Resistencia das lefty

pikanso

New Member
eu sei k pa alguns vai ser de partir a rir...mas...o k faz km k (numa lefty) o eixo da roda nao parta km o peso, piso irregular...etc...semp m fez muita confusao e gostava de tirar esta duvida e fikar a saber mais um pouco...:D
 

Jepas

Super Moderador
O tamanho do eixo principalmente. Tal como as bikes de DH usam eixos de 20mm para suportar maiores esforços, também as Lefty usam eixos com dimensões maiores para suportar todo o esforço num só apoio (contra os 2 das supensões tradicionais).

Do lado esquerdo da roda o rolamento da Lefty tem 25mm de diâmetro interno e do lado direito 15mm, logo, dá para perceber que as dimensões do eixo são bastante diferentes dos 9mm (e agora 15mm) de eixo dos cubos tradicionais de XC.

Jepas
 
Last edited:

pikanso

New Member
ou seja, perde-se peso por ter "metade" de uma suspensao convencional...mas ganha-se por ter um eixo maior...ou n é muito significativo....?
 
Curto e grosso: escreveste mau Português! Num fórum que se quer público e com informação de qualidade, não se pretende que se escreva mal ou com escrita sms.

Quando estas suspensões surgiram fazia-me imensa confusão como aquilo não se "desmanchava" tudo! Tal como quando os ravões de disco se massificaram para o público geral, também pensava que ao travar a roda se dobrasse ou a direcção virasse para o lado do disco. Coisas que depois como tempo e vendo a tecnologia a funcionar, se vão esclarecendo.
Pelo que vejo o ganho de peso existe mas não é muito significativo... isto, claro, se não ligares a diferenças de algumas gramas.
 

pikanso

New Member
as minhas desculpas, ao pessoal assíduo do forum, em relação à escrita...:eek:

desculpem tambem este off-topic;)
 

Caruma biker

New Member
boas
essa do ganhar peso por ser so metade da suspensão e depois perder porque tem um eixo over size, não pega,

ve isto, uma LEFTY SPEED CARBON SL w/DLR OPI pesa 1159 gramas, para 110mm de curso
a Rock Shox SID World Cup XX pesa 1400 gramas. para 100mm de curso

esta informações estão no site das proprias marcas

ah... e não esquecer que a resitencia a torções laterais e outras tais é bem maior numa lefty de que numa SID...
um teste que te proponho fazer que é muito simples, é o seguinte quando tiveres ao pé de alguma bike que tenha uma desta suspenções, faz assim: de frente para bike, prende a roda da frente, bem, entre as tuas pernas e tenta rodar a direcção e depois diz o que vez... não te a assuste que não vais partir a SID :D
 

pikanso

New Member
ou seja, a lefty tem uma especie de amortecedor de direçao tal como as motas de cross? se for isso ajuda bastante
 

BEJIX68

New Member
Não.
As lefty não têm nenhum amortecedor de direcção.
São é muito rigidas, devido ao seu funcionamento.
Pistas sobre rolamentos de agulhas.
 

fitty77

New Member
ou seja, a lefty tem uma especie de amortecedor de direçao tal como as motas de cross? se for isso ajuda bastante


Já aqui vai uma confusão do caraças.... O Caruma Bikes, quando referiu o teste da direcção, referiu-o para a Sid e não para a Lefty, e o intuito desse teste é ver (segundo ele) a falta de rigidez de uma Sid, principalmente quando comparada com a Lefty, pois ao fazer o que ele menciona, ela iria flectir (presumo eu que seja isso).

Seja como for, atmbém digo que a ideia de falta de rigidez das Sid, sempre me assolou, mas agora cá por casa anda uma World Cup das antigas (28mm) e surpreendeu-me a rigidez, não por ser muita, mas por esperar muito menos... mas nota-se bastante, e basta travar para ver isso.
 

Albertoliveira

New Member
Imagina 2 peças de plastico, agora junta-as e faz-as deslizar uma contra a outra, tens resistência ao movimento, isto é uma suspensão normal de 2 jarras, agora imagina que no meio dessas 2 peças de plástico colocas um rolamento, deixas de ter resistencia ao movimento, isto é uma Lefty.

A Lefty não funciona por fricção como as suspensões comuns, funciona por rolamentos de agulhas os quais possui 4 destas "pistas roladoras", ou seja ela o seu funcionamento é mecânico e não hidráulico.
A lefty tem melhor rigidez á torção do que uma suspensão normal com 2 jarras e isto deve-se ao seu cubo "oversized".
De inicio também me fazia alguma confusão mas depois de experimentar e comprar fiquei rendido ao seu funcionamento que os entendidos chamam de perfeito em comparação a uma de fricção dado que esta tem por natureza maior resistência no seu funcionamento. Normalmente vistas em Cannondale's já se viu em quadros de outras marcas desde que a testa seja" oversized" também.
A Lefty pesa quase menos 1/2 kilo que uma suspensão normal, é muito mais sensivel, estes são os pontos fortes, os pontos fracos é ter uma manutenção muito cuidada , os intervalos de manutenção tem de ser sempre cumpridos. Outra fraqueza é a agua, nunca se deve submergir a lefty em agua, por isso mesmo a jarra está protegida por um fole de borracha, primeiro para proteger contra poeiras ou pedras e para a agua não entrar. Nunca passar dentro de uma poça de agua na qual passa a mais de meio da roda da frente para não molhar as pistas.

Uma Lefty:

fase1a.jpg


O eixo "oversized" da Lefty que lhe dá a sua superior resistência á torção:

fase3.jpg


PS. não pretendo desprestigiar as outras suspensões apenas relato o que sinto dado que tenho uma e antes tinha tido varias outras desde coroa simples e duplas coroas.

Um link explicativo dos cuidados a ter com uma Lefty e mostra a suspensão por dentro tais como as pistas e os rolamentos de agulhas... (deixem passar a publicidade inicial do video) http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=817
 
Last edited:

pikanso

New Member
ja fiquei mais esclarecido...mesmo assim faz-me muita confusao ainda n andei em nenhuma bike com essa suspensao. pessoal obrigado pelo esclarecimento :D
 

SOUL

New Member
Ola pessoal

Não esquecer que não é apenas o eixo "oversized" que dá resistência a este conjunto mas também o tubo da caixa de direcção e avanço integrado construídos a partir de uma tecnologia que a Cannondale deu o nome de OPI (One Piece Integration) onde os componentes são construídos a partir de uma peca maciça (tipo cilindro) que depois é puxado até a forma final evitando soldaduras. Isto é explicado no vídeo que coloco abaixo quando o mesmo chega mais ou menos ao 1M e 20 segundos...

http://www.youtube.com/watch?v=O7paxWC0GVk

MUITO BOM....
 
Last edited:

Albertoliveira

New Member
ja fiquei mais esclarecido...mesmo assim faz-me muita confusao ainda n andei em nenhuma bike com essa suspensao. pessoal obrigado pelo esclarecimento :D

Amigo pikanso, se morasses mais perto de mim deixava-te dar uma voltinha na minha para experimentares... mas és do cu de judas...;)
 
Top