Rota do Guadiana - de Abrantes a Vila Real de Santo António

anfil89

Member
Excelente experiência e excelente relato, o melhor de todos os que já tive o prazer de ler :)

Estou cheio de inveja, certamente uma aventura como essa é uma experiência que fica marcada para o resto da vida!!! Espero que tenhas gostado da travessia pelo "meu" Alentejo :)
 
Obrigado pelas palavras companheiros :p

Foi realmente uma bela aventura.

A viagem de bicicleta tem destas coisas, não se vai nem muito depressa, nem muito devagar. O ritmo da bicicleta dá para sentir os locais por onde passamos. ;)
 
Olá João.

No report, no site, no final de cada etapa, tem um link para descarregar os tracks respectivos.

Caso não consiga, envio-lhe para o email, sem problema. ;)

Fico muito contente que tenha gostado. :)
 

rp23

Member
Ola, boa noite, tentei varias vezes mas não consigo descarregar os track´s diretamente.
Se possível envie-me por email.

Camarada do pedal não tem que me agradecer, pois eu também faço varias travessias por este pais fora e sei o que é alguém comentar uma coisa que fazemos com muito suor e lagrimas.

Tenho aqui neste fórum algumas cronicas das travessias que fiz e é com grande orgulho que as publico para que todos aqueles que por algum motivo não as podem fazer, consigam ver as fotos espetaculares que conseguimos tirar.
Sempre que posso, publico os track´s para que todos tenham disponíveis algo de referencia para seguir.
Não é bem o caso que tenho agora, pois estou a tentar arranjar o track do Caminho D´este e não à uma alma caridosa que me o disponibilize

Estes track´s podem ter muito interesse para mim, pois estou a planear fazer o Caminho D´este que liga Tavira a Santiago e nesta zona podem ser um ajuda.
 
Olá João,

Acabei de enviar os tracks para seu email.

Realmente não sei o que se passou, ainda agora testei e o download a partir do site está a funcionar.

De qualquer das formas, o problema está resolvido ;)

Qualquer coisa mais, apite :)
 
Bela Aventura que me colocou a sonhar. :roll:
Gostei das fotos- gosto sempre de fotos do Alentejo- embora, pessoalmente, entenda que as fotos a preto-e-branco, mesmo que sendo sempre "artísticas", acabam por não fazer justiça à beleza e unicidade da região.:(

"Downloadizei" os dois primeiros tracks em kml que converti para GPX para poder visualizar no GPSies e melhor acompanhar a aventura.
Notei que foi substancialmente feita por alcatrão, embora com algumas estradas secundárias o que, por ali significa quase solidão completa- como aliás bem descreves no relato-.

Esta aventura fez-me recordar algo que fiz -embora mais off-road-, em 2005, quando fui desde VVRodão a Minas de São Domingos e passando por grande parte das localidades descritas no relato.

Ando a pensar em repeti-la tal como tu deves estar já com esse pensamento. ;)
 
Olá Paulo :)

Fico muito contente por te-lo colocado a sonhar :), em grande parte, passa por aí o objectivo deste projecto. Como tantos outros já me colocaram a sonhar com as suas aventuras, fico contente por o conseguir fazer também.

As fotos a preto e branco no facebook, foram apenas uma reedição das fotos do site e do instagram, que estão a cores. O Alentejo, a preto e branco, a cores, é sempre muito bonito :).

Inicialmente planei o máximo dos máximos junto ao rio Guadiana, o que inclui-a muitas estradas off-road, mas pelo que pode ler no meu report de viagem, logo nos primeiros kms junto ao rio e em terra batida, deparei-me com um portão no meio da estrada (já me tinham alertado para isto), que impediu a minha passagem e que depois deu no episódio da vaca :), pelo que resolvi não arriscar muito off road, pois punha em risco toda a aventura (só por causa desse portão fiz mais 30km).

Mas sinceramente, fico contente com o traçado que realizei. As estradas apesar de alcatrão, eram muito rurais, atravessei povoações remotas, vinhas enormes, pastos enormes, castelos interessantíssimos, gentes muito boas, comida de salivar, paisagens de fundo de ecrã, o caminho Alcoutim-Vila Real é lindíssimo junto ao rio,enfim, já estou com a nostalgia da recordação ;).
 

iMiguel

Member
Grande relato, Grande AVENTURA!!

Moro em Mértola e nem imaginam a felicidade com que fico quando alguém percorre as estradas/trilhos daqui da zona. Ali a Mina S. Domingos é de uma beleza ímpar, de histórias, só quem passa por lá é que se apercebe da dimensão do local. O Alentejo tem destas coisas!
 
Olá Miguel :)

Agradeço as palavras ;)

Mértola já conhecia e sempre gostei muito. O rio, o castelo, as pessoas. 5 estrelas.

A Mina São Domingos é realmente um local digno de visita. Todo o cenário é de filme. Tem uma carga imensa e um fascínio especial. Certamente, a voltar.

Abraço
 

iMiguel

Member
Sim. Só a título informativo, na Mina S. Domingos já foram filmados várias cenas:

- Spot do MEO (aquele que eles queriam enviar uma sonda para marte)
- Review à Dacia Duster (reportagem para um programa dobre carros na sic noticias - se nao tou em erro)
- Blasted Mechanism gravaram lá um dos seus videoclips
- Foi filmado um filme português, "Mortinho por Chegar a Casa"
- Filme "O Contrato" de Nicolau Breyner (foi filmado na Mina - quando o actor estava em pleno "Iraque" - E o inicio do mesmo filme, parecia que estavamos em Marrocos, foi filmado aqui perto do Castelo, em Mértola)

É bem provavel de se ter filmado lá mais, eu é que não me recordo. Já o disse várias vezes, graças a Deus que nasci nesta localidade :D
 

rp23

Member
Caro Imiguel, eu sou de Vales Mortos embora não resida lá por motivos profissionais.
Neste momento a minha residência é em Paio Pires, mas vou muitas vezes ao nosso Alentejo
Como tu dizes e muito bem, Mértola é uma vila muito boa, a rondar o excelente,
Já fui muito feliz em Mértola e nas aldeias em seu redor (Fernandes,Moreanes, Mina, e muitas mais).

Camarada neste momento estou a planear fazer o caminho de D´este que parte de Tavira até Santiago sempre pelo interior do país e é minha intenção passar em Mértola no dia 22 de Abril,

Vai ser a primeira etapa que irá ligar Tavira a Vales Mortos.
Se quiseres fazer companhia, será muito bem recebida.
 

rp23

Member
Camarada do pedal, esqueci-me de mencionar os dias que são e os malucos que nela participam...

Esta aventura terá a duração de 13 dias e vai ser feita por 3 malucos em autonomia total (João Elisiário,Nuno Elisiário e José Chaiça)
 
Top