Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

t-CH-ivalo

New Member
O Nino Shurter ganhou a 1ª prova do campeonato do mundo numa Scott Scale de rodas 29, em segundo ficou o Julien Absalon, será que vai mudar de ideias? ;)
 

BikeBrother

New Member
Este fim de semana tive a possibilidade, ainda que breve, de experimentar uma Scott 29er.

Adorei a experiencia e fiquei rendido a este tipo de bike. O que achei mais interessante nesta bike é forma como esta ganha velocidade, é espantoso a forma como se consegue fazer acelerações numa máquina destas.

Resumindo:
- Em súbidas com muita pedra solta e com muitos regos, a bike trepa com uma facilidade incrivel. Nos picanços, a 29er leva vantagem clara.
- A descer transmite um maior sentimento de segurança quando comparado com semi-rigidas 26 e ganha mais velocidade, tal como seria de esperar
- A transposição dos obstáculos sai de facto facilitada, contudo perde-se um pouco a manobrabilidade da máquina em trilhos muito técnicos.
- Sinceramente, acho que para quem gosta de fazer provas abertas, maratonas é de facto a bike indicada. Para circuitos técnicos, penso que se calhar as rodas 26 terão a sua vantagem.
- Se eu pudesse era uma 29er que compraria agora, fiquei fã, pois vai muito de encontro aos meus gostos do btt.
 
Last edited:

J.Mecânico

New Member
boas pessoal e mais uma vez peso desculpa mas ainda este fim de semana vi a primeira prova da taça do mundo de xco e primeiro Shurter 26 polg segundo Absalon 26 polg e vi muitas mais 26 do que 29 porque será claro que se duvidas tivesse seguiria os profissionais .Se as 29 são assim tão diferentes para melhor a passar zonas técnicas o unico malho monumental que eu vi foi o do Bury Stander nas pedras com uma 29er.
 

Barão Vermelho

New Member
Concordo plenamente. A minha linha de pensamento está totalmente paralela ali com o J.Mecânico. Viram-se muito mais 26 do que 29. Aliás, aposto como o Shurter tinha a 29 na carrinha, e optou por usar a 26. Isso quer dizer algo. Aqueles que usaram as 29, provavelmente foi sobretudo por imposição das marcas. Aliás, o Stander mostrou bem o que acontece quando se desce com a falsa confiança de que uma 29 passa por cima de tudo :)
 

manzanita

New Member
Não assisti á prova elite homens...........:tretas:
Eu vi,na prova femenina muitas quedas no rock garden de rodas( 26)!!!!!!!!!:s
Eu tenho uma bike roda 29,já é a segunda.........:nsei:.
Continuo a desmontar em algumas subidas,como desmontava na roda (26):hmmm:
Não acho que a 29 seja melhor em tudo...........:shh:
Só a descer...........e a rolar.........é melhor que a (26):D
Mas nas maratonas continuo a ser passado nas descidas por rodas( 26).........:fpalm:
E a rolar tambem............:assobio:
As quedas em roda 29 têm muito mais estilo:hahaha::hahaha:
Mas posso afirmar que nunca mais comprarei uma bike roda 26 :choneh:
Ps.......quase aposto o "livrete" da minha 29 como 99,9 % dos comuns mortais prrocessavam a organização se numa "maratona" deste país la aparece um "jardim de pedras" como aquele!!!!!!!
 
Last edited:

BikeBrother

New Member
Como tenho pouca experiencia ainda na matéria, emiti as sensações que tive, também para alimentar a troca de ideias com base nas experiencias que vamos tendo cada um de nós.

O facto dos prós ainda utilizarem as rodas 26, penso que quererá dizer que de facto estas ainda serão de facto a melhor arma para superar as dificuldades de um circuito técnico. Mas tal como no caso das HT e das FS, as primeiras ainda são as preferidas para xc e as ultimas para longas distâncias. Entre as 26 e as 29 penso que deverá também prevalecer mais ou menos um critério desse género.

Na minha humilde opinião para quem gosta de uma bike semi-rigida e gosta de fazer longas distâncias, creio que as 29ers serão a melhor opção. Quanto ao resto não sei.

Se as 29er irão emancipar-se em relação às 26, isso agora....
 

RTC

Super Moderador
Com a quantidade enorme de produtos a ser lançados para o mercado 29', penso que 2012 será o ano determinante das 29er na Europa, já que nos EUA...
 

majorviriato

New Member
Não devemos dizer que por as 29ers não serem a preferência dos melhores atletas mundiais, são piores ou melhores bicicletas, até porque 90% (imagino eu) dos praticantes de btt com roda 26 em Portugal não têm os quadros nem os componentes que eles usam. Sendo nós todos, por principio, aficionados pela modalidade, devemos pensar nas rodas 29 como mais uma alternativa para a prática da modalidade. Com os seus defeitos e virtudes a mim conquistaram-me...
 

Celtaibero

New Member
Experimentei no Duatlo das Lezírias - debaixo daquele temporal - e adorei pois o terreno era plano. Por confusão minha quanto ao percurso levei-a para o do Cadaval. Aí, porque era muito técnico, com muita lama e algum desnível, mostrou-se uma má opção. Mas tem virtudes tais como a a potência, a desmultiplicação. A rever.
 

Ren110380

New Member
Bom eu sou suspeitohttp://imageshack.us/photo/my-images/546/cimg7641.jpg/ , porque eu esperei 3 meses pelo meu animal! De qualquer forma, não tem nada a ver com uma 26". Sou o feliz possuidor de uma Gt Karakoram 1.o 29er e desde que a comprei parece que entrei num mundo novo! A velocidade que estas bikes permitem é fenomenal! Normalmente acompanho os meus colegas de trabalho numas voltas de estrada e consigo acompanhar sem problemas. Fazer médias de 30km/h numa bike destas é algo banal. A maior parte dos obstáculos tornam-se bem mais fáceis de transpor. Só em alguns singles e cotovelos as coisas se complicam. Em contornar árvores já me aconteceu passar a frente e ir bater com a roda traseira, tipo camião TIR. Tirando isso, fantástico! Já tenho 1000km com a minha e não quero outra coisa, aliás quero, quero uma melhor! Off-Topic: tenho a minha para venda! Quanto à minha altura, tenho 1,83m podem ver como a bike pelo menos para a minha altura se adapta perfeitamente!

http://imageshack.us/photo/my-images/546/cimg7641.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/690/3gtkarakorham29er2011.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/851/cimg7636.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/845/ivfwbbswm.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/825/pc011366.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/834/pc0115302.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/202/i3fbrrmtm.jpg/

Perdoem-me por nao conseguir colocar as fotos mesmo, mas ainda não fiz o módulo:" Como colocar fotos no Forumbtt!", isto já merecia qualquer coisa do tipo Drag and Drop:):p



http://imageshack.us/photo/my-images/546/cimg7641.jpg/
 
Olá pessoal,

Eu também estou com ideias de um dia passar a uma bicicleta com rodas maiores, mas em SS...
Porém, antes queria testar uma coisita. Gostava de experimentar uma roda 29" na frente da minha SS (actual) de 26". Pretendo testar efectivamente a facilidade em ultrapassar obstáculos em descida e a melhoria de conforto (visto eu usar forqueta rígida de carbono).

Vinha aqui pedir, se fosse possível, alguém me medir o raio de uma roda 29 com pneu montado. Tenho medo que a roda me roce nos pés...
 

Ren110380

New Member
Boas Bruno, é só fazeres a conta 1" são 25,4mm logo 29" é só multiplicar. No entando montar uma 29" numa 26" não será viável. A 29" vai bater no quadro na zona da pedaleira. Na Suspensão, na uniao das duas jarras, tb deve bater! Espero poder ter ajudado.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
E essa ON-ONE 29er já está montada? Vai haver um tópico só para analisar a máquina ou nem por isso?

Ainda se vê muito pouco as 29er, e aqui pelo forum então isto ainda está muito fraquinho, era interessante começarem a surgir bikes 29er nas análises ou mesmo no weight weenies.

Se tivesse o tempo e dinh€iro que a vida de estudante não permite ainda me metia na aventura de montar uma 29er, mas a curto ou médio prazo ainda espero poder só experimentar uma.
Mesmo assim o que me faz perder a cabeça são os quadros chineses que até se podem comprar directamente ao fabricante eheh!

DSC_0020副本.jpg


http://www.e-hongfu-bikes.com/index.php?main_page=product_info&cPath=68&products_id=274

Um dia...
 
Status
Not open for further replies.
Top