Rodas Mavic Cross ride, problema com raios

boa tarde.
tenho umas rodas mavic cross ride disc de 2012 a cerca de 1 ano 5 meses.

nos primeiros 1 ano e 3 meses não tenho nada a apontar das rodas.

nos últimos dois meses é que a coisa tem piorado, sendo que ja parti por 4 vezes raios.

a primeira vez foi com um pau, acho que não seja anormal.

a segunda vez foi a subir e alcatrão, reduzi uma velocidade, e rebentaram, 2 raios seguidos do mesmo lado quando a corrente desceu.

a terceira vez, foi a descer uma descida com muita pedra, onde inclusive trilhei a câmara e partiu mais um raio.

na quarta vez, já com a roda em tubless, esta da um ressalto numa pedra desviando a traseira para o lado, senti um estalo e mais um raio que partiu.

tudo isto no espaço de menos de 2 meses.

será que isto é normal? alguém tem uma dica?

cumprimentos
 
as rodas compras-te as novas?
quanto pesas?
quantos km´s já fizes-te com elas?
os raios tem um certo tempo de vida e para quem seja mais pesado ou quem tenha andamentos mais agressivos, diminuem o tempo de vida e se rolares muito eles mais ou tarde ou mais cedo partem ....
 

Atomic22

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Boas, podes ter aí uma questão torção da roda que pode ter acontecido quando da 1ª quebra ou por demasiado aperto dos raios, que não conseguem compensar a elasticidade da roda quando está em esforço. Diria mesmo que a tensão dos raios é demasiada. Aperto a mais. Dá uma vista de olhos na tensão ou manda isso a um mecânico. Abraço
 

SemPiscas

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Tenho umas mas o modelo de 2013, até agora cerca de 500km +/- sem problemas, apenas no inicio tive de ajustar 2 raios que ficavam laços devido aos saltos que mandava. O meu peso é semelhante ao teu e estas rodas adaptam-se muito bem e nunca tiveram empenos.
 

ruipiu

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Bem, não é um problema com raios mas é mais uma dúvida que eu tenho nesta fase com estas rodas, as Crossride, e para não abrir um novo tópico cá vai.

O fabricante aconselha com o máximo de medida de 2.3 a minha duvida é se alguém já montou medidas superiores como por exemplo:
- Continental Mountain King II 2,4"
- Hans Dampf Performance 26x2,35"

Quais os problemas que podem resultar de montar medidas superior.

Boas pedaladas.
 

SeteGu

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Já andei assim e não tive stress algum... andava com 2 pneus 2.25 e o aro recomendava só até 2.1.

De qualquer forma algumas dessas medidas (2.35, 2.4, etc...) podem não ser reais. Para veres a verdadeira medida do pneu tens de ver pelo ETRTO que no caso dos Hans Dampf 26*2,35 é (60-559).

Basta dividir o valor a negrito por 25,4 (para converter mm em polegada) e obtens 2,36. O 559 é o diâmetro do aro (para roda 26).
 

ruipiu

Member
Obrigado SeteGu,

Deixo mais umas dicas para mais opinioes.

Ando normalmente pelo Monsanto, singles e alguns saltos, nao vou a todos que ha por la, bike e uma GT Force (140 mm na frente e 150 mm na traseira).
 

Atomic22

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Boas, na minha opinião o pior que te pode acontecer, poderá ser pelo facto do pneu ter uma altura de talão que ultrapasse o encaixe lateral interno do aro, que poderá vir a deixar saltar o pneu em caso de ser sujeito a um impacto mais violento. Caso o talão do pneu não comprometa o encaixe no aro e o balão formado pelo pneu não seja demasiado largo conforme a medida referida pelo SeteGu, não deves ter grandes problemas desde que as pressões utilizadas no pneu não sejam demasiado baixas.
 

froids

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Viva,

Conheço essas rodas à alguns anos, já tive mais do que um par, muitos milhares de quilometros e nem um problema com elas...
Com +/- 70kgs de peso em cima e andamentos "agressivos" como se costuma dizer lol
E até hoje, achava-as quase indestrutiveis lol

Eu parece-me, à semelhança do que ja apontaram, a roda mal enraida ou com demasiada tensão...
A roda foi enraiada de novo ou têm metido só os raios que partem?!

EDIT: Xiii, sorry, so agora reli o topico e percebi que estava uma beca desactualizado do contexto das ultimas questoes.... sorry :fpalm:

Abraços
:xau:
 

FMCurto

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ruipiu said:
O fabricante aconselha com o máximo de medida de 2.3 a minha duvida é se alguém já montou medidas superiores como por exemplo:
- Continental Mountain King II 2,4"
- Hans Dampf Performance 26x2,35"

Esses pneus são muito diferentes, o MK é anoretico, será mais um 2.3 e o HD é para o desenvolvido, há quem diga que parece um 2.5. As rodas têm 19mm interiores, como as minhas, e uso pneus 2.4 mais largos que o MK sem stress, se bem que em tubeless tens de ter algum cuidado com as pressões se for um andamento mais agressivo. Com 70Kg e bike de 14Kg à frente não posso deixar baixar de 1,8 bar/26 psi ou corro o risco de descolar em situações de stress do pneu.
 

ruipiu

Member
FMCurto, Eu peso mais uns kg, 93 e falta a bike... para 1.91 de altura nao e assim tanto.
Actualmente tenho 2 Specialized, Purgatory 2.2 na frente e Ground Control atras 2.1 e este ultimo precisa de ferias. Ja a um tempo que tenho aquela sensacao de pouco pneu... por isso queria meter um 2.3 pelo menos para a frente e o Purgatory passava para tras para queimar, mas tenho esta duvida pelas limitacoes indicadas pelo fabricante das rodas.
 
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