RockRider 560

B

bohdan_tk

Guest
Boas pessoal! :p
Venho hoje postar aqui esta análise da minha bike, comprada na decathlon no dia 26/06/2015.
Esta bicicleta tem uma espantosa relação preço/qualidade! E é muito, mas mesmo muito boa.


... nem tudo é assim tão "cor-de-rosa"..

Não vou esconder, esta bicicleta tem muitos defeitos muito importantes, mas por este preço (549euros, na Decathlon Aveiro) não são tão significativos. No entanto, eu acho que de qualquer forma, as pessoas devem ter conhecimentos dos mesmos.
P.S. No Fórum, encontrei um tópico sobre esta bike e o pessoal estava a discutir entre Radon por 800 e esta por 549.. Eu acho que este preço é indiscutível, da mesma maneira como foi a RockRider 8.1 nos seus últimos dias de venda, por uns 400euros...

No fundo, esta RockRider é um "remake" da RR8.1, com componentes mais mordernos e utilizada já a tecnologia da Shimano e não da SRAM.

RockRider 8.1:

    • Quadro
      Quadro 8 séries competições em alumínio 6061 T6 dupla espessura; geometria racing; 1,850 kg no tamanho M. Resistente e leve. A sua geometria oferece o compromisso ideal para as subidas e descidas.
      Disponível em 5 tamanhos: S; M; L; XL
    • ForquetaNouvelle fourche Rock Shox RECON Silver TK 100 mm Remote Lock-Out au guidon. Réglage de rebond efficace et blocage possible en un demi-tour de levier.
    • Suspensão/
    • TransmissãoDesviador SRAM X7
      Esticador SRAM X7; 9 mudanças;
      Manípulos tipo Push pull Sram X5.
      Pedaleira Shimano Deore M590 22x32x44
      Cassete SRAM PG950 11x32 9 mudanças.
      Uma transmissão muito fiável e eficaz, mesmo em condições extremas.
    • TravõesTravões de discos hidráulicos Tektro Auriga comp 160mm. Potência e progressividade em todas as circunstâncias
    • GuiadorGuiador elevado Rockrider Comp 600/ 640mm, diâmetro oversize para maior resistência. Uma posição mais elevada para ganhar em controlo e em conforto, sem penalizar o rendimento.
    • PotenceAvanço Rockrider COMP, diâmetro oversize, para maior resistência.
    • DireçãoCaixa de direção Aheadset by VP.
    • SelimNovo selim Rockrider COMP by Velo
    • Tige de selleEspigão de selim Rockrider COMP
    • RodasJantes Rockrider Comp 32 orifícios by Rigida Cubos JT D041/D142, raios em inox 2 mm Rolamentos estanques.
    • PneusNovo Pneu Michelin Country Trail
    • PedaisPedais auto Wellgo 823 WPD. Para maior segurança e um melhor rendimento. (Livrées avec cales pour chaussures)
    • Peso12.8 kg en taille M
RockRider 560

Quadro em alumínio 6061 T4 & T6.
Geometria racing, sloping: reativa, leve e manobrável.
ForquetaROCK SHOX XC32 TK SOLO AIR 100mm, com bloqueio no guiador Sram Pop Loc.
SuspensãoSem suspensão traseira.
TransmissãoPedaleira SHIMANO DEORE de 24/32/42.
Esticador SHIMANO SLX 10 mudanças.
Desviador SHIMANO DEORE 3 mudanças.
Shifters SHIMANO DEORE.
Cassete SHIMANO DEORE de 11/36.
Corrente KMC X10.
Peso12,9 kg (tam. L) sem pedais.

P.S. Não liguem ao pneu de trás, que está furado, à espera, de uma nova câmara de ar =) Fotografias depois de 3 meses de uso quase diário. (Fotografias depois de trilho e bicicleta um pouco suja)

É o aspeto da bicicleta dentro de um apartamento :p







Mais abaixo explicarei esta imagem!



Mais abaixo explicarei esta imagem!

Ora bem, postas as imagem e vocês as terem observado, eu acho que deu para notar algumas coisas.. Agora vou explicar!
Vou começar pelas coisas boas nesta bicla
;)

- Manípulos Deore, um espetáculo, muito bom funcionamento! Único problema - Depois de lavagem ficam embaciados por algum tempo.
- Guiador, punhos muito bons. Mesmo sem luvas seguram bem a mão.
- Suspenção, a nova RockShox XC32 TK Gold, é do melhor, com bloqueio no guiador. Único problema, é não ter o anel de borracha nas pernas da suspensão.
- Pedaleira DEORE eu amo, é de 3 pratos, mas para quem gosta de btt e um pouco de estrada, ajuda mais. Apesar de ter mais peso...
- Desviadores, corrente.. a transmissão.. é tudo muito equilibrado, mas aconcelhava num futuro upgrade comprar um DEORE XT- desviador traseiro
- O quadro ter sítio para pôr 2 bidons de água

Ui.. agora é que vem o pior.. (O que está mesmo mau.)
- Vou começar pelos travões...
Não é que eles sejam mesmo maus, os travões em si, têm uma força de travagem explendida! O problema são os discos instalados, com o travão da AVID..
- Ora bem, chiam muito, mesmo muito. Mesmo depois de lavagem e passagem com um bocado de alcóol etílico (para quem não quere comprar desengordurante especial para os travões) eles chiam.. MAS quando aquecem, tudo parece normalizar.. (não faço a minima ideia, porque é que isso acontece, quando deveria ser o contrário) Depois outro aspeto negativo, é que às vezes depois de saltos, eles começam a roçar nas pastilhas do travão. Mesmo depois de travar, ele roça. Dás outro salto e parece voltar a normal (ou tirar e pôr a roda). Este problema é capaz de ser da roda. (estar mal apertada)

- Rodas - Mas o "KIT" todo, pneu, aro, cubo... - Esta parte é um autêntico desastre..
Vou começar pelos pneus. Michelin.. marca.. mas não passa disso. Aderência péssima, só o andamento.. Eles até têm boa aderência, mas é em terreno pouco solto. Eu areias, é muito difícil de segurar, mas no asfalto vai que é uma maravilha.. Mas se fosse eu, ia para a continental.
Agora, os aros, a minha última imagem, estão a ver? Essa, dá para ver aí uma pancada.. Em cima da letra "N". Isso foi um salto num trilho e caír diretamente numa pedra (o que furou o pneu). Ou seja, são um pouco fracos.. Os cubos, é preciso fazer lubrificações 1 vez por mês. Para tudo rolar em condições. (eu uso massa consistente).
Eu quero alterar, para uns MAVIC CROSSRIDE (acho que é assim)

- Selim, até que não são más as sensações. O problema, é a má construção, o selim faz muito barulho. A parte na qual se sente, roça no plástico por baixo e causa sons incomodantes. Estou a pensar pôr um "selle d'italia".

- A imagem de cima, antes do aro, que diz explico em baixo... ela quere dizer o seguinte:
Todas as RR, vêm com uma proteção no quadro, por causa da corrente. O que acontece, é que quando a roda gira, roça nesse material e faz um som incomodante.. Um pouco mal feito, mas não afeta nada, só sons e eu ser tão exigente
:D


E pronto, isto é tudo!
Espero ter sido útil. Obrigado!
Bons trilhos!
 

SeteGu

Active Member
Ora aí está uma bicicleta interessante! ;)

Para a gama da bicicleta essas criticas, no geral, até me parecem ser bastante boas.

Os pneus de origem, regra geral, são sempre maus em todas as bicicletas. É material de desgaste... é para "derreter". Esses pneus são da gama baixa da Michelin.
Quanto aos travões que tipo de pastilhas têm? Se forem metálicas é normal que sejam mais ruidosas... não poderão também estar contaminadas (óleo)?
As rodas, pelo que um utilizador do fórum uma vez comentou (segundo a info de um vendedor), já são de rolamentos selados... não são? Normalmente as rodas são também outro ponto fraco na montagem de bicicletas novas.

Continuação de boas pedaladas.
 

Negoci8er

Member
bohdan_tk bom review, eu também conheço bem a 560... ofereci uma à minha mulher ;)

Concordo com grande parte do que referes, principalmente as rodas que são pesadas e têm pouca qualidade, mesmo a solda do aro é muito fraca...
Quanto aos travões nem me parecem maus! Para eliminar a chiadeira há um truque! ;) Espalha lama à volta do disco e anda um bocado com eles assim. A lama desgasta a pastilha de forma a ganhar melhor "cama" no disco e deixam de fazer barulho! ;)

Pelo preço a bicicleta está muito boa! Na minha opinião...
 

g0x

New Member
Eu tenho uma 8.1, ou seja o modelo anterior a esta :) que por acaso até estou a tentar vender para ir buscar uma Canyon ou Rádon. Nos 9 meses queela tem não tenho nada a apontar, sempre que chamada ao seu dever comportou-se à altura de uma bike de 500€ (na altura) se bem que quase nunca faço trilhos muito técnicos.
Noto que é durinha R26 e pesada, noto isso principalmente quando pego em alguma 29 de colegas, mas que custaram o triplo.

Quanto à chiadeira dos travões sim noto mas qdo molho. Tirado isso é uma optima bike para iniciar o BTT e acompanhar os amigos mais batidos. Hajam Pernas
 

demorider

Active Member
Custa-se um bocado a "acreditar" nesse truque da lama porque a combinação pastilhas metálicas e água é chiadeira pela certa.. No vídeo diz que os travões chiam porque as pastilhas ainda não acamaram a 100% mas eu já gastei um par de pastilhas metálicas e de princípio até ao fim sempre chiaram quando apanhavam água, já vou com umas novas pastilhas a meio "gás" e continuam a chiar sempre que apanham água, em seco não chiam..
 

Negoci8er

Member
demorider, isso pode depender do tipo de pastilha, os travões deore que tenho na ktm, não chiam em seco nem em molhado, nem nunca chiaram em novos...
Já os travões Avid da Rockrider da minha esposa chiavam muito em novos e depois de fazer esse desgaste com a lama ficaram impecáveis! :D
Agora não sei se chiam em molhado...?
 

demorider

Active Member
A "culpa" das chiadeira geralmente é das pastilhas.. Pastilhas metálicas com água pela experiência que tenho com elas e pelo que tenho lido é normal chiarem, já em tempo seco não chiam.. As orgânicas ou de resina nem com água nem sem água chiam, são silenciosas mas gastam-se muito mais com água, lama, etc..

Os shimano costumam vir com pastilhas de resina por isso é que não chiam, os avid também costumavam vir com orgânicas e também não deviam chiar mas aí poderá ser a tal questão não estarem acamadas a 100% e nesse caso o "truque" da lama pode ajudar para que se gastem mais de pressa e acamem mais rapidamente..

De todos os travões que tive (que já foram alguns) todos andaram com pastilhas orgânicas/resina e nunca soube o que era uma chiadeira, agora com os actuais (fórmula RX) com pastilhas metálicas mal apanham água aí vai o comboio :).. Quando mudar de pastilhas vêm umas orgânicas, prefiro gastar mais pastilhas e andar com uns travões silenciosos..
 

deftozzz

New Member
Engraçado que comprei uma bike numa loja local há 1 mês por 620€, na altura nem fui ver à decathlon mas só agora estou a ver que provavelmente levei a "banhada", essa RR bate a minha na suspensão e na transmissão toda (se bem que a minha é roda 27.5)...

MMR Kuma 27.5:

Cuadro: MMR Kuma 27.5 - Aluminio 6061 doble conificado
Horquilla: Rock Shox XC30 TK Coil 100mm. Barras de 30mm. Bloqueo remoto PopLoc. QR 9mm.
Dirección: Ritchey Logic - Press Fit 1-1/8"
Cambio: Shimano Deore 9v
Desviador: Shimano Alivio 9v
Pulsadores: Shimano Altus 9v
Frenos: Shimano 355 Hidráulico, discos RT-20 160/160
Bielas y plato: Shimano M4000 - 22/30/40
Cassette: Shimano HG300 12-36 9v
Cadena: Shimano HG53
Ruedas: XCR 9800 DW 27.5". Aluminio 6063, doble pared con ojal.
Cubiertas: Schwalbe Smart Sam 27.5x2.10
Potencia: XCR 7400 ST 31.8
Manillar: XCR 7400 HB 680x15
Tija sillín: XCR 7400 SP 31.6x400
Sillín: Selle Royal Mach
 

DriveMe

Active Member
deftozzz, nem tanto.

Dentro dos mesmos valores, uma 26'' estará melhor equipada que uma 27'5'' ou 29''.
Compara-a com a Radon ZR TEAM 27,5 6.0, que costuma ser marca referência nestes valores, como a Decathlon e Canyon.
Há diferenças mas não são muita, se bem que a ZR é melhor opção.

No fim do dia o importante é rolar.
 
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