Rota Vicentina 2014

ferreiras

Member
Caros Colegas do Pedal:
Como ainda não existe um tópico sobre este percurso realizado este ano, venho eu "levantar esta lebre" esperando contribuir para o meu próprio esclarecimento e de outros que venham a fazê-lo brevemente.

Eu e o meu grupo, os "BTT | Bikes, Trilhos e Tascos" de V. N. de Gaia, vamos fazer esta Rota já nos dias 7 a 9 de junho.
Saímos na noite do dia 6 desde o Porto em auto-caravana, que irá servir como carro de apoio e "hostel".
No dia 7 arrancamos de Setúbal para Tróia logo no primeiro ferrie da manhã.

As etapas estão distribuidas da seguinte forma: Dia 7: Troia-Porto Covo 90km; Dia 8: Porto Covo-Odeceixe 63km; Dia 9: Odeceixe-Sagres 77km

Vamos seguir o percurso disponibilizado pelo Colega anarciso: http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=30141FB63D4564C4B92A0191916645BC?fileId=gdgtmoabgptsnlzl

Temos programados pontos de encontro com a auto-caravana aprox. de 20 em 20km.

ACEITO SUGESTÕES E OPINIÕES dos Colegas que já fizeram este percurso, por ex. alternativas ao percurso, locais a visitar, IMPORTANTE: locais para "tainar", etc...
 

ferreiras

Member
A máquina fotográfica já está na checklist!

A Taberna do Gabão vai merecer uma visitinha... já conheço e vou ter que levar lá o resto do pessoal!

Obrigado, uma vez mais, caro Colega!
 

miguelm3

New Member
Ferreiras... posso te garantir que a viagem que estas a programar é ao mais alto nível, pois eu ja fiz a vicentina e prometi me a mim mesmo que ia la voltar, a unica diferença é que eu sai de Vila nova de Famalicão já de bike
podes ver o relato e fotos neste link para teres uma ideia ve aqui
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Cá está um traçado que adorava fazer..... já há muito que ando a falar ao meu pessoal mas.. ainda não calhou. A malta gostaria de fazer isto de maneira a que não se gaste muito "guito"... mas dada a distância não é fácil (também sou de arredores do Porto). Fico a aguardar fotos do rescaldo. ;)
 

anarciso

Member
Olá malta,
o percurso Sagres/Lagos é espectacular, não tens areia nenhuma, só mesmo a sair de Sagres apanhas uns 300 metros de areia, depois mais à frente tens que subir com a bicla a pé, assim que estiveres lá em cima das arribas é uma vista e um percurso do melhor, mas um bocado duro, apanhas marcas da Via Algarviana, se tiverem tempo sugiro que o façam dá fotos do mais belo que se pode imaginar .
 

rp23

Member
Boas Ferreiras, eu fiz a Rota Vicentina no ano passado.

Fiz em 2 dias, mas foi muito duro, o ideal será em 3 dias.

Eu não fiz junto ao mar, fiz pela serra do Cercal e de Odemira.

A partir de Santiago do Cacem, para sul segui sempre as marcas da Rota Vicentina, é sempre pelas serras mais para o interior.

1º- Dia-Paio Pires-Setúbal-Melides-Santiago do Cacem-Cercal do Alentejo-São Luís e por fim Odemira onde dormimos.

2º-Dia-Odemira-São Teotónio-Odeceixe-Aljesur-Arrifana-Carrapateira-Vila do Bispo-Sagres.

Os track´s estão aqui;

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ilaxcrqipkaklvhf

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=rubhgkipdbvpivsc
 

RTC

Super Moderador
Boa viagem anarciso! ;)

Eu fiz a Rota com a minha namorada (hoje mulher :)) em Agosto do ano passado. Fizemos pela rota mais ocidental, que dado o calor que estava nessa semana, foi a melhor opção.
Fizemos em 3 dias:
Troia-Santiago do Cacém, Santiago-Odeceixe; Odeceixe-Sagres.

Adorámos e um dia iremos repetir.





Se precisares de alguma informação, é só dizer.
;)
 

ferreiras

Member
Obrigado a todos pelas respostas.
Relativamente aos Vossos tópicos e relatos relacionados com a Vicentina, já os tinha lido todos... várias vezes... e “babei” sempre que os lia!!!

miguelm3: Sair desde um ponto mais a norte e seguir a linha de costa até Sagres, deverá ser épico! Este verão deverei fazer Porto-Figueira da Foz sempre junto à costa. Não se compara com a tua aventura, mas com a falta de tempo que tenho... é o que se arranja!

Medroso#78: Fizemos vários estudos económicos :) e chegámos à conclusão que a auto-caravana, apesar de ser cara, é a melhor opção para esta aventura.

anarciso: Nesse caso, e uma vez que confio plenamente nos teus sábios conhecimentos acerca deste percurso, vou tentar convencer o pessoal a fazer Sagres-Lagos. As “Aldeias Históricas” vão ficar já na mira, talvez para o próximo ano.

rp23: Como já comentei, não irei esquecer a tua sugestão e seguir mais pelo interior até à intersecção do Caminho Histórico com a Rota dos Pescadores!

RTC: Eu estava de férias em Odeceixe e vi-te a ti e à tua mulher de bike na EN120. Não imaginas a inveja que tive! Relativamente à etapa Odeceixe-Lagos, seguiste o percurso do anarciso? Pareceu-te demasiado extenso/duro?


MAIS OPINIÕES E SUGESTÕES SÃO BENVINDAS!
 

RTC

Super Moderador
:D
Não ferreiras, ficamos mesmo por Sagres. Nunca planeamos fazer até Lagos.
Mas a última etapa Odeceixe-Sagres já tem alguma dureza. Há lá algumas rampas boas para fazer. :rolleyes:
 

ferreiras

Member
Simplesmente TOP!
Onde é exactamente?
Parece-me que o segundo é antes da Carrapateira... em Vale Figueiras, não?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada "ferreiras", qual o valor de aluguer da referida caravana?! Quantos elementos irão alinhar nesta "brincadeira" (curiosidades para fazer cálculos)?! :)
Muito obrigado
 
Last edited:
Top