uma zona que já não ia há muito tempo! Cheguei lá e andei uns 50 metros depois da estrada e assim que ando esses 50m olho para o lado esquerdo e vejo uma cadela deitava no chão a arfar muito muito rápido e claro fiquei super assustado e sem saber o que fazer ao certo! Não sabia se tinha sido envenenada, ou se estava perdida á uns dias e estava com sede/fome.
Até que fui logo ter com ela e tentei pô-la de pé mas ela não se aguentou! Peguei numa pedra para lhe meter debaixo da cabeça para não estar com a cabeça no chão e fui fazendo festas... Decidi não levar isotónico mas somente água! Rapidamente fui dando água á cadela e e ela bebia como se não houvesse amanhã! Passado 5min já não tinha água no bidão e liguei aos meus pais para me virem ajudar e eles vieram com água e comida! Estivemos de volta da cadela mais uns 5 min até que já estávamos quase para a trazer embora para a levar a um veterinário ou pelo menos ver se melhorava com melhores condições! E é então que ouço alguém a chamar "Saphiraaa!!" múltiplas vezes... Deixei os meus pais com a cadela e fui de bike em direção ao som em modo Nino Schurter :D E encontro 2 senhores com uns 7 ou 8 cães (caçadores) aflitos á procura da cadela!
Eu dei a descrição da cadela e eles confirmaram que era ela e disseram que estavam á 1:30h á procura dela e que ela tinha desertado...
Levei-os até junto da cadela e eles agradeceram e ainda tentamos dar mais água á cadela, mas ela já não bebia muito mais... Também já tinha bebido quase 1L! Tudo ficou resolvido e eles levaram-na com eles.
Com isto tudo dá para tirar um boa lição de vida... Tudo o que nós fazemos gera um impacto, tudo tem um propósito! Se eu não tivesse saído de casa talvez o destino da cadela fosse outro, se eu fosse para outro local o desfecho também deveria ser diferente!
Ao menos tudo correu bem :D

Cumprimentos.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Os meus parabéns e ainda bem que tudo correu bem.

Apenas me questiono se a cadela ficaria nesse estado estando apenas 1:30 perdida... não deixa de ser estranho, digo eu.
 
Setegu foi exatamente o que eu pensei...
Mas provavelmente a cadela sentiu o resto de um coelho (?) e foi sempre atrás dele até que começou a ter sede e calor e depois não se aguentou... Eles já deviam estar a caçar desde manhã cedo e eu encontrei-a por volta das 11h ou seja já devia ter andado a caçar á muito tempo e portanto já não bebia água á umas horas valentes e sendo um cão super ativo a desidratação acontece rapidamente...
Desidratação foi de certeza porque ela estava a arfar SUPER rapido e muito quente e bebeu um bidão completo de 700 mL num piscar de olhos e passado uns minutos ela já se conseguia pôr de pé embora não conseguisse andar, mas ficou logo com outra cara!
Foram uns minutos muito tensos porque não sabia o que fazer nem o que ia acontecer, mas tudo ficou bem! Espero é que os donos tenham mais cuidado com os cães de caça...
Acho que todo o pessoal com animais deveria ter o seu companheiro com uma coleira que tivesse uma chapinha com o contacto e outros dados fundamentais para estas ocasiões...
Por 10€ compra-se uma chapa dessas e mete-se na coleira. Mais vale "perder" 10€ do que um companheiro de vida.
 

SeteGu

Active Member
Não tenho a certeza mas creio que é obrigatório os cães (com dono) andarem chipados, ou seja, com um chip que os identifica e que tem uma série de informações que os relaciona com os donos.
 
Mas para "ler" o chip acho que é preciso uma máquina que o consiga ler porque ele está debaixo da pele... E neste caso se o cão tivesse uma coleira com dados de contacto eu tinha ligado logo para o dono... Porque imagina que eu até tinha pegado na cadela para ir ao veterinário... Não conseguiria encontrar os donos como encontrei. A sorte deles foi que eu ainda estive lá uns 15 minutos e eles apareceram mesmo quando estava para a levar!

Uma coleira como esta não era má ideia!
 

ignite

Member
Estou com o Setegu na pulga atrás da orelha; e fico sempre de pé atrás porque já ouvi muitas histórias de cães abandonados pelos caçadores quando já não lhes servem muito para ajudar na caça.
Este fds, no mato c um amigo, também salvámos um, que estava num buraco e encontrámos logo casa para ele. Antes de o entregarmos ainda fomos ao vet e ele tinha medo do vet. Tinha comportamentos de quem estava habituado a lidar com humanos.


Btw, Fizeste o que havia para fazer diante do que te apareceu à frente! Mai' nada!, neste mundo onde mais rapidamente tiram selfie p denunciar no facebook em vez de resolverem o q está à frente dos olhos! :#1:
 
Eu por acaso não gravei nada nem tenho qualquer foto... Até porque isso não era o mais importante ;)
Mas acho que o caso não era de abandono porque os donos andavam á procura da cadela... Eu ouvi-os a chamar e a cadela levantou as orelhas e logo vi que eram os donos e fui de bike (uns 100m) e encontrei-os e chamei-os para virem rápido e pronto, a partir dali a responsabilidade é deles... Eles eram os donos da cadela! E ela pertencia-lhes porque quando os encontrei deram-me a descrição da cadela por isso tinham conhecimento dela.
 

SeteGu

Active Member
O chip tem também a vantagem de se poder perceber se o dono está realmente à procura do cão. Caso o cão estivesse perdido há um tempo e não houvesse a indicação de que estaria a ser procurado pelo dono é porque, provavelmente, teria sido abandonado.

Claro que numa situação assim mais "imediata" a coleira será muito mais prática.
 

edumad

Member
Ainda bem que teve um final feliz. À uns tempos seguia na ciclovia Povoa-Famalicão e junto a um cruzamento perto de Laundos vejo um cachorro. Devia ter nascido há alguns dias pois era pequeno e a ainda cambaleava a andar. Parei e ele fugiu para uns arbustos, tentei ver gente ou a mãe por perto mas nada. Saqueio dos arbustos e dei-lhe um pouco de água. Rapidamente perdeu o medo.
À esquerda do cruzamento só campos, à direita havia casas a 200m. Fui ver se era de alguém mas nada. Eventualmente alguém aceitou cuidar dele (em casa já tenho e não podia levar comigo).
 
Top