Rodas NoTubes ZTR....

lstzr

New Member
novas ou com algum uso?
roda da frente ou de tras?
Pouco aperto nas chavetas?
Rolamentos a apresentar desgaste?
senao mesmo a torcao das mesmas...
 

MeridaBikes

New Member
Aproveito para colocar uma questão: tenho umas Ztr Alpine + Sapim + Cubos Novatec e tirando alguns apertos nos raios têm-se portato muito bem.

No entanto, desde que tenho as rodas tenho sentido um ruido muito estranho sempre que em esforço inclino a bike para o lado esquerdo. Parece-me que o disco está a roçar em qualquer lado mas só acontece quando inclino a roda para a esquerda e faço peso.

Já me disseram que provavelmente será devido ao facto das rodas serem menos rígidas que as que tinha e com o peso o disco fica a roçar na bomba de travão.

Any ideas?


Amigo, isso e a Roda a Flectir... Abraço;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso de serem menos rígidas e flectir não faz grande sentido, entre os apoios no quadro e o disco não há muita coisa por onde flectir. Ainda por cima onde o disco aperta está separado da flange dos raios. Isso ou deve ter pouco aperto na chaveta ou deve ter folga.
 

Giantfreerider

New Member
É como o Ficaçador disse...o cubo onde está o disco, não flecte.
Se fosse V-brake tudo bem, sendo assim deves ter folga nos cubos ou o aperto mal apertado...
Cumps
 

nogueira.nuno

Active Member
Tal como tinha dito enviei um e-mail a solicitar informação. A resposta foi objectiva e clara, tal como a solução. Não foi colocada cola nas cabeças e uma vez que fornecem a loja à qual me desloquei a solução apresentada foi:
- irão telefonar ao AV para lhe dizer como deverá afinar a roda.

Agradeço a resposta e a prontidão da mesma.

Obrigado

Só para te confirmar que a unica maneira em que foi possivel DESCOLAR AS CABEÇAS DOS RAIOS foi através do que eu tinha referido, ou seja, com Duas pessoas e através do uso de um ALicate de pressão no raio e uma chave de fendas na cabeça.
Apenas se conseguiu usar a chave de raios mas ao fim de se ter cortado um raio inicialmente para analisar afinal o que se passava e com ele preso no torno!!
O que me parece e vi na minha opinião e experiencia do uso do material é que foi usado cola de parafusos nas cabeças e daí a dificuldade de se fazer algo nelas.
Ao fim de removididas algumas cabeças através da Força tentou-se enroscar uma cabeça nova de raio o qual ela entrou de baixo a cima na rosca do Raio, com a antiga ou original usada no enraiamento entrou apenas 2 a 3 fios de rosca sendo impossivel enroscar mais á mão como é normal, por isso no minimo a solução será subistituir as cabeças todas e os raios nos casos mais dificeis, isto porque aquilo é mesmo dificil de remover.


Duvido que alguém ainda vá ensinar ao Valério como enraiar rodas ou melhor dizendo a maneira de fazer o trabalho correcto e bem feito seja em rodas ou manutenção mas OK, isto são outras conversas e quem quer ser e continuar a ser enganado o problema e escolha é dele.
O lixado é que eu deparo-me de vez em quando é com o pessoal a falar mal disto ou daquilo e porque viu ou teve aquele problema mas o que me é Frustante é ver coisas como aquela roda que teoricamente é nova e sem tensão "quase" nenhuma nos raios e depois o pessoal tem medo que o material não aguenta ou que coitados pensam que não têm muito jeito a andar e quando são é certos "Macanicos" que não sabem mexer ou o que fazem e que tentam desenrascar e depois temos estes casos de problemas aqui pelo forum ou lojas em em que o pessoal depois ouve e segue a mesma mentalidade de medo ou incerteza acerca do material ou montagem.
Claro que não sou eu que vou mudar mentalidades mas acho que este é um forte exemplo, havia muitos mais mas não saia daqui hoje ;)

Jginja, tudo tem solução mas por vezes não é mesmo nada facil ;)
 
Infelizmente também já vi muitas situações de "chico espertice" de mecânicos desses, duas delas acontecera-me a mim, numa delas dera-me cabo da rosca de um quadro, e outra foi na roda de trás que comprei na actionsports em que as falanges do cubo tinham diâmetros assimétricos e os raios eram do mesmo tamanho fazendo que para o roda estar centrada ficassem os raios de um lado "soltos" e do outro sobre-tensionados! Mas enfim são coisas que também fazem parte da aprendizagem de andar por cá, infelizmente...

cumps
 

bakano

New Member
Vou apertar melhor as chavetas para ver se resolve o assunto... não acredito que ando assim há 1 mês e era só apertar as chavetas...
 

Alentejano78

New Member
Boas caros amigos Bttistas...
Venho aqui deixar as minhas novinhas rodas Aros ZTR + Raios Spoken + Cubos Novatec e que ficaram mais ou menos com um peso de 1400g...

rodar.jpg

roda2.jpg

rodaazul.jpg


Já fiz 40 Km na Arrábida em todo o tipo de piso e não se manifestaram... continuam como novas... espero que assim continuem nos próximos Km... de qualquer forma o António disse-me que daqui a um mês é provável que tenham que levar um aperto nos raios...

Saudações a todos...
 

rottweiler72

New Member
Bom alentejano, bem que podiam ter ficado um pouco mais tunning como tu gostas, tem mto pouco azul, os cubos bem que podiam ser de cor diferente.
Isso de 40km nao é nada,tens que fazer umas centenas de kms e levarem porrada para depois veres como se portam.
Agora com essas rodas todas xpto e com o aviao que tens ninguem te consegue pegar nas subidas e mto menos nas descidas.....
Xau Tejo.
Abraços..
Saudaçoes BTTistas.....
 

batoca

New Member
Estou interessado em montar uns ztr alpine nums novatec, quais seriam os raios mais interessantes no mercado, neste momento? Sapim CX-ray ?
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Hoje fui buscar as minhas rodas.
A loja onde as comprei, que é a mesma que representa os cubos Novatec, assumiu as despesas da correcção de uma situação relativa ao enraiamento das rodas. Assim sendo apenas paguei a mão de obra. A roda de trás levou alguns raios novos e cabeças novas. Pois alguns tiveram de ser cortados para poderem sair da roda. A roda da frente não levou nem raios novos nem cabeças.
Deixo aqui o meu agradecimento público ao António Valério que fez um excelente trabalho e ajudou, activamente, na resolução desta situação. Ainda teve a gentileza de me emprestar uma roda para andar no domingo passado. Agradeço também ao nogueira.nuno.

Last, but not least, uma nota positiva à loja onde comprei as rodas, muito embora a informação primeiramente dada não fosse aquela que foi verificada. Tudo acabou por se resolver. Domingo já as montam e rolarão.

Obrigado e boas pedaladas
 

victor68

New Member
Boas,

Já agora, outra montagem ZTR Alpine/Novatec X-Light/CN Spokes :

img4099d.jpg


img4098l.jpg


Peso com fitas e valvulas Notubes :

foto0313t.jpg


foto0312d.jpg


Montagem de António Valério
 
Last edited:

FVA

New Member
Boas pessoal,

Também rodo com umas ZTR à cerca de 500km, sem problemas até agora. Depois de ler muitas opiniões e tendo em conta o peso do rider (80 a 85kg, dependendo da altura do ano), optei pela seguinte montagem:

- aros ZTR Alpine;
- raios Sapim Laser;
- Cubos DT240.

Acontece que, recentemente, um colega alertou-me para uma recomendação que se encontra no site da Sapim:

For MTB and CYCLO CROSS we advise the use of Sapim CX-Ray, Sapim RACE or Sapim LASER (do not use Sapim Laser in wheels with disc brakes)”
em: http://www.sapim.be/index.php?st=checklist&taal=uk

Tendo eu rodas para travões de disco fico um pouco preocupado, mesmo não tendo nada de negativo a apontar até agora!

Reparei que há várias montagens com este tipo de raios aqui no forum, por isso questiono se há alguém que já teve problemas com estes raios (Sapim Laser) em rodas de disco (travões), e se teve, que tipo de problema? Será aconselhável proceder á troca dos raios?

Obrigado,
Abraço
FVA
 

mota

New Member
boas, acabei de receber tembem as minhas ztr alpine com cubos novatec pretos e raios cn spoke 420 com cabeças dos raios dourados, rodas um espetaculo bay antónio valério , peso de 645 frente e 785 de traz.
 
Top