Rockrider 340 LTD - Upgrade para "maus tratos".

Pedro Agapito

New Member
Comprei recentemente duas Rockrider 340 LTD, para mim e para a a Maria.

Esta versão LTD vem com suspensão dianteira SUNTOUR XCR com 100 mm e travões à frente com disco mecânico HAYES MX5.

Vão ter utilização muito intensa, quase diária, em todo o tipo de pavimento, com muito passeio a corta mato.

Já vi que tenho de usar outro tipo de rodas e de pneus para que aguentem os maus tratos que já lhes estou a dar.

Gostaria que me aconselhassem na compra de outro tipo de rodas e de pneus, dando prioridade à resistência para uso e abuso, em detrimento de serem mais leves ou não, porque eu estou a precisar de recuperar a forma física perdida e de abater calorias....

Eu ainda sou um nabo no btt, portanto todas as ajudas e dicas são bem vindas.

Obrigado
 
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JARBAS83

Active Member
Se é para utilização intensa para aguentar maus tratos, acho que o pessoal vai aconselhar-te é a comprar uma bicicleta nova.. Umas boas rodas superam o valor dessa bike. Essa transmissão é muito básica e os travões não vão aguentar muita exigência em mato. Mas também depende de que tipo de maus tratos lhe vais dar.

Para mim, fazia assim: já que compras-te 2 RR 340, deixas-te andar com essas e derrete esse material todo (rodas incluidas). Depois, em vez de fazeres upgrades numa bicicleta demasiado básica, compras logo uma bicicleta melhor.
 

Sérgio30

Member
Na minha opinião é estar a gastar dinheiro duas vezes se é para dar porrada mais valia comprar algo coerente e consistente para levar tal porrada, no olx encontra-se bons negocios.
Como diz o anterior membro fazer uns upgrades conforme a carteira vai dando.
Para mim acho que nem devias abusar muito pois com esses travões acho na minha opinião não serem muito viáveis.
Por exemplo já vi no olx um quadro scott scale rc tamanho L a venda e parece estar em excelentes condições, isso era um upgrade maravilha.
Boas voltas
 

Joseelias

Well-Known Member
Concordo com o que o Jarbas83 disse. Para além do mais a ideia de maus-tratos é relativa. Há pessoal que destruía essa bicicleta (e a maioria das outras) numa única saída, enquanto os "maus-tratos" de outros a fariam durar anos.

Se andares a fazer saltos, a passar por ribeiras com água pela altura dos cubos e zonas de muita lama que possam cobrir a transmissão é natural que não vá ter uma grande longevidade, embora não tanto pelo quadro nem pela suspensão, mas mais pelas rodas e transmissão. Dependendo do andamento, os travões podem ser mais que suficientes.

Considerando que estamos a falar de uma bicicleta de roda 26, e que hoje em dia está tudo a migrar para roda 27.5 ou 29 não sei bem se vale a pena um grande investimento. Faz-lhe uma boa manutenção, usa até o material se desgastar, substitui aquilo que for sendo necessário e entretanto se achares que se justifica pensa em comprar uma bicicleta já mais evoluída e moderna e que justifique a evolução em termos de componentes.
 

Pedro Agapito

New Member
Boas.

Quando me refiro a abusos, refiro-me mais ao tipo de piso em que ando e conto andar.
Não me meto muito em avarias de grandes velocidades que ainda não tenho unhas para isso.

Como devem compreender, quem não percebe nada disto acaba por fazer compras menos acertadas.
A intenção é mesmo utilizar diariamente em vários pisos, numa vertente de lazer.
A minha vida profissional implica andar numa autocaravana pelo país, o que me dá hipótese de disfrutar.

Quando digo que procuro rodas mais resistentes, deve-se a que ao fim de poucos dias a passear por terra batida bem esburacada, algumas incursões em terreno mais acidentado e de descer algumas escadas, já vou ter de voltar ao meu tempo de juventude a desenpenar jantes. ( muitas horas em levei a desenpenar jantes quando era puto....)

Resumindo: Existem algumas rodas low budget, mesmo que pesadas, que sejam mais resistentes ?
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Deixa-te estar como estás e da uso e abuso a essa RR. Eu, se fosse tu, não gastava dinheiro nenhum em fazer upgrades. Só mesmo se partires as rodas e não quisesses ou pudesses trocar de bike, então se calhar sim..procuraria no mercado de 2ª mão (olx e afins) algum bom negócio para roda 26.
 

Pedro Agapito

New Member
Ok pessoal, obrigado pelos comentários, mas eu vou continuar a descer escadas. :)

Mesmo que no futuro queira fazer o upgrade para uma bike melhor, mais cara, tenho um problema.
As bicicletas ficam horas a fio durante a noite no suporte traseiro exterior da autocaravana, sem estar ninguém na autocaravana, porque eu trabalho de noite.
Mesmo com todos os cuidados de segurança que possa arranjar, há sempre um grande risco de serem roubadas.
Se me roubarem as RR não fico nada contente, mas seria muito diferente com uma bike de outros valores.

Estas RR para já vão ter de servir. Quando "morrerem" logo se vê.
 

Hardskin

Well-Known Member
Não sei em que é que que te baseias para pensares que as rodas dessa Rockrider não são resistentes.
A minha experiência diz que as que vinham na minha não são menos resistentes que as Mavic de 400 e tal euros que as substituíram ou de que as DT SWISS de quase 2000€ que estão noutra bike. Pelo contrário, até posso dizer que aguentam melhor as cacetadas em calhaus.
Pesam mais 700 ou 800gr nas pernas e oferecem menos conforto e estabilidade na condução, mas que é material de guerra não tenho dúvida.
Dá-lhe para baixo e se vires que não cumprem com o que pretendes, aí sim...
 

Joseelias

Well-Known Member
Vi que essa bicicleta tem aros de parede simples. E pode ser por aí que as rodas empenam com facilidade. Estão aqui as diferenças entre os tipos de aro.

s1200_doubl.jpg

A própria Decathlon tem rodas construidas com aros de parede dupla com um preço acessivel. Compras a da frente por 35€ e a de trás por 40€. São compativeis tanto com travão de disco como com v-brake e têm parede dupla que é o standard em termos de aros.

Como a bicicleta já parece vir equipada com uma cassete e não com carreto podes transferir essa peça da roda actual para a nova, mas se não tiveres a ferramenta especifica podes ter que pedir para fazerem a troca na Decathlon ou noutra loja. E parece-me que terás que colocar um espaçador pois o cepo é compatível até às 9 velocidades e a tua tem 7. Parece-me que lá têm esse espaçador.

Aqui está uma das imagens das rodas vendidas na Decathlon e os links.

https://www.decathlon.pt/roda-dianteira-btt-26-id_8335919.html
https://www.decathlon.pt/roda-btt-26-disc-v-brake-id_8335778.html

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Pedro Agapito

New Member
Obrigado pela informação Joseelias, era este tipo de solução que eu procurava.
Quando as rodas que tenho derem o berro, estas rodas já seriam um upgrade e bem económico.

Como sou completamente nob nestes assuntos, aproveito para perguntar sobre pneus Tubless.
As jantes também têm de ser compatíveis ou os pneus é que tem de ser tubless ou tubless ready ?

Os pneus com que esta bicicleta vêm já me deixaram em apuros algumas vezes ao curvar em terra solta ou areia, mesmo com pressões mais baixas.
São All Terrain.
A ideia é trocar os pneus e guardar estes para quando a bicicleta da minha mulher estiver a precisar, visto que a bicicleta é igual e ela é bem mais "sossegada" a andar.

Dito tudo isto, que pneus me aconselham, tendo em visto aderência e conforto sem gastar fortunas? :cool:


Obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Quanto a pneus é um tema que dá pano para mangas.

Eu comprei uns Vittoria Saguaro 2.0 na Decathlon dos quais gosto bastante e cujo preço começa abaixo dos 20€ cada e depois vai subindo consoante a qualidade e características. São uns pneus que equipam de origem muitas bicicletas de marcas reputadas. Rolam bem em estrada/piso duro e portam-se bem em terreno arenoso. E onde eu ando apanho areia tipo praia que exige um bocado do pneu em termos de tracção. Mas há pneus com cardado mais acentuado que os Saguaro. Li umas coisas boas dos Hutchinson Toro que andam pelos mesmos preços e também se vendem na Decathlon.

Mas também tudo depende da forma de condução e da pressão usada. Se a pressão for demasiado baixa também não ajuda pois o pneu deforma e cria a sensação de insegurança.

No que toca à conversão tubeless não tenho experiência, mas os pneus têm que ser próprios para o efeito pois se não o forem não conseguem reter o ar. Não só a carcaça é porosa como o talão não veda bem. Quanto ao aro há kits de conversão.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O
Como sou completamente nob nestes assuntos, aproveito para perguntar sobre pneus Tubless.
As jantes também têm de ser compatíveis ou os pneus é que tem de ser tubless ou tubless ready ?


Dito tudo isto, que pneus me aconselham, tendo em visto aderência e conforto sem gastar fortunas? :cool:
Quanto ao tubless. para essa utilização e bicicleta. esquece isso. Mete liquido na camara de ar. e siga.
Quanto a pneus.. dependerá do tipo de terreno. Mas se pesquisares aqui no forum tens diveros topicos somente a discutir pneus. Estuda-os.
 

Pedro Agapito

New Member
Mais uma vez obrigado pelas dicas úteis Joseelias.

Quanto ao Tubless já tirei as minhas dúvidas ao ver alguns vídeos e ao ler alguma coisa sobre o assunto, e só vejo benefícios em relação à utilização de câmara de ar.
Seja qual for a bicicleta ou utilização da mesma.
Quanto menos hipóteses existirem de ter de andar a arranjar furos, melhor, no meu ver.
 

edununo

Well-Known Member
Que o tubeless é interessante, disso não há dúvidas. O problema é que para usares tubeless com segurança, tens de ter rodas tubeless ou convertíveis e o mesmo para os pneus. Gastas mais nisto que na totalidade da Bike.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Para tublesss. Os pneus custam o dobro.. os aros não são quaisquer uns...
Também furam , mesmo com liquido.. ás vezes tem de se meter câmara de ar...
eu tenho tubless na 29, e com camara na 26''... portanto dá para comparar...
Mas é como o ednuno escreveu...
 
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