Rolamentos e Caixa de direção - Upgrade de rolamentos abertos para fechados

#1
Olá a todos.

Tenho uma simples GT Avalanche de 2011 e estou a trocar-lhe o garfo de suspensão. Como nunca mexi nisto queria tentar esclarecer com alguém as minhas dúvidas.

Os meus rolamentos da direcção são um bocado arcaicos e acho que estão demasiado expostos e quando os tirei como é claro estavam cheios de poeira e detritos, gostava de os substituir por uns fechados. As minhas perguntas são:

O que é que tenho de ter em conta para substituir isto além do diâmetro e dos ângulos? É que nesta loja, por exemplo, aparecem umas quantas opções de ângulos diferentes e eu não sei como tirar o ângulo do meu!!
https://www.probikeshop.pt/btt/componentes-caixas-de-direcao-rolamentos-c12091.html

Dá para comprar também algum kit dos retentores ou as tampas que depois se põe por cima dos rolamentos??
Que tipo de lubrificante devo usar?? um de base de silicone?

E lojas de BTT em Lisboa ou arredores??? é que quando tenho hipótese prefiro comprar numa loja física

Deixo aqui duas fotos para perceberem como é a minha direcção e os respectivos rolamentos.
Obrigado

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#2
Bem, entretanto descobri que eventualmente poderei trocar todo o conjunto da caixa de Direcção por uma semi-integrada, falta-me saber as medidas, sendo que o diâmetro interior é standard 1 1/8, já o exterior não sei qual é que conta, se o exterior do quadro onde a caixa fica à face, se o exterior da caixa que entra no eixo da direção do quadro.

De qualquer maneira caso já tenha existido aqui alguém que tenha trocado as simples esferas da direção por uma caixa de direção semi-integrada e puder partilhar alguns pormenores, agradeço.

ainda por cima agora está tudo fechado, não dá para experimentar no quadro uma caixa antes de comprar!!
 
#6
#7
Afinal é mais fácil do que estava a pensar, mas como tudo só depois de perceber é que vi que é fácil.

Este esquema da Nukeproof exemplifica bem como procurar:
https://cdn.shopify.com/s/files/1/0...oof_Headset_Technical_Manual.pdf?v=1600077088

E a página que o Plaguelord partilhou ajuda a perceber as abreviaturas para os tipos de caixas de direcção:
https://www.probikeshop.pt/static/conselho-escolher-caixa-direcao-btt.html

Portanto mudar de um sistema de rolamentos "abertos" para um sistema de caixa com rolamentos fechados, é possível, basta tirar bem as medidas e escolher da lista!!!

No meu caso, primeiro tirei TUDO da caixa de direcção antiga que estava no quadro mas deixei tudo ordenado para saber o que estava em cima ou em baixo, porque assim comparei as medidas que tenho com as que vou comprar.

Espero que no futuro ajude alguém!!