Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

JoãoLopes

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Boas!

Um rolamento para um cubo de btt numa casa de rolamentos generica, fica a menos de 10€ cada . . . Substitui-los leva 15 minutos e podes fazer em casa, sem qualquer ferramenta especializada (martelo e taco de madeira). . .


Para mim são só vantagens, nao tem cá afinações e está estragado troca por um novo e os cubos ficam perfeitos!
 

ESTIMA

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Eu actualmente uso esferas, pois tenho rodas Shimano que desde a mais barata até á mais cara são todas com este sistema. Na minha opinião com um minimo de cuidado e manutenção (verificar folgas e lubrificação) as esferas têm menos custos, poi os rolamentos não podem ser lubrificados e passados X Km os rolamentos vão á vida, pelo simples motivo que não estão preparados para suportar forças laterais, no entanto substituilos é facilimo.
Basicamente concordo com o que foi dito pelo Marco Nunes, os 2 sistemas têm vantagens e desvantagens.
 

PenduluM

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Os rolamentos podem ser lubrificados e devem aliás.

Na sua grande maioria, basta retirar a protecção de plástico e colocar massa, nada mais simples.
 

SeteGu

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Já ha uns dias li este tópico na integra porque, provavelmente, vou ser obrigado a comprar roda(s) nova(s). A ideia com que fiquei é que:

Rolamentos de Esferas de gama alta (XT, por exemplo)
- Rolam melhor (menos atrito)
- Manutenção mais frequentes / menos dispendiosa / maior durabilidade
- Menos resistente no que toca à proteção contra ao elementos (é isso que obriga a revisões mais frequentes)

Rolamentos Selados
- Rolam pior (mais atrito)
- Manutenção menos frequente / mais dispendiosa / menor durabilidade
- Mais resistente contra os elementos (rolamentos selados)

Li algures neste tópico (se não estou em erro) que apenas após um ano os rolamentos selados de uma das rodas (CrossRide, penso eu...) "deram o berro" e meter uns novos ainda foi alguns €€€... é normal ou foi uma exceção? Quanto tempo costumam aguentar +/- quantos kms/meses até darem problemas? E +/- os custos que isso acarreta? Alguém me pode dar o seu feedback para ficar com uma ideia?

É que sendo assim prefiro optar por uns bons cubos de esferas (XT) que nesse caso aguentam-se muito tempo (segundo li) bastanto ter uma manutenção mais regular; para além de rolarem melhor...
 

oliana

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Boas SetGu.
Essa é a minha opinião. Que já escrevi no outro post. Não tenho boaas experiências com rodas de rolamentos selados. Das mal amadas alexrims de caixas de esferas e cubos LX, só tenho a dizer maravilhas, pois lubrificadas 1 vez por ano, já levam quase 15000 km.
A manutenção é muito mais barata.
 

SeteGu

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Pois... mas com gama baixa:

Esqueci-me de referir que o meu cubo de trás Shimano M475 (Shimano Alivio) com 1,5 anos e manutenções a cada 4,5 meses parece querer estar a dar o berro...

Outra coisa importante é que nas de esferas quando se deteta o mal (como no meu caso, oiço as esferas com a roda a rolar; com a bike parada) normalmente o mal já está feito (pistas danificadas) o que obriga a desenraiar para trocar o cubo (ou comprar rodas novas)... nas de rolamentos selados basta substituir os rolamentos, correto?

Ainda assim, continuo mais inclinado para cubos XT... :assobio:
 

oliana

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Os rolamentos das crossride são sustituidos sem mexer nos raios. Penso que as gamas acima não são diferentes. E nos cubos lx tambem. A unica coisa que tenho de tirar é o disco center lock.
Uns cubos de gama baixa duram muito mais tempo que 1,5 anos. Já tive rodas com cubos da formula, gama baixa, que duraram 4 anos. E com esse espaço de manutenção ainda melhor. Depois tambem interessa não só a qualidade das caixas, como das porcas das caixas. As caixas das esferas são facilmente substituíveis se necessário, o que é outra vantagem.
 

SeteGu

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Também acho estranho durarem tão pouco... vamos lá ver se ainda dará para safar...
Antes tive outros cubos de esferas de gama baixa (nem para disco davam) que não sei a marca nem quanto tempo duraram mais ainda foram uns 2-3 anos à vontade...

As duas ultimas voltas foram muito duras (muita água/lama) e na ultima chegamos mesmo a atravessar uma ribeira (mais que uma vez até) :mrgreen:
Com a lavagem da bicicleta lá deve ter entrado mais água e retirado a pouca ou nenhuma massa que ainda restava... agora eu pergunto... e com umas XT? Aguentavam-se?
 

ernez

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Se as mt65 (slx), aguentam, então as XT, brincam, ehehehe, as minhas mt65, já entraram em rios, que as taparam por completo, já foram barradas, até à cunha, é lavar e andar, e estão como novas, estes cubos novos da shimano são muito bons, não tenho ouvido reclamações por ai, ao contrários dos cubos mais antigos os m475, que também tenho uns, que esses sim, levam com muita manutenção.
 

Marco Nunes

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Boas.

Ora para complicar mais um pouco :p vou deixar a minha opinião: Já tive umas CrossRide (rolamentos) adquiridas em 2ª mão e até que nunca tive problemas com elas. Penso que o unico ponto menos positivo de umas/algumas rodas com cubos de rolamentos selados será a manutenção/substituição dos mesmos, pois o mais certo é termos que levar a uma loja .................... mas também ................. nada de mais, claro que mais dispendioso. Tenho umas Rodas XT á 2 anos :cool: e outras com cubos LX á 5 anos :cool: (as 2 com cubos de esferas) e até agora 0 problemas :D. Se achava que as LX já vinham bem protegidas contra poeiras/água, as XT então impressionaram-me com a qualidade e isolamentos/proteção contra sujidade/água/poeiras. A manutenção (faço-a eu próprio daí esta minha opinião ser assim) saí-me baratinha. É verdade que com esferas a manutenção terá que ser mais regular, dependendo do tipo de esforço e "intempéries" que sejam sujeitas. Eu faço manutenção 2 vezes por ano (média) e até agora não tive problemas em relação á fiabilidade de qualquer das rodas. Também tudo depende das "tais" rodas que queremos comprar, sendo rolamentos ou esferas. Se gostamos de umas "tais rodas" e lemos bons feedbacks, penso que qualquer das opções (rolamento ou esfera) valem a pena. Penso que um pormenor importante será ter atenção a, se o material já anda cá á algum tempo ou é novo no mercado, porque a experiência conta muito.

Bom, esta foi a minha opinião e espero não ter complicado nada.:rolleyes:

Boas Pedaladas :D.
 

kuhn

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Os meus cubos são shimano Deore de esferas, até hoje 0 problemas, já vão com 4 anos e com uma unica manutenção que fiz á algumas horas :p porque só agora é que adquiri as ferramentas apropriadas.



Aqui está o cubo aberto pela 1ª vez (com opitimo aspecto)



cumps
 

Marco Nunes

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Boas.

Não me leves a mal, mas não te falta aí uma esfera? Bom, o mais certo é ter caído antes de tirares a foto ou quando retiraste o veio. Tens que preencher todo o espaço com esferas e boa quantidade de massa conssistente (essa que apresentas é bem boa. tb uso). Bom, mas partindo que te deves ter safado bem, foi fácil, verdade? É esta uma das vantagens que eu encontro neste sistema. Mas claro, gostos são gostos e cada um tem sua opinião neste assunto de Rolamentos VS Esferas.

Boas manutenções.
 

kuhn

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Não falta esfera nenhuma :p estes cubos são mesmo assim levam 10 esferas de cada lado, eu também estava na DUVIDA MAS LI O MANUAL o confirmei que é mesmo assim.

cumps
 

big_max

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Não consigo entender em que dados todos os que aqui dizem que o rolamento tem mais atrito se baseiam... tem mais atrito pq? se um rolamento faz exactamente o msm e é composto por exactamente os msm materiais que o mecanismo de esferas!

Em um cubo de esferas temos uma parte fixa (veio central) as esferas e uma movel (cubo)
Como pode ser visto neste PDF da Shimano http://cycle.shimano-eu.com/media/t...EV-WH-M785-F15-3187_v1_m56577569830763677.pdf

Em um cubo de rolamento temos exactamente o msm!
O veio que esta fixo as esferas que fazem parte do rolamento e a parte móvel que entra a pressão no cubo. Neste caso das bicicletas o centro fica fixo para o exterior do rolamento rodar.

Tirei da wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolamento

Aqui tem um desenho e informação sobre rolamento: http://www.mavic.com/en/technology/wheels/QRM-0

O que n consigo entender é o porque de ser dito aqui por inúmeros users que o rolamento provoca mais atrito. Não entendo pq um rolamento tem as msm peças que tem o sistema de esferas... tem esferas! so que no rolamento estão dentro do eixo e chumaceira...

Na minha opinião o rolamento é melhor em todos os sentidos! E tb n será pelo preço! Pq os rolamentos selados destas dimensões são muito baratos até! Já houve quem falasse em 10€ para os dois de um cubo. mas conseguem-se por metade ou ate menos!

Cumps ;)
 

zadkziel

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Acho que tem mesmo haver com especificidades que talvez ninguém daqui te consigo explicar (eu sou um deles).

Do que ouvi de um mecânico é que os rolamentos selados trabalham melhor na vertical, perdendo alguma da eficácia quando inclinados em ângulo. Já os rolamentos abertos não têm esse problema já que as esferas estão livres e podem exercer força a 360º.

O que quero com isto dizer é que com os rolamentos selados existe maior interacção entre as pistas e as esferas por estarem seladas. Logo aumento do atrito em curva.

Agora cabe a cada um perceber quais as vantagens e desvantagens com que quer viver ;). Eu por acaso optei por rolamentos de esferas abertos, já que as rodas também eram tubless e mais leves do que as de mesmo preço.

Cumps
 
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kuhn

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Eu não tenho nada contra os rolamentos selados mas...

Alem do que já foi dito, os cubos de esferas tem varias vantagens e uma delas é podermos tirar as folgas quando estas aparecem, com uma manutenção continua (lubrificar) o seu funcionamento está sempre a 100%, em curva existe uma maior fluides etc.

Só para terem um exemplo de comparação, eu quando fiz a manutenção aos cubos (shimano deore) da monha roda dei um impulso para esta rodar, ao mesmo tempo fiz o mesmo á roda da bike de um amigo meu que tem uma rockrider 8XC com rodas mavic e quando a roda dele parou a minha ainda rolou por muito mais tempo ;)

Ele próprio foi andar na minha bike e diz que é mais "fluida" que a dele.

Mas os rolamentos selados também tem as suas vantagens, alem destes não estragarem os cubos como acontece com o de esferas "com o tempo desgastam as paredes do cubo", a sua manutenção é muito mais simples! é só tirar os velhos e por uns novos.

Mas eu prefiro andar com com cubos de esferas e rolar sempre a 100% durante a sua vida útil do que ter rolamentos selados e só sentir aquela sensação de bike nova quando troco de rolamentos :p

cumps
 
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SeteGu

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Eu ao ler este tópico fiquei com a ideia de que os rolamentos de esferas tinham menos atrito devido a algumas experiências que o pessoal diz ter feito (do género da que o kuhn referiu). Curiosamente não me lembro de alguém que tivesse referido o contrário (que as de rolamentos selados é que geravam menos atrito), agora se realmente assim é já não sei... até porque deve variar de modelo para modelo (quer de esferas quer dos selados).

Um indicador que considero importante é o que acontece em estrada. Em estrada de tudo se faz para se ser mais rápido e como são os rolamentos? Se os selados gerassem menos atrito certamente existiria também essa opção para as bicicletas de estrada, não concordam?
 

SeteGu

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Ah e já agora... contra mim falo! Sempre tive cubos de esferas (rascas) e agora vou para rolamentos (por uma questão de oportunidade). ;)

Tudo tem vantagens e desvantagens...
 

mauroferreira

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As minhas rodas anteriores tinham cubos de esferas uns Deore.
As rodas acabaram por se estragam e comprei umas outras de esferas a diferença foi 0 no rolar.
Agora que troquei para as mavic de rolamentos isso sim foi uma diferença do dia para a noite.
 
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