Rolos de treino e Dakota 20 - Como juntar os dois?

andre_inacio

New Member
Viva,

Como muitos de vocês, o que me vai safando durante estas épocas chuvosas, são os treinos em rolo.
No entanto, gostaria de começar a monitorizar melhor os meus treinos indoor, como tal, tenho andado a fazer testes, e tenho algumas questões que gostava de fazer, e já agora ouvir os workflows do pessoal.

Tenho um monitor de Frequência Cardíaca ligado ao meu Dakota 20, o problema é que, o treino só começa a ser contabilizado caso o GPS encontre algum satélite (o que dentro de casa num treino indoor é complicado). E mesmo quando encontra satélites, embora ele consiga manter o treino a correr durante grande parte do tempo, às vezes como perde o sinal, o tempo pára e deixa de me registar a FC. Isto prende-se com a questão de o Dakota 20 não ter um botão de "start/stop" de uma actividade. Se tivesse um botão de start/stop, que registasse os dados que estavam a ser fornecidos ao GPS (Frequência cardíaca/ Cadência, etc), independentemente de não ter sinal de GPS, seria perfeito. Existe alguma maneira de contornar isto?

Isto leva-me a outra questão: vale a pena comprar um sensor de cadência tendo em conta que gostaria de monitorizar principalmente os treinos indoor? O único problema que vejo na compra do sensor é que, pelo que li, não transmite informação de velocidade para o Dakota, pois este apresenta os dados de velocidade apenas através do receptor GPS.

Bem sei que o Dakota 20 não é um monitor de treino como os edge, mas gostaria de tirar o máximo proveito dele.

Desde já obrigado,

André Inácio.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Por acaso uso o EDGE 800 e quando faço rolo tiro partido do sensor de cadência/velocidade GSC10 (compatível com o Dakota 20).
Creio que o Dakota 20 só tira proveito da informação da cadência, mas muitos planos para rolo são construídos em torno desse parâmetro de treino.
Outra coisa que convém fazer quando de pedala dentro de casa é desligar os sensores GPS, ou seja, forçar o aparelho a trabalhar com o sensor de velocidade/cadência em vez dos sinais de satélite, pois se vamos estar parados de nada nos serve esta função.

Convenhamos, um GPS serve para andar na rua a apanhar satélites. Se o objectivo é monitorizar cadência/pulsação/velocidade talvez seja melhor poupar os 60€ do GSC10 e comprar um ciclo computador ou MFC com estas funções para esta aplicação.
 

andre_inacio

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Viva!

Em princípio irei avançar para a comprar do GSC10 precisamente por isso, porque os planos de treino que pretendo seguir (os da TACX) são muito em torno da cadência.

Já tinha experimentado desligar os sensores GPS (modo DEMO no Dakota20), mas ele não inicia o treino apenas com o sensor de frequência cardíaca ligado. É pena, pois é-me inútil nos treinos indoor. Bastava que tivesse um botão de start/stop para começar e parar uma actividade e assim gravar todos os dados e pronto, estava feito. Isto com o sensor de FQ, já com o de cadência não sei pois ainda não o tenho, mas deduzo que seja a mesma coisa, que também não registe.

O meu objectivo é mesmo tirar o máximo proveito do dakota. Pelo que constatei até agora, apenas a velocidade e quilometragem não é registada.. é pena, e julgo que não seria assim tão difícil por parte da garmin implementar uma opção de escolher entre obter a velocidade através de satélite ou do sensor de cadência.. mas vai ter de servir ;)
 

andre_inacio

New Member
Já arranjei maneira de contornar parte do problema (refiro-me ao facto de o dakota20 não ter botão de start/stop de uma actividade). Fica aqui a solução para se alguém quiser ter o mesmo workflow:

1º - Antes de iniciar o treino, ir ao exterior só para o GPS detectar satélites e iniciar a contagem do treino.
2º - Voltar para o interior e começar o treino no rolo. Mesmo que o GPS dê sinal de falta de satélites e páre de mostrar o tempo total, não faz mal, pois ele continua a contabilizar o tempo em background.
3º - No final do treino ir ao exterior, deixar que ele localize satélites e voilá, ele volta a mostrar o tempo total de treino, tendo gravado todas as informações que recebeu no entretanto, tais como ritmo cardíaco e cadência.

Esta parte está resolvida :)
O que me parece não dar mesmo para resolver, é a contagem dos kms e a velocidade, mas com a informação da cadência e do RC gravada já fico contente :)
 

andre_inacio

New Member
Sim mostra, apenas o tempo total é que pára de mostrar, mas continua a contar em background. Assim que vou para o exterior e ele capta sinal GPS, volta a mostrar o tempo total novamente.
 

ruimmf

Member
Estou em condiçoes de garantir, mesmo fazendo como sugerido encima, o Dakota 20 nao grava os dados de treino enquanto não capta sinal GPS. No meu caso já fiz varias vezes rolos, indo antes de iniciar o treino lá fora para iniciar a gravação, depois vim para dentro e fiz a atividade (com banda cardiaca e sensor de cadencia), e ao terminar vim de novo cá fora para o Dakota apanhar sinal e fechar a atividade. Mas na gravaçao ao passar o ficheiro para o Strava ou Sportracker, apenas aparecem dados do inicio e fim da atividade. No entanto eu durante a sessão de rolos vejo sempre os dados em tempo real no ecrã (que é o mais importante...).
Há alguém que dê alguma dica sobre forma do Garmin dakota 20 gravar os dados indoor?
 

klaser

Well-Known Member
Não deve dar mesmo...o artifício acima descrito é para podermos acompanhar o treino no dakota com aquilo que ele permite indoor,ou seja,a FC ,cadência e tempo total....mas realmente como ele está "parado" não deve criar um "log" contínuo da atividade e portanto é como dizes...
 

ruimmf

Member
... também ja tentei gravar por tempo (na configuração do "metodo de registar"), mas não dá resultado na mesma :-(
 

klaser

Well-Known Member
A garmin fez isso de propósito..para comprarmos edges tb se quisermos mais vocacionado para treinos....então se ele é toltalmente compatível com os sensores combo velo/cadência mas só apresentam dados de cadência única e exclusivamente por opção de firmware....Quando lhes dava jeito (sensores de temperatura e câmara VIRB por exemplo),lá eles atualizamvam o firmware e o tornavam compatível
 

shelltox

Super Moderador
Então tentem assim, gravação por tempo(eu uso 1seg), tem de apanhar satélites e iniciam o cronometro e no fim param. Se fizerem o upload para o strava não deve mostrar a info hr, terão de upload para o garmin connect e depois exportar para o strava
 

ruimmf

Member
shelltox: inicias o cronometro ainda com sinal gps e depois vais para dentro para os rolos?? depois quando terminas voltas cá fora para apanhar gps e terminar o cronometro?? e no Garmin connect aparece a gravação do tempo, pulso e cadencia ??
 

ruimmf

Member
Bom: acabei de testar, coloquei a gravar por tempo (1 s), vim fora, iniciei o gps e apanhou sinal, iniciei o cronometro, vim pra dentro e fiz 20 min de rolos (com banda cardiaca e cadencia, a aparecer no Dakota), mas ao fim de cerca d 1 min aparece "perda de receção de satelites" e o tempo total para. No fim dos cerca de 20 min fim de novo cá fora , o sinal gps reapareceu, o tempo total veio para os cerca de 20 min, e terminei o cronometro. O resultado foi este : https://connect.garmin.com/modern/activity/1056764183
Fiz sempre cadencia acima de 100 e pulso médio de +- 140...
Resumindo: só gravou dados enquanto apanhou sinal gps. O resto do tempo eu consigo visualizar no aparelho mas nao aparece na gravação.
Sugestoes??
 

shelltox

Super Moderador
Eu faço rolos na varanda, por isso não tenho experiência sem sinal satélites. Ligo o gps e quando começo a actividade inicio o cronómetro e no final paro, gravo e tudo normal.
 
Top