Rock Shox - manutenção de amortecedores a AR em casa - 10 passos

Tenho recebido imensos amortecedores irremediavelmente danificados por falta de manutenção.

Para que o vosso amortecedor RS a AR dure bastante tempo basta abrir, limpar, lubrificar e fechar bem periódicamente.
Eis como:

1- Tirar da bicicleta, qualquer chave 5mm ou 6mm deve resultar
2- Tirar toda a pressão do ar, basta carregar na válvula
3- Prender o olhal de cima (o que fica mais junto aos ajustes de rebound ou bloqueio) num torno
4- Certificar que os espaçadores do olhal de baixo são retirados (fácil com uma pequena chave de fendas)
5- Segurar bem e desapertar a "lata" ou invólcro do ar, não é fácil mas não é impossível.
6- Limpar tudo muito bem
7- Aplicar massa lubrificante generosamente (eu uso Motorex, qualquer uma de qualidade serve também)
8- Fechar com cuidado, especialmente certificar que a "lata" apanha bem a rosca do corpo que fica no torno
9- Encher à pressão adequada
10- Montar na bicicleta!


Isto é muito genérico e parece fácil (para mim! lol)
Se surgirem dúvidas, é só perguntar aqui em aberto, não em PM please!

VT

P.S. Se não tiverem um torno (passo 3) deixem ficar o olhal de cima na bicicleta, mas com cuidado!
 

Pax

New Member
Se pudesses meter umas fotos a acompanhar cada passo, valorizava o tópico e ajudaria a dissipar algumas das eventuais dúvidas que possam surgir aos users.


Boa iniciativa.
 

quimis

New Member
Boas,
De facto é facil, eu dei cabo de um MC3.3 por falta desta manutenção, agora faço isso uma vez por mes.

Quimis
 

pratoni

Active Member
Sim, sem fotos, ou mesmo um videozinho :mrgreen:, para muita gente, ler isto trará mais dúvidas do que certezas... :roll:
 
PAX: as fotos? com todo o gosto, falta é tempo entre um emprego a 30Km de casa das 9h às 19h e uma licenciatura das 18:30h às 23h.

QUIMIS: Foi pena teres descoberto da pior maneira :( essa manutenção que fazes agora faz maravilhas! acredita! :)

SHADOWLORD: acredita... são uns preguiçosos! :) se te disser que recebo forquetas do sul do país para "meter" ar porque a loja não sabe usar a bomba... só visto!

Se dos 150 users que já viram este post 10% passar a fazer manutenção, eu acabei de ganhar 7,5h de tempo livre! wiiiiiiiiiii

VT

P.S. prometo fotos... mas durante as férias que vêm ai.
 

Bravellir

New Member
oi,

Depois de ter dados com o meu Pearl 3.3 nestas condições depois de uma volta soft.

dsc069435b1600x12005d.jpg

http://img2.pict.com/c8/8a/8e/4ca83e5ee06c66fd262a5e5581/WHMOa/800/dsc069435b1600x12005d.jpg


Decidi usar este guia para abrir o amortecedor e tentar perceber o que se passa.

O resultado foi este :mrgreen:

dsc069505b1600x12005d.jpg

http://img2.pict.com/9f/9d/c4/f615e43d71be86d40ad7826e29/Sx5uP/800/dsc069505b1600x12005d.jpg

O óleo preto estava todo dentro da lata, do lado da seta vermelha. Do outro lado, que presumo seja a câmara de ar, estava tudo impecável. Tinha apenas a massa amarelada.

O gate e rebound, sem ar, consigo que funcionem correctamente.

Ao fazer funcionar o amortecedor sem a lata, não vi sair mais óleo de lado nenhum.

Pergunta: Já saiu todo e tem de ser visto? Ou era apenas óleo que estava dentro da lata e saiu agora? @RS: É melhor levar ai o amortecedor ?

Entretanto deixo já duas perguntas? A peça vermelha, é apenas um tipo de batente, certo? Tem alguma orientação? ( não vi como estava montado )
E na parte inferior, onde estava o óleo preto? Lubrifico também apenas com massa ( tenho da verde da motorex ) como escreveste no tópico inicial, em volta dos o-rings e vedantes? Ou é melhor humedecer o interior da lata com um pouco de óleo de suspensões ( tenho 5/10w da motorex tb )?
 
Boas,

- A peça vermelha é a mola negativa, entra no veio de modo a que o "buraco" mais estreito encaixe nao bater no fim do veio, ou seja, ao colocares , ele deverá ficar ligeiramente preso ao bater.

- Se tudo funciona bem... não deve ser preciso mais óleo, mas assim é dificil diagnosticar... ele não te faz nenhum barulho ao trabalhar sem ar? tipo barulho "hidráulico"

- Em relação à lubrificação... já fui da opinião de usar massa, ultimamente virei-me para o óleo 15wt para suspensões pois após ter recebido amortecedores revistos por mim com massa verifiquei que esta rápidamente se desloca para longe dos vedantes.
Ao passo que o óleo está sempre a "trabalhar" e arefece bem melhor do que a massa.

Portanto: óleo 15wt para suspensões. Humedece em excesso, pois isso acaba por ir para onde deve... o excesso sai e o que é preciso fica.

VT
 
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