Roda 26 , passar 3x9 para 2x10 Low Cost (NOVO PROJECTO 29')

#1
Boas.

Sei que já existem bastantes thread sobre isto mas gostaria de saber a vossa opinião sobre o que pretendo em especifico.

O rapaz lá de casa vai iniciar btt (29') a sério e quero (voltar a andar) acompanha-lo em alguns treinos de aquecimento, já não tenho pernas por não andar há mais de 2 anos (só passeios) e quase 40 anos mas quero dar umas voltinhas!!
Moro em zona de bastante serra e muita subida (Portalegre).

Tenho 2 26' em casa, a minha antiga Cube Acid Comp com v-brakes, XT e DEORE-LX, 9v 11-32, pedaleira Truvativ Firex 22-32-44 e Rock Shox Judy SL (sim, disse bem!!) e tamanho L (tenho 1,84m) e 80 Kg e a antiga do rapaz uma Orbea Race tamanho M com travões disco hidraulicos Shimano, tudo Deore, 10V 11-34, Pedaleira 22-32-44 e suspensão Suntour.

O que pretendo sem gastar muito (passar 3x9 a 2x10):
- Rodas, Travões Disco, Desviador traseiro 10v e dianteiro, shift 10v passar da Orbea para a minha Cube

Para não gastar muito quero comprar 2 pratos e adaptar na minha Truvativ, cassete e corrente.
Já estive a fazer um pré-estudo no Gear Calculator e estou indeciso entre estes 2 conjuntos:

- Pratos 24-38 com cassete 10v 11-36
- Pratos 26-38 Com cassete 10v 11-40 (neste caso o desviador trás Deore que tenho aguenta?)

Para a alteração que quero fazer da pedaleira Truvativ, basta colocar os 2 pratos ou tenho de compensar a falta do 3º prato com um bash, aninhas ou mesmo um espaçador no eixo pedaleiro?
 
#2
Para a pedaleira vais precisar de anilhas para compensar a falta do terceiro prato ou, uns parafusos mais curtos (as anilhas são mais baratas ;)). Vais precisar de colocar um espaçador no lado da pedaleira para ficares com uma melhor linha de corrente. Eu optaria por 26-38 com cassete 11-36.
 

Joseelias

Well-Known Member
#3
Desculpa, mas não percebo a necessidade de passar de 3*9 para 2*10. Se tudo estiver a funcionar em condições, ou apenas for necessário a substituição de pouco material e que seja pouco caro, porque não manter o 3*9?

O que ganhas com o 2*10? Menos duas ou três passagens de prato em cada saída porque tens uma cassete com um carreto um pouco maior atrás?

A mudar, seria para um sistema 1*11 ou 12. Ai sim estarias a mudar para algo que seria diferente e teria vantagens, ou pelo menos diferenças significativas para o 3*9. Penso que vais estar a gastar dinheiro para ficares com a mesma coisa que já tens.
 
#5
Para a pedaleira vais precisar de anilhas para compensar a falta do terceiro prato ou, uns parafusos mais curtos (as anilhas são mais baratas ;)). Vais precisar de colocar um espaçador no lado da pedaleira para ficares com uma melhor linha de corrente. Eu optaria por 26-38 com cassete 11-36.
26-38 com cassete 11-36 vai ficar mais pesado do que a que tenho neste momento, prato 22 cassete 32 e uso muito essa em grandes subidas no mato, por falta de pernas também!
 
#6
Desculpa, mas não percebo a necessidade de passar de 3*9 para 2*10. Se tudo estiver a funcionar em condições, ou apenas for necessário a substituição de pouco material e que seja pouco caro, porque não manter o 3*9?

O que ganhas com o 2*10? Menos duas ou três passagens de prato em cada saída porque tens uma cassete com um carreto um pouco maior atrás?

A mudar, seria para um sistema 1*11 ou 12. Ai sim estarias a mudar para algo que seria diferente e teria vantagens, ou pelo menos diferenças significativas para o 3*9. Penso que vais estar a gastar dinheiro para ficares com a mesma coisa que já tens.

Sim, para gastar dinheiro mais vale mudar para, por exemplo, um Sram NX Eagle 12s com cassete 11-50. Tens a pelo menos 220€ kits com tudo menos o crank.
Percebo o que dizem mas 1 prato não me parece, não tenho fisico e alem disso se fosse para gastar dentro desses valores ponderava numa 27,5, o objectivo é melhorar o que tenho, 3 pratos em caminhos sinuosos são muitas mudanças e com 2 conseguiria fazer menos passagens de pedaleira.
 
#8
Boas Pessoal.

Agradeço as opiniões mas acabei mesmo por avançar.
Ficou muito porreira a velhinha 26!!

Upgrades:
V-brakes -> Disco
9v 11-32 -> 10v 11-36
3x 22/32/44 -> 2x 24/38
Volante 580mm -> 680mm




Com o prato 38 uso os carretos todos, com o prato 24 apenas os primeiros 4 carretos.
Ganhei uma travagem sem comparação, maior conforto e segurança com o volante maior e muito menos passagens de mudanças!
Apenas tenho de fazer uma pequena alteração no travão da frente, comprar um adaptador IS para PM para disco 180mm, tenho um de 150mm mas a bomba do travão toca muito levemente em alguns raios, com isto em principio fica resolvido.

Já vem também a caminho este selim para substituir o Ritchey Vector Comp ainda de origem, como tenho estrutura larga e 1,84m com 84kg pareceu-me ser uma boa escolha pois tenho lido muitas reviews positivas sobre o conforto que proporciona.

Mais tarde quando gastar os pneus que tenho 2.0 fast trak LK e fast track penso em alterar para uns Maxxis Aggressor 2.30 e Minion DHF 2.30.
 
#9
Tenho também uma 26' velhinha com 9v e no meu caso não trocaria a transmissão mas para ti se estás satisfeito brutal... Aproveitoi para dizer que essa bicicleta é linda!
 
#10
Actualização:

Encontrei uma excelente oportunidade (29') e vendi a Cube as peças, das quais ja restam poucas...
Acabei por quase não perder o investimento feito pois a maioria dos materiais tinham vindo de outra 26 cá de casa e as restantes serão aproveitadas e/ou vendidas.

Novo projecto, Wheeler Protron Xt-10.
Neste momento já estão a ser alterados uns pormenores:
- Pedais encaixe (os que tinha)
- Selim Selle Italia (o que tinha comprado)
- Sangrado travão frente e pastilhas para trás
- Na direcção subi uma anilha para baixar a posição de condução e inverti o avanço
- Trocar o carreto de 10v (11-34) pelo que tinha 10v (11-36)
- Trocar 3 pratos (22/30/40) por 2 pratos (26/40)
- Punhos de silicone (os que tinha)

Depois é dar umas voltinhas e ver como se porta!!

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