Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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tuareg

New Member
MMTS,

O quadro da Haibike Greed Sl ou o Greed Rc custa 1399 €, vindo o kit com seat post e aperto de espigão. Os tamanhos disponíveis são o 44, 49 e 53.

Em relação ao Van Nicholas Zion 29 er, o valor é o mesmo (1399 €)

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MMTS

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o negocio está para ser feito na btterra e por acaso eles já lá venderam dois quadros da sant. cheguei a dar uma pequena voltinha mas não deu para experimentar como deve ser...
 

RTC

Super Moderador
O outro também anda por aqui mas está dificil aparecer fotos... :p

Não é um tópico de noticias, mas aproveito para colocar mais algumas novidades para 2012 de bikes e equipamentos 29er, quase todas apresentadas no Eurobike.

A primeira 29er da Kona, a King Kahuna
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A Bianchi também alinhou com a Methanol e a um nivel mais baixo, a Jab
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A Cube também terá 10 modelos 29er, HT (Reaction) e FS (AMS120)
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A Giant, aqui com a XTC
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e finalmente a BMC, com a Team Elite TE29
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Ou seja, em 2012 serão poucas as marcas a não ter pelo menos uma 29er no seu catálogo, quando há pelo menos 2 anos, contavam-se pelos dedos de uma mão, as marcas que apostavam neste segmento.

A nível de suspensões, a nova SID 29 já estará disponivel no mercado europeu a partir de meados deste mês, versões 9mm, 15mm, 1/1'8 e tapered.
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FiCaçador

Elos Rápidos
A primeira 29er da Kona em carbono, porque 29er já eles têm à algum tempo, FS e tudo.
Essa BMC (como qualquer outra BMC) parece interessante!
 
Viva
Não conhecendo todo o mercado de 29er, pra mim as melhores são mesmo a santa cruz, a niner e a trek 29er, ST ou rigidas serão as minhas preferidas, a trek por ter o carimbo gary fisher que foi um dos pioneiros das 29er se não me falha a memoria e a santa porque fez um quadro propositado para as 29er nao como acontece em algumas marcas que parece que esticao um quadro de 26 e metem umas rodas grandes e a niner claro que so tem 29er.
Espero ter ajudado.
Boas pedalas
 

vida natural

New Member
Boas,

desde já peço desculpa pela minha ignorancia, entrei no "mundo" do BTT a +/- um mês, por influencia de uns amigos.

Depois de visitar varias lojas de bikes, optei e um bocado influenciado pelo vendedor da loja por uma SPECIALIZED Rockhopper 29 modelo de 2012, no entanto e depois de fazer +/- 350 km noto que a bike a subir é muito lenta e necessito de muito mais esforço do que os meus colegas que andam com rodas 26, inclusive já fiz o mesmo percurso (sempre a subir) numa bike roda 26 e faço-o muito mais rapido e com mais a vontade...será que tem alguma coisa a ver com a transmissão?

esta bike vem equipada com um quadro XL (tenho 1.95m), 9 velocidades e com cremalheira 44/32/22 e pesa +/- 14.2 kg

em termos de conforto e andar em plano ou ao baixo a baike é 5*

obrigado...
 
Boa Noite , Vida Natural.

Se as pessoas nascessem ensinadas , nunca cometeriam erros , mas infelizmente a vida tem destas coisas.

A moda para 2012 será as 29" , mas lá esta , nestas coisas de modas e ainda por cima para alem da moda está uma actividade desportiva algo exigente caso se queira acompanhar uns colegas ao Domingo que já andam umas coisas e se picam a ver quem sobe mais e melhor , depende de 2 factores importantissimos.

Primeiro , como se sabe das aulas de Fisica ( quem preste um minimo de atenção sabe ) , uma roda quanto maior é , mais dificilmente adquire velocidade , em contrapartida ao adquiri-la mantêm-a por mais tempo que uma roda mais pequena.
Traduzindo isto por miúdos , a Roda 29 em relação á roda 26 tem maior DIFICULDADE em adquirir velocidade em relação á roda 26 que a adquire muito mais facilmente.
Ora a aquisição de velocidade numa Subida é essencial pois como temos o declive contra nós , significa que a roda só se desloca no sentido ascendente com a pedalada , ao ser mais dificil dar velocidade a uma roda 29 , significa que farás muito mais esforço físico para conseguires acompanhar uma roda 26 que ganha velocidade muito mais facilmente.

Ou seja , em Subidas as bicicletas de roda 26 Têm e terão sempre mais argumentos quer na facilidade de ganhar velocidade , quer no menor esforço físico que se tem de despender.

Nos terrenos mais planos , ai a roda 29 , ao adquirir velocidade , tem muito mais facilidade em mantê-la , sendo que como é maior , ultrapassa mais facilmente os obstáculos , e neste campo torna-se mais eficaz que a roda 26.

Portanto o teu problema não é a transmissão , mas sim o facto de teres feito uma má escolha que te criou 2 condicionantes nesta fase em que pelos vistos começastes há pouco tempo e se calhar ainda não tens a preparação fisica e o "Kit de pernas" que se adquire com os treinos , mas a bicicleta sendo 29 , não te ajuda nada nas subidas ainda por cima que sendo bastante pesada ainda mais te dificulta a vida.

Todos sabemos que os vendedores deste tipo de lojas como a Specialized irá tentar enfiar 29" a toda a gente , estejam bem ou mal informados.
E não sei se isso será uma boa politica para eles , aliás tem-se visto no OLX nas ultimas semanas várias bicicletas iguais á tua já á venda , o que quer desde logo dizer qualquer coisa.

Acredito que se tivesses comprado uma 29" de carbono com 10Kg , se calhar as coisas poderiam correr um pouco melhor , mas tás a ver o que irias gastar né......

Continuação de boas pedaladas.
 

genius mc 30

New Member
Ola Frenando.
Por acaso li o teu post por acaso e ate fiquei contente por tal.
Acabei tb de fazer um post aqui no forum para me ajuadarem a esclarecer uma duvida que tenho, e ao querer comprar nova bike, nao ajuda em nd, so me cria incertezas no cerebro.
Estou indeciso entre a nova Scott Spark 20 de 2012 que pesa 10,9kg de roda 26 ou a Scott Spark Pro 29, tb de 2012 com 11,1kg e de roda 29.
Ora bem a questao e mesmo essa, roda 26 ou 29, visto k o peso e o preco nao divergem mt uma da outra?!
Com qual ficarei melhor servido, sem andar sempre a ver o trazeiro aos outros, visto que com a Scott Genius que tinha era uma constante a subir?!!
Obrigado e abraco
 
Para mim isto das 29'', são mais dúvidas do que certezas.
A única certeza é que os vendedores tentam e tentarão "impingir" a nova moda 29'' para mais venderem. Nunca experimentei uma, mas em passeios com outros companheiros (bastante batidos no BTT) entre 26'' e 29'' foi notória a menor capacidade trepadora da 29''.
Como aqui já foi dito, por razões de inércia, momento angular, e binário menor para a mesma força aplicada no pedal (braço de alavanca maior).
A descer, pelo contrário, as vantagens foram bem visíveis, e falo pelo que vi.

Agora uma dúvida minha: se as 29'' são melhores que as 26'' a descer e galgar obstáculos (!), do que a subir, porque é que o segmento do AllMountain/Downhill ainda as não adoptou em força (ignorância minha - desconheço alguma bike desta gama c/ 29''). Ou mesmo porque não nasceram as 29'' nestes segmentos em vez de ser nas XC ou, melhor em HTs, mais vocacionadas para subir?

Boas pedaladas.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso de resumir que roda 26 sobe MUITO melhor que roda 29 é no mínimo MUITO exagerado.

A parte de a roda 26 conseguir mais facilmente variações de velocidade está certa, o que não quer dizer que uma 29er seja automaticamente pior a subir. Se for uma subida mais tecnica que obrigue a muitas variações de velocidade, a 26 é melhor. Se o rider for um tipo com pedalada constante e consegue manter dentro do possível a velocidade, a 29 não sai assim tão prejudicada nesse aspecto, mantendo as restantes vantagens. Depende do trajecto e de quem pedala.

O problema é que quando comparamos bikes de entrada de gama, o peso excecivo das rodas faz mais diferença na 29er, tornando-a mais lenta que a 26 equivalente.

Resumindo, o que eu quero dizer é que quando o orçamento é curto não há que inventar, a 26 HT é a mais rápida.
 

Erdna

New Member
Mas se formos bem a ver...muitos profissionais já utilizam 29er tanto em XCM como em XCO....por alguma razão será(penso eu)
 

Patitos

Active Member
E pensas bem Erdna, é tudo uma questão de patrocinios e de rentabilização da propria marca em promover os seus produtos, assim como as 10 vel, e no futuro as 11 v e 12 v etc etc etc.
Qualquer profissional que treine bidiariamente 4 a 6 h/dia não notará muito a diferença, pois terá força suficiente para se adaptar
a alteração de andamento, mas se ler-mos algumas opiniões de users e bem fundamentadas, 100% dos percursos provas internacionais são a subir e tecnica a descer, as quais a roda 29 não ganha nada em relação ás 26.
"Á mas o novo campeão do mundo usou 29.." é certo, mas sabem quantas horas ele treina ???? Por acaso em Champery tive a oportunidade de falar com ele e o seu agente...ficariam impressionados...o HOMEM é profiddional, só treina, come, e descansa, dorme em camaras hipobaricas que simulam altitudes de 3500mts. Pesam-lhe a propria comida, treina as pistas varias vezes, para poder saber onde atacar, etc etc.
O problema no Nino, foi , que foi com muita sede ao pote, e na minha opinião deve ter-se alimentado mal. Ao fim da primeira volta na zona de assistençia ja vinha com um gel na mão, na segunda volta bidom com hidratos carbono, enquanto o K, só colocou um gel ao fim da 3ª volta, e outro na ultima volta, no final tive a oportunidade de ver ambas as faces dos corredores , o Nino acabou exausto. Abraço
 

tuareg

New Member
Eu já sou utilizador das 29 er, e muito dificilmente voltarei às 26.

Aconselho a quem nunca experimentou a testar uma 29, passando em sitios onde normalmente passava com a 26. Sentirá a diferença

Bom, mas o mais importante é pedalar ....
 
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